Neemias 11 fala sobre a habitação dos israelitas em Jerusalém e em outras cidades da Judeia e de Benjamim após o retorno do exílio babilônico. A cidade de Jerusalém, considerada a cidade santa, deveria ter 10% da população de Israel, escolhidos por sorteio ou voluntariado.
Além dos líderes religiosos e civis, alguns dos sacerdotes e levitas também moravam em cidades vizinhas, mas se deslocavam para Jerusalém para servir no templo. O restante dos israelitas vivia nas cidades das tribos de Judá e Benjamim, tanto ao sul como ao norte de Jerusalém, incluindo cidades como Berseba, Hebrom, Lode e Ono.
O capítulo lista os nomes das famílias e o número de pessoas que viviam em Jerusalém e em outras cidades, como 468 homens da tribo de Judá, 928 homens da tribo de Benjamim, 1.192 sacerdotes, 284 levitas e 172 guardas do templo. Existem algumas diferenças entre as listas de nomes de Neemias e 1 Crônicas, mas isso é explicado por diferentes épocas de compilação das listas.
Embora o capítulo pareça fornecer muitos detalhes e números, seu propósito é mostrar que os israelitas estavam se estabelecendo novamente em suas terras após o exílio e, mais importante, estavam renovando sua aliança com Deus. O capítulo 12 continuará esta ideia, com a celebração da dedicação dos muros de Jerusalém e a restauração da adoração no templo.
Esboço de Neemias 11
I. A habitação dos israelitas em Jerusalém (11:1-4a)
A. Escolhidos por sorteio ou voluntariado (11:1-2)
B. Sacerdotes e levitas que moravam em cidades vizinhas (11:3)
C. Outros israelitas que não eram líderes (11:4)
II. Lista dos habitantes de Jerusalém (11:4b-19)
A. Descendentes de famílias de Judá (11:4b-6)
B. Descendentes de famílias de Benjamim (11:7-9)
C. Lista dos sacerdotes (11:10-14)
D. Lista dos levitas (11:15-18)
E. Lista dos guardas do templo (11:19)
III. Os israelitas que viviam em outras cidades (11:20-36)
A. Os israelitas que viviam em cidades da Judeia (11:20-30)
B. Os israelitas que viviam em cidades de Benjamim (11:31-35)
C. Levitas que se mudaram para Benjamim (11:36)
IV. Conclusão do capítulo 11 (11:36)
A. A renovação da aliança com Deus.
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I. A habitação dos israelitas em Jerusalém (11:1-4a)
Os líderes do povo passaram a morar em Jerusalém, e o restante do povo fez um sorteio para que, de cada dez pessoas, uma viesse morar em Jerusalém, a santa cidade; as outras nove deveriam ficar em suas próprias cidades. O povo abençoou todos os homens que se apresentaram voluntariamente para morar em Jerusalém. Alguns israelitas, sacerdotes, levitas, servos do templo e descendentes dos servos de Salomão viviam nas cidades de Judá, cada um em sua propriedade. Estes são os líderes da província que passaram a morar em Jerusalém; além deles veio gente tanto de Judá quanto de Benjamim viver em Jerusalém
Neemias 11:1-4
O capítulo 11 de Neemias começa falando sobre a habitação dos israelitas em Jerusalém, que era considerada a cidade santa. De acordo com o versículo 1, junto com os líderes, um décimo de todos os israelitas deveria residir em Jerusalém. Eles foram escolhidos por sorteio, como mencionado no versículo 1, ou voluntariado, conforme mencionado no versículo 2.
É interessante notar que esses israelitas não eram apenas líderes civis e religiosos, mas também pessoas comuns que estavam dispostas a viver na cidade santa. Os que foram escolhidos por sorteio eram provavelmente aqueles que se voluntariaram, já que eles foram escolhidos aleatoriamente, o que sugere que muitas pessoas estavam dispostas a se mudar para Jerusalém.
Alguns sacerdotes e levitas, incluindo os servos do templo, moravam em cidades vizinhas, mas eles ainda serviam no templo em Jerusalém. Eles eram, de certa forma, “comutadores” que iam e vinham para servir no templo.
O versículo 2 também menciona que alguns homens se voluntariaram para morar em Jerusalém. Eles podem ter sido os escolhidos por sorteio que estavam felizes em se mudar para a cidade santa, ou talvez fossem homens adicionais que não foram escolhidos por sorteio.
Em resumo, o objetivo deste trecho de Neemias é mostrar que a cidade santa de Jerusalém estava sendo repovoada após o exílio babilônico. Deus estava permitindo que Seu povo habitasse novamente a Terra Prometida e, ao mesmo tempo, renovasse a aliança com Ele. Esta renovação da aliança e a dedicação à vida em Jerusalém será vista nos próximos capítulos, quando Neemias lidera a reconstrução dos muros e a restauração da adoração no templo.
II. Lista dos habitantes de Jerusalém (11:4b-19)
Dentre os descendentes de Judá: Ataías, filho de Uzias, neto de Zacarias, bisneto de Amarias; Amarias era filho de Sefatias e neto de Maalaleel, descendente de Perez. Maaséias, filho de Baruque, neto de Col-Hozé, bisneto de Hazaías; Hazaías era filho de Adaías, neto de Joiaribe e bisneto de Zacarias, descendente de Selá. Os descendentes de Perez que viviam em Jerusalém totalizavam 468 homens de destaque. Dentre os descendentes de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, neto de Joede, bisneto de Pedaías; Pedaías era filho de Colaías, neto de Maaséias, bisneto de Itiel, tataraneto de Jesaías; os seguidores de Salu, Gabai e Salai totalizavam 928 homens. Joel, filho de Zicri, era o oficial superior entre eles, e Judá, filho de Senua, era responsável pelo segundo distrito da cidade. Dentre os sacerdotes: Jedaías; o filho de Joiaribe; Jaquim; Seraías, filho de Hilquias, neto de Mesulão, bisneto de Zadoque; Zadoque era filho de Meraiote, neto de Aitube, supervisor na casa de Deus, e seus colegas, que faziam o trabalho do templo totalizavam 822 homens. Adaías, filho de Jeroão, neto de Pelaías, bisneto de Anzi; Anzi que era filho de Zacarias, neto de Pasur, bisneto de Malquias, e seus colegas, que eram chefes de famílias, totalizavam 242 homens. Amassai, filho de Azareel, neto de Azai, bisneto de Mesilemote, tataraneto de Imer, e os seus colegas, que eram homens de destaque, totalizavam 128. O oficial superior deles era Zabdiel, filho de Gedolim. Dentre os levitas: Semaías, filho de Hassube, neto de Azricão, bisneto de Hasabias, tataraneto de Buni; Sabetai e Jozabade, dois dos líderes dos levitas, encarregados do trabalho externo do templo de Deus; Matanias, filho de Mica, neto de Zabdi, bisneto de Asafe, o dirigente que conduzia as ações de graça e as orações; Bacbuquias, o segundo entre os seus colegas; e Abda, filho de Samua, neto de Galal, bisneto de Jedutum. Os levitas totalizavam 284 na cidade santa. Os porteiros: Acube, Talmom e os homens dos seus clãs; eram 172 homens que guardavam as portas.
Neemias 11:4-19
O restante do capítulo 11 de Neemias lista os habitantes de Jerusalém, fornecendo detalhes sobre suas famílias e o número de pessoas em cada grupo. De acordo com o versículo 4b, havia 3.044 homens que moravam em Jerusalém, incluindo aqueles das tribos de Judá e Benjamim.
Os descendentes das famílias de Judá eram compostos por 468 homens (versículos 4b-6), enquanto a lista das famílias de Benjamim tinha 928 homens (versículos 7-9). Os sacerdotes, que eram responsáveis pela adoração no templo, tinham seis famílias distintas, totalizando 1.192 homens (versículos 10-14).
Os levitas, que serviam como assistentes dos sacerdotes no templo, foram divididos em quatro grupos, totalizando 284 homens (versículos 15-18). Os porteiros do templo eram liderados por duas famílias, totalizando 172 homens (versículo 19).
Embora haja algumas diferenças nas listas de nomes entre Neemias e 1 Crônicas, isso não é incomum nos livros históricos do Antigo Testamento. Algumas das diferenças podem ser explicadas pelo fato de que as listas foram compiladas em épocas diferentes.
O propósito deste trecho de Neemias é mostrar que havia uma população significativa que habitava em Jerusalém e que estavam dedicados a renovar sua aliança com Deus. É importante notar que, além dos líderes civis e religiosos, havia pessoas comuns que estavam dispostas a morar na cidade santa e a contribuir para a restauração de Jerusalém.
Ao listar esses habitantes, o livro de Neemias destaca a importância de cada indivíduo na reconstrução da cidade e da comunidade. Cada pessoa, independentemente de sua posição social ou religiosa, desempenhou um papel vital na renovação da cidade e na restauração da adoração a Deus.
III. Os israelitas que viviam em outras cidades (11:20-35)
Os demais israelitas, incluindo os sacerdotes e os levitas, estavam em todas as cidades de Judá, cada um na propriedade de sua herança. Os que prestavam serviço no templo moravam na colina de Ofel, e Zia e Gispa estavam encarregados deles. O oficial superior dos levitas em Jerusalém era Uzi, filho de Bani, neto de Hasabias, bisneto de Matanias, tataraneto de Mica. Uzi era um dos descendentes de Asafe, que eram responsáveis pela música do templo de Deus. Eles estavam sujeitos às prescrições do rei, que regulamentavam suas atividades diárias. Petaías, filho de Mesezabeel, descendente de Zerá, filho de Judá, representavam o rei nas questões de ordem civil. Alguns do povo de Judá foram morar em Quiriate-Arba e em seus povoados ao redor, em Dibom e seus povoados, em Jecabzeel e seus povoados, em Jesua, em Moladá, em Bete-Pelete, em Hazar-Sual, em Berseba e seus povoados, em Ziclague, em Meconá e seus povoados, em En-Rimom, em Zorá, em Jarmute, em Zanoa, em Adulão e em seus povoados, em Láquis e seus arredores, e em Azeca e seus povoados. Eles se estabeleceram desde Berseba até o vale de Hinom. Os descendentes dos benjamitas foram viver em Geba, Micmás, Aia, Betel e seus povoados, em Anatote, Nobe e Ananias, Hazor, Ramá e Gitaim, Hadide, Zeboim e Nebalate, Lode e Ono, e no vale dos Artesãos. Neemias 11:20-35
O capítulo 11 de Neemias continua falando sobre a habitação dos israelitas, desta vez em outras cidades da Judeia e de Benjamim. No versículo 20, é mencionado que o restante dos israelitas vivia nas cidades da Judeia, exceto os servos do templo que moravam em Ophel, uma área ao sul do templo em Jerusalém.
Os israelitas que viviam na Judeia se estabeleceram em 17 cidades e seus arredores, incluindo cidades como Beersheba, Hebron e até o Vale de Hinom, ao sul de Jerusalém. O número de pessoas que viviam nessas cidades não é fornecido, mas o livro de Neemias enfatiza que essas cidades foram repovoadas após o exílio babilônico.
O restante do capítulo 11 lista as cidades em que viviam os descendentes das famílias de Benjamim. Eles viveram em 15 cidades ao norte de Judá, incluindo a cidade de Jerusalém. O versículo 35 menciona que alguns dos levitas se mudaram para a região de Benjamim.
Embora a lista de cidades seja importante para entender como os israelitas estavam se estabelecendo em suas terras novamente, o propósito principal deste trecho de Neemias é enfatizar a renovação da aliança com Deus. Deus estava permitindo que Seu povo habitasse novamente a Terra Prometida e, ao mesmo tempo, renovasse a aliança com Ele.
É interessante notar que, embora essas cidades estivessem localizadas em áreas diferentes, os israelitas em cada uma delas estavam unidos em seu compromisso de renovar sua aliança com Deus e restaurar sua terra e sua nação. Cada pessoa, independentemente de onde morava, tinha um papel vital na reconstrução da cidade e da comunidade.
Em resumo, este trecho de Neemias destaca a importância da união do povo de Deus na renovação de sua aliança com Ele. A lista de cidades serve para mostrar como os israelitas estavam se estabelecendo novamente em suas terras, mas o principal foco do capítulo é a restauração da nação e de sua adoração a Deus.
IV. Conclusão (11:36)
Alguns grupos dos levitas de Judá se estabeleceram em Benjamim.
Neemias 11:36
O último versículo do capítulo 11 de Neemias é uma conclusão breve e direta. Ele menciona que alguns dos levitas que moravam em Judá se mudaram para a região de Benjamim. Embora este seja um verso curto, ele ainda oferece insights sobre a situação dos israelitas após o exílio babilônico.
Este verso sugere que os israelitas ainda estavam em processo de se estabelecer na Terra Prometida e de restaurar sua nação. Alguns dos levitas, que eram responsáveis pelo serviço religioso no templo, se mudaram para uma região diferente. Isso pode ter sido porque eles foram necessários em outro lugar, ou talvez porque estavam se mudando para se juntar a outros grupos de levitas que já estavam estabelecidos na região de Benjamim.
É importante notar que, apesar dos desafios e dificuldades enfrentados pelos israelitas durante o exílio babilônico, eles ainda estavam dedicados a restaurar sua nação e sua adoração a Deus. Cada indivíduo desempenhava um papel vital na reconstrução de sua comunidade e na renovação de sua aliança com Deus.
A conclusão do capítulo 11 serve como uma transição suave para o próximo capítulo, que se concentra na dedicação da nova cidade reconstruída de Jerusalém e na celebração da restauração da adoração a Deus.
Reflexão de Neemias 11 para os nossos dias
Embora este capítulo seja uma lista de habitantes de Jerusalém e outras cidades da Judeia e Benjamim, podemos enxergar a mão de Deus guiando Seu povo para a restauração de sua nação e adoração a Ele.
Assim como os israelitas estavam se esforçando para se estabelecer novamente em sua terra e renovar sua aliança com Deus, também somos chamados a trabalhar para a restauração da Igreja de Cristo. Devemos ser dedicados em nosso compromisso de seguir a Cristo e de espalhar Sua mensagem de amor e salvação para aqueles que ainda não O conhecem.
Além disso, assim como havia pessoas comuns que estavam dispostas a morar em Jerusalém e contribuir para a restauração da cidade, cada um de nós, independentemente de nossa posição social ou religiosa, tem um papel vital na construção do Reino de Deus. Cada um de nós pode contribuir de maneira significativa para a expansão do evangelho e a restauração da comunidade cristã.
Finalmente, assim como os israelitas estavam comprometidos em renovar sua aliança com Deus, também devemos estar comprometidos em manter uma relação íntima com Cristo. Devemos buscar Sua vontade em todas as coisas e dedicar nossa vida a servi-Lo e glorificá-Lo.
Que o exemplo dos israelitas em Neemias 11 nos inspire a trabalhar para a restauração da Igreja de Cristo e a renovar nossa aliança com Ele. Que possamos ser dedicados em nosso compromisso com Cristo e contribuir de maneira significativa para a expansão do Seu Reino aqui na terra. Que o Senhor nos abençoe e nos capacite em nossa jornada cristã.
Motivos de oração em Neemias 11
- Agradecimento por Deus ter permitido que os israelitas se estabelecessem novamente em suas terras e por ter renovado Sua aliança com eles após o exílio babilônico. Podemos orar para que sejamos gratos pela provisão de Deus em nossas vidas e por Sua fidelidade em nos guiar em nossas jornadas.
- Intercessão pelos líderes civis e religiosos que foram escolhidos para morar em Jerusalém. Podemos orar para que Deus os capacite em seus papéis e que possam liderar com sabedoria e integridade, guiando o povo de Deus em sua adoração e serviço.
- Oração pela unidade e colaboração entre os israelitas que viviam em diferentes cidades da Judeia e Benjamim. Podemos orar para que Deus nos ajude a trabalhar juntos em nossa caminhada cristã, independentemente de nossas diferenças e de onde vivemos. Que possamos nos unir em nosso compromisso de servir a Cristo e construir Sua Igreja aqui na terra.
A versão bíblica utilizada neste estudo é a Nova Versão Internacional (São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2001)
MUTO BOA A HISTORIA DE NEEMIAS
O prazer é meu Artur!
Agradeço bastante pelo site porque é muito ilustrante.
Obrigado Evanildo!
Muito bom