Em Daniel 10, o profeta recebe a visita de um anjo que mais uma vez, quer lhe falar sobre eventos futuros. Uma das declarações mais recorrentes neste livro é: “Daniel, você é muito amado”.
O Deus eterno faz questão de deixar claro o seu amor por seu servo.
Daniel é um servo a quem o Senhor têm grande estima. Poucos profetas são tão estimados como ele. Isto fica muito claro na grandeza e importância das revelações.
A visita do ser celestial deixa Daniel bastante enfraquecido, de tal maneira que ele não é capaz de ouvir a profecia. O Anjo do Senhor o fortalece e o coloca de pé. Reanimado, Daniel está pronto para mais um período de revelações.
É muito forte o que vemos aqui. Deus fortalece Seu povo. Ele não quer nos ver caídos, angustiados, derrotados. Ele é a nossa força! Ele nos coloca de pé!
Esboço de Daniel 10:
Dn 10.1-3: Uma nova revelação
Dn 10.4-11: Cristo ou um anjo?
Dn 10.12-14: O conflito entre anjos e demônios
Dn 10.15-19: O impacto da visão
Dn 10.20 – 11.1: O livro da verdade
Daniel 10 estudo em vídeo
Daniel 10.1-3: Uma nova revelação
No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação. A mensagem era verdadeira e falava de uma grande guerra. Na visão que teve, ele entendeu a mensagem. 2 Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando. 3 Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas. (Dn 10.1–3)
A visão final dada a Daniel veio no terceiro ano do reinado de Ciro, que foi 536 a.C. Os exilados voltaram da Babilônia e começaram a reconstruir o templo.
💡 É possível que Daniel não tivesse retornado com os exilados por causa de sua idade. O cativeiro de Israel havia terminado. Jerusalém estava sendo reocupada, e a nação parecia estar em paz.
A revelação na visão dada a Daniel nesta ocasião destruiu qualquer esperança que o profeta pudesse ter de que Israel desfrutaria de sua nova liberdade e paz por muito tempo.
Pois Deus revelou que a nação estaria envolvida em muitos conflitos, “uma grande guerra”. Compreendendo o significado da visão, Daniel jejuou por três semanas.
A terceira e última visão de Daniel não trouxe boas notícias para o povo de Deus.
A nação de Israel havia sido libertada do cativeiro no exílio da Babilônia três anos antes, e agora parecia estar pronta para a paz, pois Jerusalém estava novamente ocupada pelo seu povo, com o império de Ciro fornecendo segurança através destas fronteiras recém-fundadas.
💡 No entanto, logo viria um conflito que mudaria para sempre todas as suposições sobre a vida dentro deste moderno do Estado natal chamado “A Terra Santa”.
Durante este tempo de luto, Daniel se absteve de alimentos escolhidos e aparentemente esperou em Deus em oração sobre o destino de seu povo.
Daniel 10.4-11: Cristo ou um anjo?
4 No vigésimo quarto dia do primeiro mês, estava eu em pé junto à margem de um grande rio, o Tigre. 5 Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura. 6 Seu corpo era como berilo, o rosto como relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão. 7 Somente eu, Daniel, tive a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas foram tomados de tanto pavor que fugiram e se esconderam. 8 Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci. 9 Então eu o ouvi falando e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos. 10 Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes. 11 E ele disse: “Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você”. Quando ele me disse isso, pus-me em pé, tremendo. (Dn 10.4–11)
Depois de três semanas Daniel foi visitado por um mensageiro quando o profeta estava de pé junto ao rio Tigre. O mensageiro era um anjo do céu, não um ser humano. Ele estava vestido de linho e tinha uma aparência deslumbrantemente brilhante.
Como Gabriel havia sido enviado anteriormente por Deus para revelar a verdade a Daniel, provavelmente Gabriel também foi o visitante nesta ocasião. Os anjos, que habitam na presença de Deus que é luz, são eles próprios revestidos de luz, e Daniel viu algo da glória do céu refletida neste que o visitou.
Alguns estudantes da Bíblia dizem que o homem era o Cristo pré-encarnado por alguns motivos:
- A semelhança da descrição aqui com a de Cristo em Apocalipse 1:13-16;
- A resposta de Daniel e seus amigos (v.v 7–8);
- O fato de que este “Homem” pode ser o mesmo que o “Filho do Homem” em Daniel 7:13 e o “Homem” em Daniel 8:16.
Por outro lado, a favor deste mensageiro ser um anjo está a improbabilidade de Cristo ser impedido por um príncipe (demônio) da Pérsia (v.v13) e necessitar da ajuda do anjo Miguel, e o fato de a pessoa estar dando uma mensagem do céu.
Os companheiros de Daniel evidentemente viram o brilho da luz sem ver o visitante e fugiram para se esconder de seu brilho.
Daniel ficou sozinho na presença do anjo e, estando fraco, Daniel se prostrou diante do mensageiro. Nessa posição Daniel adormeceu. Ele foi então despertado de seu sono pelo anjo para que pudesse receber a revelação que o anjo viera entregar.
💡 O anjo, chamando o profeta de muito estimado, declarou: Eu agora fui enviado a você por Deus, que ouviu o pedido de entendimento de Daniel.
Daniel 10.12-14: O conflito entre anjos e demônios
12 E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia. 14 Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura”. (Dn 10.12–14)
💡 Encorajando Daniel a não ter medo, Gabriel explicou o motivo da demora na resposta de Deus à sua oração. Quando Daniel começou a jejuar e lamentar em resposta à visão de uma grande guerra (vv. 1-2), Deus havia enviado Gabriel com uma mensagem para ele, mas Gabriel foi impedido pelo príncipe do reino persa.
Como os homens não podem lutar com anjos, o príncipe mencionado aqui deve ter sido um adversário satânico.
Deus organizou o reino angélico em diferentes níveis descritos como “governo, autoridade, poder e domínio” (Efésios 1:21). Gabriel e Miguel receberam autoridade sobre os anjos que administram os assuntos de Deus para a nação de Israel.
Em imitação, Satanás também aparentemente designou demônios de alto escalão para posições de autoridade sobre cada reino. O príncipe do reino persa era um representante satânico designado para a Pérsia.
Para tentar impedir que a mensagem de Gabriel chegasse a Daniel, o príncipe demoníaco atacou Gabriel enquanto ele embarcava em sua missão.
💡 Isso dá uma visão da natureza da guerra travada nos lugares celestiais entre os anjos de Deus e os demônios de Satanás a que Paulo se referiu Efésios 6:12: “pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
A batalha entre Gabriel e o príncipe (demônio) da Pérsia continuou por três semanas até que Miguel, um dos principais príncipes do reino celestial, veio em auxílio de Gabriel.
Tal conflito angélico-demoníaco indica algo do poder de Satanás. Enquanto o rei da Pérsia estava lutando contra Miguel, Gabriel foi capaz de trazer uma mensagem a Daniel sobre o futuro de Israel, o povo de Daniel.
Era para ser uma revelação da guerra entre Israel e seus vizinhos até que Israel recebesse paz pelo vindouro Príncipe da paz. Esta visão contém a revelação profética mais detalhada do Livro de Daniel.
Daniel 10.15-19: O impacto da visão
15 Quando ele me disse isso, prostrei-me, rosto em terra, sem conseguir falar. 16 Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava em pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.17 Como posso eu, teu servo, conversar contigo, meu senhor? Minhas forças se foram, e mal posso respirar. 18 O ser que parecia homem tocou em mim outra vez e me deu forças. 19 Ele disse: “Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte!” Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: Fala, meu senhor, visto que me deste forças. (Dn 10.15–19)
Daniel estava enfraquecido com o aparecimento do mensageiro. Agora ele também ficou impressionado ao saber do conflito angélico-demoníaco que atrasou a resposta à sua oração.
Além disso, ele foi dominado pela angústia com o conteúdo da visão dos sofrimentos vindouros de Israel. Ele ficou totalmente debilitado e ofegante.
Ao dirigir-se ao mensageiro como meu senhor, Daniel estava demonstrando respeito ao anjo do Senhor.
💡 Para atender à necessidade do profeta, o anjo primeiro acalmou o alarme no coração de Daniel, e o fortaleceu física e emocionalmente. Daniel estava então pronto para receber os detalhes da mensagem.
Daniel 10.20 – 11.1: O livro da verdade
20 Então ele me disse: “Você sabe por que vim? Tenho que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia; 21 mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês, (11.1) sendo que, no primeiro ano de Dario, rei dos medos, ajudei-o e dei-lhe apoio. (Dn 10.20–11.1)
O mensageiro então declarou que quando ele voltasse para lutar contra o príncipe da Pérsia, o príncipe da Grécia viria. Esses príncipes, conforme declarado anteriormente, eram demônios, os representantes de Satanás designados às nações para se oporem às forças divinas.
A Pérsia e a Grécia foram duas grandes nações apresentadas em detalhes no capítulo 11.
O que é o Livro da verdade?
💡 Provavelmente foi “o registro da verdade de Deus em geral, da qual a Bíblia é uma expressão”. O mensageiro estava prestes a contar a Daniel os planos de Deus para Israel sob a Pérsia e a Grécia (Daniel 11:2–35) e mais tarde na Tribulação (vv. 36–45) e no Milênio (Daniel 12:1–4).
O mensageiro disse a Daniel que ele foi apoiado por Miguel em sua luta contra os demônios. Miguel é o seu príncipe (de Daniel) no sentido de que ele tem um relacionamento especial com Israel, o povo de Daniel.
Motivos de oração em Daniel 10
Oro para que:
- Deus dê ordem aos seus anjos para nos guardar;
- O Senhor responda às nossas orações;
- O Senhor nos fortaleça.
O irmão Emilio disse que Daniel viu o próprio Cristo.
Não quero ser melhor que ninguém,mas o homem que Daniel viu,foi um anjo comum,ou seja,abaixo de Gabriel.
Pois como no texto diz que ele o ”anjo” foi impedido de levar a revelação à Daniel,é impossível de ser Cristo quem foi levar a revelação.
Pode juntar o inferno inteiro,que não conseguem para Jesus.
É só uma correção do bem para o irmão.
Deus abençoe em nome de Jesus
QUÊ estudo maravilhoso DEUS abençoe sempre vcs por ministrarem a palavra com tanto amor….
Emílio, essa expressão quer dizer que Miguel é o guardião do povo de Deus, como comandante das tropas celestiais. Fiz um estudo só, sobre Miguel aqui no site, dê uma olhada que vai lhe ajudar: https://jesuseabiblia.com/estudos-biblicos/arcanjo-miguel-e-a-batalha-da-oracao/
Aqui Daniel tem uma visão de um Homem vestido de linho, corpo parecido com o de berilo, olhos como chamas e pés e mãos latão reluzente. Aqui Daniel vê o próprio Senhor Jesus, como podemos ver em Apocalipse. Depois alguém toca em Daniel e fala que ele tentou trazer a palavra mais o príncipe da persia o impediu ou seja um anjo tentou trazer uma mensagem para Daniel meus o príncipe dos Demônios que atua na Persia o impediu que Miguel precisou ser enviado. Depois alguém toca os lábios dele e ele cai quase sem forças era um parecendo um homem e Daniel o chama de senhor que da a entender que seja o próprio Jesus. Pois como Daniel pode chamar um outro anjo de Senhor. E no final ele diz que precisa ir para vencer o príncipe da persia e que breve se levantará o principe da Grécia. E ele finaliza que está animado porque quem vai com ele é Miguel o Príncipe de vocês. Essa parte final embaraçou um pouco. Como um anjo como Miguel pode ser o Príncipe do povo.
Eu tive uma experiência sobrenatural e essa passagem bíblica me confirmou oq estava se passando comigo!! Essa passagem foi uma resposta à algo que eu não estava entendendo!!! Qdo oramos de coração pra Deus , Ele responde através da Sua Palavra, a Bíblia
Quando nois oramos trava uma guerra no campo espiritual Príncipe das trevas tentando enpedir da resposta d Deus chegar a nois,mas o anjo do senhor o escolhido entra na guerra por nois
Também quero saber, ate Pq o que parecia homem veio do céu.
Então esse ser iluminado era o diabo ? E por isso ele caiu ,E estava sem forças? Podem me explicar.
Como muitas das vezes, nós meros mortais e pó da terra, queremos sempre uma resposta rápida de Deus e acabamos enfraquecendo nas orações e consagrações, enquanto há uma batalha incansável entre o mensageiro de Deus e as potestades dos inimigos impedindo à passagem. Por isto o orar sem cessar, assim o mensageiro tem ajuda ou é fortalecido sobremaneira pra vencer e entregar a tua benção.
Esse princípe do reino da Pérsia que impediu a passagem do anjo que,trazia a resposta a Daniel é o próprio Satanás!
A paz a todos. Vejo neste texto. Algo relacionado com 2 Corintios 12:2. Algo surpreendente. Tremendo. É eficaz. Algo que faz com homens simples e mortais. Enxergarem que Deus têm sempre mais.
Era um anjo caído. O príncipe das trevas,… Estava tentando bloquear a resposta de Daniel
Como assim, quem era esse principe que tava empedindo de um Anjo à chegar até a Daniel?