O que podemos fazer para sermos livres da ansiedade? Uma vez que estudos apontam que a ansiedade se faz presente na vida da maioria da população, inclusive é considerada o mal do século.
Ou seja, muitas pessoas estão aprisionadas à ansiedade, mesmo pessoas que servem a Jesus e que confiam Nele.
Diante deste problema da sociedade vamos estudar o que a Bíblia nos ensina para que nós possamos ser livres da ansiedade.
A palavra de hoje tem como base o texto de Filipenses 4:6 e 7, que deixa claro que nós não devemos andar ansiosos por coisa alguma, antes a nossa atitude deve ser de rendição ao Senhor por meio de oração e súplicas.
Tendo como plano de fundo o texto supracitado vamos aprender o que precisamos fazer para nos libertarmos da ansiedade.
Vamos lá!
1. Orar a Deus
A primeira atitude para sermos livres da ansiedade é orar a Deus, suplicar a Deus e ser grato a Ele.
Veja, muitas vezes a ansiedade é fruto daquilo que nós não temos de modo que focamos tanto naquilo que não temos que isso nos impede de ser gratos por aquilo que já temos.
Por isso que nós precisamos ter uma vida de oração ativa, orar todos os dias. Pois, é na oração que nós descarregamos toda a nossa ansiedade. Por isso o conselho do apóstolo Paulo em Filipenses 4: 6 e 7.
Temos que ter em mente que a ansiedade não resolve nada. Em Mateus 6, o Senhor Jesus já falou sobre isso. Mostrando que por mais ansioso que estejamos não somos capazes de acrescentar nenhum segundo ao dia.
Isso nos mostra que ficar ansiosos não resolve, mas orar resolve.
2. Apresentar seus pedidos a Deus
A segunda atitude para sermos livres da ansiedade é apresentar seus pedidos a Deus. Muitas pessoas apresentam suas necessidades a seus amigos, seus familiares, aos seus vizinhos, mas diante de Deus muitas vezes não apresentam e não oram acerca disto.
Nós precisamos apresentar os nossos pedidos a Deus. Isso vai fazer total diferença. Não há como você viver uma vida plena em Cristo, sem ansiedade não se você não orar e não apresentar os seus pedidos a Deus.
Muitas vezes apresentar o problema ou necessidade diante do seu pastor ou diante das pessoas que você confia não vai resolver. O que vai resolver é você apresentar diante de Deus.
Peça oração, sim! Compartilhe seu pedido. Nós vamos orar com você, queremos lhe ajudar mas, nada vai resolver se você não apresentar a Deus.
Se você precisa ser livre da ansiedade apresente seus pedidos e necessidades a Deus!
3. Ore até sentir paz e seja grato
Em terceiro e último lugar, para sermos livres da ansiedade, o apóstolo Paulo nos dá mais uma dica acerca de qual deve ser o nosso tempo de oração.
Nós devemos orar até ter paz, embora muitas vezes vá nos demandar tempo. Porque a promessa do versículo 6 e 7 de Filipenses 4 é que a paz que excede todo entendimento guardará a vossa mente e o vosso corpo em Cristo Jesus.
Então, meu irmão ore até que você esteja cheio de paz. Ore até que a sua alma seja inundada de paz. Pode até ser que o problema não desapareça, mas você vai ser dominado pela paz e não pela ansiedade.
E não esqueça de ser grato. Perceba que mesmo com ansiedade nos rodeando, mas Paulo nos dá a ordem suplique, se humilhe diante de Deus, contudo seja grato.
Mesmo quando estivermos no processo de pedir nós devemos ser gratos, pois a gratidão libera a grande ansiedade que há dentro do nosso coração e nos faz focar naquilo que Deus já fez, nos faz olhar para a fidelidade de Deus e contemplar sua bondade e sua justiça.
Seja pois liberto da ansiedade agora, em nome de Jesus!