Hoje vamos estudar Mateus 19:9, um versículo que aborda um tema complexo: o divórcio. Jesus fala sobre “porneia”, traduzido como “imoralidade sexual”. Essa palavra tem um significado profundo e seu entendimento é crucial para compreendermos o que Jesus quis dizer.
Além disso, conheceremos as escolas de pensamento de Hilel e Shammai, que tinham visões diferentes sobre o divórcio. Por fim, veremos como aplicar esses ensinamentos em nossas vidas, honrando o casamento como uma união sagrada. Vamos juntos mergulhar nessa importante passagem e aprender o que Deus espera de nós.
Estudo de Mateus 19:9 em vídeo
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Significado do termo “Porneia” (Mateus 19:9)
O termo grego “porneia” é frequentemente traduzido como “imoralidade sexual” nas escrituras do Novo Testamento, mas sua aplicação e entendimento vão além dessa definição. Historicamente e culturalmente, “porneia” abrange uma variedade de práticas sexuais consideradas inaceitáveis pelas normas judaicas e, depois, pelas cristãs.
Para compreender bem o termo, é importante explorar tanto seu uso no contexto bíblico quanto suas aplicações culturais na época. Nos textos do Novo Testamento, “porneia” inclui atos como relações sexuais fora do casamento, adultério, prostituição, relações sexuais ilícitas e outros comportamentos sexuais impuros.
Em 1 Coríntios 6:18, por exemplo, Paulo adverte: “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete são fora do corpo, mas quem peca sexualmente, peca contra o próprio corpo.”
No contexto de Mateus 19:9, a inclusão do termo “porneia” por Jesus é muito importante. Ele está respondendo a uma questão sobre o divórcio, que era um ponto de intenso debate entre as escolas de Hilel e Shammai.
Enquanto a escola de Hilel permitia o divórcio por quase qualquer razão, a escola de Shammai o restringia a casos de imoralidade sexual evidente, ou “porneia”. Portanto, ao especificar “porneia” como a única justificativa legítima para o divórcio, Jesus não apenas afirma uma visão mais conservadora em comparação com as práticas mais liberais, mas também eleva o padrão de pureza e santidade no casamento.
Portanto, este entendimento de “porneia” revela que, para Jesus, o casamento é uma união sagrada e indissolúvel, exceto sob circunstâncias extremamente graves de violação sexual. A fidelidade e a integridade do relacionamento conjugal são vistas como essenciais para a saúde espiritual e comunitária. Ao destacar “porneia”, Jesus não apenas define os contornos pelos quais o divórcio é permitido, mas também reforça o valor da pureza sexual e da dedicação no casamento.
Escolas de Hilel e Shammai (Mateus 19:8)
As escolas de Hilel e Shammai foram duas das mais influentes correntes de pensamento rabínico no período do Segundo Templo, cada uma levando o nome de seu respectivo fundador. Estas escolas não apenas ofereciam interpretações da Lei Judaica, mas também definiam práticas culturais e legais, influenciando profundamente o judaísmo daquela época.
Hilel, o Ancião, era conhecido por sua abordagem mais inclusiva e acessível à interpretação da Torah. A escola de Hilel é frequentemente vista como mais liberal e focada na aplicação prática e humanitária dos textos sagrados.
Em debates sobre o divórcio, por exemplo, seus seguidores permitiam que um homem se divorciasse de sua esposa por uma variedade de motivos, não apenas por infidelidade. Isso incluía razões totalmente fúteis. Por exemplo, se o marido simplesmente encontrasse outra mulher mais atraente ou se sua esposa preparasse uma refeição de maneira insatisfatória. A ideia por trás dessa flexibilidade era adaptar a Lei às necessidades e realidades das pessoas, tentando preservar a paz familiar e social.
Por outro lado, a escola de Shammai e seus seguidores adotavam uma interpretação mais estrita e literal da Torah. A escola de Shammai era conhecida por sua rigidez e dedicação à prática dos mandamentos, vivenciando a Lei de forma mais rigorosa.
Em relação ao divórcio, eles o permitiam apenas em caso de “porneia” ou infidelidade sexual explícita. Esse ponto de vista refletia um compromisso mais profundo com a santidade e com o fato de o casamento não poder ser desfeito, como é estabelecido pelas escrituras.
De forma que, o debate entre essas duas escolas demonstra a dinâmica do pensamento religioso e legal judaico antes e durante o tempo de Jesus. A posição de Jesus em Mateus 19, alinhando-se mais de perto com a escola de Shammai, deixa claro uma ênfase na fidelidade e na seriedade do matrimônio.
Portanto, conhecer essas escolas ajuda a entender melhor o contexto no qual Jesus ensinava e as influências culturais e religiosas que moldavam seus ouvintes. Essa perspectiva enriquece nossa compreensão do seu ensino e da sua abordagem às questões de lei e ética.
Aplicação Prática (Mateus 19:6)
O casamento é uma união sagrada estabelecida por Deus. “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” (Gênesis 2:24)
Sendo assim, devemos tratar o casamento com seriedade e respeito, evitando causas frívolas para o divórcio. O chamado de cada cristão é a honrar seu compromisso matrimonial, refletindo o amor e a fidelidade de Cristo pela igreja. “Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela.” (Efésios 5:25)
Portanto, ao entender o verdadeiro significado de “porneia” e as nuances do debate entre as escolas de Hilel e Shammai, podemos apreciar melhor a profundidade do ensino de Jesus sobre o casamento e o divórcio. Jesus nos chama a uma vida de fidelidade, pureza e compromisso, refletindo em nossos relacionamentos a santidade e o amor que Ele tem por nós.
Conclusão do estudo de Mateus 19:9
Estudamos Mateus 19:9 e entendemos o significado profundo de “porneia”. Vimos como Jesus elevou os padrões de pureza e santidade no casamento. Conhecemos as escolas de Hilel e Shammai e suas diferentes visões sobre o divórcio. Finalmente, aprendemos a importância de honrar nosso compromisso matrimonial, refletindo a fidelidade de Cristo.
Agora, convido você a estudar o capítulo completo de Mateus 19. Descubra mais ensinamentos de Jesus e aplique-os em sua vida. Vamos juntos fortalecer nossa fé e nossos relacionamentos, buscando sempre a vontade de Deus.