Em 2 Samuel 9 vemos que Davi não esqueceu de seu pacto com Jônatas. No auge de sua prosperidade ele quer saber se há alguém da linhagem de Saul, a quem ele possa fazer o bem e ser generoso.
Ziba, um dos servos da casa de Saul foi chamado, e o rei lhe perguntou sobre esta questão. Ziba disse ao rei que Mefibosete, filho de Jônatas, estava vivo, mas tinha uma deficiência nos dois pés. Davi ordenou que ele fosse trazido para o palácio.
Quando foi colocado diante de Davi, Mefibosete ficou assustado, e se curvou diante dele.
O rei então proferiu a ordem: “Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul; e você comerá sempre à minha mesa”. (2 Samuel 9:7).
Diante de tamanha graça, Mefibosete ficou extremamente feliz. Ele que esperava a morte, ou no mínimo a servidão, achou o favor do rei e recebeu restituição de tudo o que havia perdido.
Além disso, de agora em diante, comeria a mesa com o rei, como um membro da família real.
Esboço de 2 Samuel 9:
2 Sm 9.1,34: Um coração leal
2 Sm 9.6–8: Um exemplo da graça
2 Sm 9.9-13: Você é bem vindo!
Estudo de 2 Samuel 9 em vídeo
2 Samuel 9.1,34: Um coração leal
Certa ocasião Davi perguntou: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?”…3…Respondeu Ziba: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés”. 4 “Onde está ele?”, perguntou o rei. Ziba respondeu: “Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar”. 5 Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar. (2 Samuel 9.1,34 NVI)
Davi era um homem com um coração leal, já vimos isso em 2 Samuel 3. Aqui, mais uma vez ele demonstra essa lealdade.
Quando soube que ainda havia um filho de Jônatas vivo, e que tinha necessidades especiais, Davi o trouxe até o palácio para que pudesse mostrar lealdade a ele por causa de sua amizade com Jônatas.
A palavra hebraica Lo-Debar לאדבר significa: “Sem pasto”. Ou seja, era um lugar improdutivo, de escassez.
Era nesse ambiente que Mefibosete, filho de Jônatas, vivia.
Davi estava disposto a sair da zona de conforto, para mostrar gentileza a alguém que não era capaz de retribui-lo por isso. E isto revela o tipo de caráter generoso que Davi tinha.
Ele não estava apenas preocupado consigo mesmo, mas ele também estava disposto a ajudar os outros, mesmo que eles não pudessem fazer nada por ele em troca.
Este tipo de generosidade é raro de se encontrar.
A maioria de nós está preocupada apenas com nós mesmos e não está disposto a ajudar os outros, a menos que receba algo em troca.
Mas Davi era diferente!
Seu coração de Pastor, foi forjado na solidão dos campos, quando ninguém estava olhando.
Davi aprendeu que no final das contas, o que realmente importa não é o que vamos receber dos outros, mas o que podemos dar a eles.
E se nós podemos dar a eles nossa lealdade, então nós lhes demos algo verdadeiramente valioso.
Aqui eu aprendo algumas coisas:
No auge do poder, Davi não esquece o juramento que fez a Jônatas. Davi é um amigo de verdade.
Ele não permitiu que o tempo e as circunstâncias, apagassem o amor que ele tinha pelo amigo. Precisamos praticar mais isso em nossos dias.
No Brasil, temos muitas igrejas cheias, graças a Deus por isso, mas infelizmente a maioria dos relacionamentos são rasos.
De quem é a culpa?
Na minha opinião, de todos nós. Todos nós precisamos querer mais relacionamento, uns com os outros.
Veja como o Espírito Santo nos ensina a fazer isso através da vida do rei Davi.
2 Samuel 9.6–8: Um exemplo da graça
6 Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra. “Mefibosete?”, perguntou Davi. Ele respondeu: “Sim, sou teu servo”. 7 “Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa.” 8 Mefibosete prostrou-se e disse: “Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?” (2 Sm 9.6–8 NVI).
Dos capítulos de 9 a 20 de 2 Samuel, o objetivo do autor é mostrar as decisões que Davi tomou na sucessão a Saul, para estabelecer a permanência de sua própria dinastia em Israel.
O primeiro passo de Davi foi manter a palavra que deu a Jônatas, estendendo favor aos membros sobreviventes da casa de Saul.
Davi imediatamente mandou chamar Mefibosete, restituiu-lhe os bens pessoais de Saul e o sustentou com uma pensão real.
Com humildade, Mefibosete se referiu a si mesmo como servo de Davi e como cachorro morto, ou seja, sem valor.
A relação entre Davi e Mefibosete me ensina muito sobre a graça de Deus. O favor imerecido.
Lembre, Mefibosete morava em Lo-Debar, um lugar de escassez e improdutividade, mas o rei mandou chamá-lo por causa da aliança que havia entre ele e Jônatas.
Davi é gracioso com Mefibosete por causa de Jônatas, da mesma forma, o Senhor Deus é bondoso conosco, por causa da aliança com Jesus.
Um Exemplo de Cristo
O que vemos na atitude de Davi, é o mesmo que Jesus, o generoso rei, faz com todos os pecadores. Merecíamos a morte, ou no mínimo a servidão, e Ele nos agracia com perdão e restituição.
Além disso, somos incluídos na família de Deus e participantes de suas riquezas. Os crentes, a partir do arrependimento, passam a ser tratados graciosamente em Cristo.
O juízo e a servidão do pecado, ficaram para trás. Tudo se fez novo.
Quando estamos em Cristo, o Rei nos convida para sair de um lugar de escassez, para um lugar de abundância.
Aqui, muitos de nós pensam apenas nas questões materiais, mas não é só isso.
Na presença do rei, temos amparo, segurança, cuidado. Como o próprio Davi disse no Salmo 23, o Pastor gracioso prepara uma mesa para suas ovelhas e ordena que a bondade e a misericórdia nos sigam, todos os dias.
Neste texto, as palavras de Mefibosete me lembrar muito de mim mesmo, novo convertido. Eu me sentia completamente desamparado, sem valor,. e quando o amor de Jesus me alcançou o meu sentimento era esse: “Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?”
Com o passar do tempo, eu entendi e posso sentir, que não se trata de mim…A questão não sou eu ou você…
A questão é quem Deus é! Ele é bondoso, amoroso e tem prazer nisso.
Veja como isso se tornou real na vida de Mefibosete.
2 Samuel 9.9-13: Você é bem vindo!
9 Então o rei convocou Ziba e disse-lhe: “Devolvi ao neto de Saul, seu senhor, tudo o que pertencia a ele e à família dele. 10 Você, seus filhos e seus servos cultivarão a terra para ele. Você trará a colheita para que haja provisões na casa do neto de seu senhor. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa”. Ziba tinha quinze filhos e vinte servos. 11 Então Ziba disse ao rei: “O teu servo fará tudo o que o rei, meu senhor, ordenou”. Assim, Mefibosete passou a comer à mesa de Davi como se fosse um dos seus filhos. 12 Mefibosete tinha um filho ainda jovem chamado Mica. E todos os que moravam na casa de Ziba tornaram-se servos de Mefibosete. 13 Então Mefibosete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei. (2 Samuel 9.9–13 NVI).
Davi instruiu Ziba e seus 15 filhos e 20 servos a cultivar a terra de Mefibosete e a tratá-lo como o próprio filho do rei Davi. A provisão de Davi para Mefibosete e o fato de deixá-lo comer à mesa do rei novamente demonstrou o coração generoso e o caráter leal de Davi.
O fundamento de tudo isso, lembre-se, era sua amizade com Jônatas.
Quando Saul e Jônatas morreram, Mefibosete tinha apenas cinco anos de idade. Ele foi sofreu um acidente durante uma tentativa de fuga e, como resultado, ele ficou com deficiência em ambos os pés.
Mefibosete foi levado por um servo amargurado da casa de Saul que o criou para odiar Davi.
Mas Davi não se importou com nada disso, ele se importava apenas com a aliança.
O rei não apenas devolveu a Mefibosete toda a terra de Saul, mas também o convidou para comer em sua própria mesa – como se ele fosse um de seus filhos.
Este é um exemplo incrível da graça de Deus, porque ao invés de acabar de vez com a linhagem de Saul e eliminar qualquer ameaça ao seu trono, ele demonstrou gentileza e misericórdia.
O meu relacionamento com Nicolas meu filho, me ensina muito sobre o amor de Deus. Porque eu tenho prazer em cuidar de Nicolas, não o faço por obrigação, não é um peso pra mim.
Viver isso no dia a dia com ele e Carol, me revela muito do amor de Deus, porque se eu, um pecador miserável, que merecia o inferno, ajo dessa maneira, quanto mais o Deus de amor.
Ele quer ser gracioso com você meu irmão, minha irmã.
Continue crendo e esperando!
Motivos de Oração em 2 Samuel 9:
Oro para que:
- Deus nos dê um coração leal e gracioso com quem não pode nos retribuir;
- Possamos desfrutar do amor de Deus e do acesso à sua presença;
- Possamos tomar posse, pela fé, das promessas de Deus feitas em Jesus.