Chegando em Apocalipse 20, vemos que o Anticristo, o falso profeta e seus seguidores foram derrotados e mortos (19:11-21). Chegamos aqui vendo a descrição de Cristo como o Vitorioso. Com a derrota de seus adversários, Jesus estabelece o fim do mal e de toda sua representação.
Neste capítulo, já próximo do fim, João vai nos mostrar e prisão de Satanás e o fim do ciclo de existência da Morte e do Hades.
Na primeira parte do capítulo 20 (1-10), o autor nos mostra a prisão, libertação, derrota e condenação eterna do Diabo. Por fim, ele foca no último julgamento, como o fim da Morte, do Hades e a sentença dos descrentes para a condenação eterna (11-15).
Esboço de Apocalipse 20:
20.1 – 3: Satanás é preso
20.4 – 6: Os santos no céu
20.7 – 10: Derrota e morte de Satanás
20.11 – 15: O dia do julgamento
Apocalipse 20.1 – 3: Satanás é preso
1 Vi descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo e uma grande corrente.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;
3 lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
Apocalipse 20.4 – 6: Os santos no céu
4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. ) Esta é a primeira ressurreição.
6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.
Apocalipse 20.7 – 10: Derrota e morte de Satanás
7 Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão
8 e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar.
9 As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou.
10 O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
Apocalipse 20.11 – 15: O dia do julgamento
11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.
12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
13 O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.
14 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.
15 Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.