Em 2 Samuel 7 o governo de Davi desfruta de paz e prosperidade. Ele e sua família agora já não se escondem em cavernas, ou dormem no chão. Também não precisam ficar protegendo animais de grandes donos de terra, na esperança de receber pagamento.
Davi agora é um rei rico, poderoso e respeitado, em todo Judá, Israel e até por seus inimigos.
Desfrutando destes dias, ele compartilha com o profeta Natã, o sincero desejo de construir para o Senhor um Templo, onde a Arca pudesse ficar.
Para ele, não fazia o menor sentido que ele, um homem mortal, habitasse em um palácio de cedro, e a Arca do Senhor, que representava Sua presença, morasse em uma tenda.
Ouvindo o desejo do rei, o profeta Natã, sem consultar ao Senhor, prontamente respondeu que o seu plano era bom e com certeza Deus aprovava.
Contudo, à noite, Deus falou com o profeta Natã, e lhe deu instruções bem diferentes do que ele imaginava.
Devemos ter cuidado com o óbvio na obra de Deus e em nossa vida. Muitos crentes seguem seus planos sem consultar ao Senhor e acabam pecando na execução, quando o desejo é verdade, bom.
Promessas Eternas
O desejo de Davi era agradável a Deus, mas a execução não seria feita por ele, mas por seu filho. Ao rei restava preparar tudo para que o Templo fosse construído.
Além da permissão, Deus fez notória Sua satisfação com o desejo do rei, e por causa disso, prometeu que ele seria um rei famoso em toda a Terra e sua linhagem real seria eterna, o que é uma referência direta a Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Quando ouviu as palavras do profeta, Davi se humilhou e louvou ao Senhor por Sua bondade e grande amor.
Continue lendo: A História do Rei Davi – De Pastor a Rei de Israel
Esboço de 2 Samuel 7:
2 Sm7.1,2: O plano humano é limitado a sua visão
2 Sm 7.8,9,11: O plano de Deus vê o fim no começo
2 Sm 7.12-17: O plano de Deus continua sem nós
2 Sm7.18,19,22: O plano de Deus nos mostra quem somos
2 Sm 7.28,29: O plano de Deus nos dá segurança
Estudo de 2 Samuel 7 em vídeo
2 Samuel 7.1,2: O plano humano é limitado a sua visão
O rei Davi já morava em seu palácio e o Senhor lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor. 2 Certo dia ele disse ao profeta Natã: “Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca de Deus permanece numa simples tenda”. (2 Sm 7.1–2 NVI).
Depois que Davi se estabeleceu bem em Jerusalém e estava desfrutando de um período de paz, ele sentiu o desejo de construir uma habitação mais luxuosa para a Arca da aliança, para que o Senhor pudesse residir entre Seu povo.
Ele não achava que a tenda, era apropriada para algo tão sagrado, especialmente quando ele comparava com seu próprio palácio feito de cedro.
Davi achava que Deus era digno de algo melhor.
E isso me ensina algumas coisas:
- Por melhor que seja a nossa intenção, ela está limitada a nossa humanidade.
- Isto é, por mais bem intencionados que sejamos em fazer algo para Deus, a nossa percepção do que é melhor, pode não ser a percepção dele.
- Mas no caso de Davi, ele me ensina que o melhor lugar da minha vida, deve sempre pertencer a Deus, e não a mim mesmo.
O desejo de Davi era inédito.
2 Samuel 7.8,9,11: O plano de Deus vê o fim no começo
8 “Agora, pois, diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde você cuidava dos rebanhos, para ser o soberano de Israel, o meu povo. 9 Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra…
O desejo de Davi era totalmente inédito, porque desde o Êxodo, o Senhor se revelou ao seu povo em uma estrutura temporária, fosse na Tenda ou no Tabernáculo.
Na verdade, não era a vontade de Deus que Davi construísse uma casa para Ele, porque isso não é possível, não há uma casa humana em que Deus possa habitar, seja ela luxuosa ou simples.
Mas a atitude Davi, agrada ao Senhor, então ele inverte as coisas, e promete a Davi que construirá uma casa para ele!
Na mensagem, Deus lembra a Davi de onde o tirou: de um lugar onde ele não visto, para ser um pastor do seu povo.
A casa que o Senhor construiria para Davi seria uma casa real, uma dinastia de reis.
Ela começaria nele e nunca terminaria. O reino e seu trono seriam permanentes, um reino sobre o qual o Filho de Davi reinaria para sempre.
A promessa de que Davi e sua semente seriam reis cumpriu a ainda mais antiga bênção a Judá, bisneto de Abraão. Em Gênesis 49:10 lhe foi feita a promessa de que um governante prometido viria de Judá.
Samuel ungiu a Davi em Judá, quando ele ainda era um garoto, então ele estava ciente de que Deus o havia escolhido.
Uma das coisas que mais me chama a atenção, é o fato de que Deus em diferentes momentos da vida de Davi, lhe revela seu projeto para ele.
E Davi aceita essa revelação e quer vivê-la.
Qual tem sido a sua reação ao plano de Deus para sua vida?
É importante saber, que independente de qual seja a nossa resposta ao plano de Deus, no fim a vontade dele será estabelecida.
2 Samuel 7.12-17: O plano de Deus continua sem nós
12 Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. 13 Será ele quem construirá um templo em honra ao meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre… (2 Sm 7.3–17 NVI)
Deus abençoa o desejo de Davi com relação a construção do Templo, mas não permite que ele o construa, seu filho é quem teria a honra de fazê-lo.
Parte da promessa feita neste capítulo, teria cumprimento em Salomão e outros descendentes, humanos de Davi, enquanto outras partes se cumpririam em um futuro mais distante em Jesus Cristo.
Isso me ensina algumas verdades preciosas:
- Com ou sem mim, Deus continuará agindo e seu plano para a humanidade se concretizando, mas ele quer contar comigo.
- Outra coisa que aprendo, é que nem todo projeto que Deus aprova se concretizará através da minha vida, mesmo que eu o inicie.
- E mais uma vez, a Bíblia deixa claro que Deus é soberano. Entender e crer nisso, faz toda a diferença em nosso dia a dia.
Enquanto Deus nos revela seu plano, ele também nos mostra quem somos. O autoconhecimento é fundamental no processo.
2 Samuel 7.18,19,22: O plano de Deus nos mostra quem somos
18 Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: “Quem sou eu, ó Soberano Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto? 19 E, como se isso não bastasse para ti, ó Soberano Senhor, também falaste sobre o futuro da família deste teu servo. É assim que procedes com os homens, ó Soberano Senhor?…22 “Quão grande és tu, ó Soberano Senhor! Não há ninguém como tu, nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos. (2 Sm 7.18,19,22 NVI)
Muitas vezes, podemos nos sentir perdidos e sem rumo na vida. Mas a boa notícia é que quando buscamos a direção de Deus, ele nos revela.
Deus tem um plano para cada um de nós, e se seguirmos Seu plano, desfrutaremos de uma vida de paz e realização duradouras.
Em Seu plano, Deus nos revela quem nós somos e o que devemos fazer com nossas vidas. Ele também nos mostra o caminho que precisamos seguir para alcançarmos nosso potencial máximo.
Esse texto nos mostra o quanto Davi é grato por Deus lhe revelar sua vontade e seu futuro para ele. O rei louva a Deus por isso.
Saiba que a melhor versão da sua vida, é vivida seguindo a direção de Deus.
2 Samuel 7.28,29: O plano de Deus nos dá segurança
28 Ó Soberano Senhor, tu és Deus! Tuas palavras são verdadeiras, e tu fizeste essa boa promessa a teu servo. 29 Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença. Tu, ó Soberano Senhor, o prometeste! E, abençoada por ti, bendita será para sempre a família de teu servo”. (2 Sm 7.28,29 NVI).
A resposta de Davi a esta magnífica revelação sobre o propósito de seu reinado, foi reconhecer a bondade do Senhor em tê-lo escolhido para tamanha tarefa.
O rei exalta a soberania incomparável de Deus. Ele adora ao Senhor.
Ele ora para que a promessa que Deus havia feito, tivesse pleno cumprimento em sua vida, para a glória de Seu próprio nome.
Davi expressa sua humildade diante de Deus, referindo-se a si mesmo como servo do Senhor, por 10 vezes.
Muitas pessoas no mundo hoje, estão em busca de segurança. Elas procuram por um emprego estável, um lugar seguro para viver e uma comunidade à qual pertencer.
Mas não importa o quanto nós procuremos, a verdade é que o único lugar em que encontraremos a verdadeira segurança está no plano de Deus para nossas vidas.
Seu plano é perfeito e ele nunca falhará. Nós podemos nem sempre entender o que Ele está fazendo, mas podemos confiar que Seu plano é bom e que Ele cuidará de nós.
Quando entregamos nossas vidas, podemos ter certeza de que Ele nunca nos deixará ou abandonará. Seu amor por nós é perfeito, e Seu plano para nossas vidas é a única coisa que pode nos dar verdadeira segurança.
Motivos de oração em 2 Samuel 7:
Eu oro para que:
- O Espírito Santo nos revele o plano de Deus para cada um de nós;
- O nosso coração seja submisso a essa revelação;
- Nós tenhamos prazer no plano de Deus para as nossas vidas.
Eu tenho lido todos os estudos dês do livro de êxodo ate 2 samuel, muito bom que Deus abençoe.
Muito Bom e valioso esse estudo. Obrigado!
É a verdade sobre a pessoa de Jesus.Tudo que Jesus que é te salvar,te restaurar.Deus é fiel irmãos.
Obrigado Manuel!
Muito bom estudo!
Bem dinâmico e de fácil entendimento.
Parabéns irmão Diego, que Deus abençôe grandemente este ministério
Continue abençoando vidas