A maioria das pessoas pensa que coragem é não ter medo diante do perigo, mas coragem é também agir apesar do medo. Em outras palavras, coragem não é a ausência de medo, mas a decisão de enfrentar nossos medos e fazer o que é certo apesar deles. Este tipo de coragem é na Bíblia, é frequentemente associada a fé.
A coragem que é alimentada pela fé é mais que uma questão de superar nossos medos, mas de reconhecer que há coisas mais importantes do que nossa própria segurança ou conforto.
É a coragem de defender aquilo em que acreditamos, mesmo quando isso significa sacrificar nossos próprios interesses. É a coragem de agir de acordo com nossas convicções bíblicas, mesmo quando isso vai contra a lógica humana.
A coragem que é alimentada pela fé requer um coração sensível a direção de Deus e uma dedicação inabalável à sua palavra.
Nem sempre é fácil viver assim, mas sempre vale a pena.
Os cristãos que possuem esse tipo de coragem são capazes de fazer a diferença no mundo ao seu redor, e isso é algo pelo qual todos nós devemos lutar.
Muitos cristãos não tem uma colheita abundante em suas vidas, porque lhes falta coragem.
A boa notícia, é que podemos lutar!
E é exatamente sobre isso que quero refletir com você na mensagem de hoje, então fique comigo até o final, porque o Espírito Santo quer lhe encher com coragem.
Coragem é a chave
Veja o que está escrito em Josué 1.5,6:
Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. (Josué 1:5,6 NVI)
Coragem é uma das chaves para a bênção da multiplicação. Quando você corajosamente segue a direção de Deus, Ele abrirá portas extraordinárias pra você.
Vemos este princípio se manifestando constantemente nas Escrituras.
Por exemplo, quando os israelitas estavam prestes a entrar na Terra Prometida, Deus lhes disse que se eles fossem corajosos e não vacilassem em sua fé, Ele garantiria que eles seriam bem sucedidos em tudo que fizessem, isso está escrito em Deuteronômio 31:6.
Vemos isso também na vida de Josué.
Quando Deus lhe chama, dentre as coisas que lhe ordenou, foi que tivesse coragem.
- Deus prometeu que ninguém lhe resistiria;
- Deus prometeu que todos os dias ele seria vitorioso;
- Deus prometeu que estaria com ele, assim como esteve com Moisés;
- Mas exigiu dele, coragem;
Da mesma forma, quando tivermos a coragem de obedecer a Deus e nos mover pela fé, Ele multiplicará nossos esforços e nos abençoará além do que estamos esperando ou imaginando (Efésios 3:20).
Não tenha medo de ser ousado, ousada em Jesus. Tenha coragem, e veja como Ele multiplica Suas bênçãos em sua vida!
O problema, é que na maioria dos casos, há algo que desafia a nossa coragem para crer e nos mantém presos.
Como lidar com isso?
O que o impede de seguir em frente corajosamente em sua vida e ministério?
Uma das coisas que podem nos impedir de avançar corajosamente em nossas vidas é o medo do fracasso.
Nós podemos não estar dispostos a correr riscos ou sair de nossas zonas de conforto porque temos medo do que pode acontecer se não formos bem sucedidos.
Este medo pode nos impedir de perseguir os sonhos de Deus para nossa vida e viver uma vida abundante em Jesus.
Outra coisa que pode nos impedir de avançar com coragem é a falta de autoconfiança.
Podemos duvidar das habilidades e dons que Deus nos deu ou sentir que não somos capazes de cumprir o chamado, assim como Moisés e Gideão.
Isto pode nos levar a desistir antes mesmo de tentar.
É nesse momento que precisamos ter coragem se quisermos avançar na vida e viver coisas maiores do que nós.
Enfrente seus medos em oração e se recuse a viver como refém deles.
Outra maneira é dando pequenos passos na direção que o Senhor está lhe chamando e celebrando as pequenas conquistas ao longo do caminho.
Pequenos avanços são melhores que nenhum avanço.
Antes de pedir demissão do emprego, por exemplo, consiga uma renda extra na área que você quer atuar.
É um pequeno passo que lhe dará mais segurança na hora de tomar uma decisão maior.
Sobre o que estou falando, veja o que está escrito em 2 Timóteo 1.7:
Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. (2 Timóteo 1:7 NVI)
- O Espírito Santo se move em nós produzindo coragem, não medo;
- O Espírito Santo está sempre nos chamando para o próximo nível, nos tirando da zona de conforto e improdutividade;
- Se você deseja experimentar a bênção da conquista e da multiplicação, você precisa ser forte e corajoso, corajosa, como Josué;
- Isto, todos os dias;
E qual é a colheita dessa atitude?
A coragem leva à multiplicação
Sem coragem, nós nunca tentaríamos nada de novo. Nós nunca exploraríamos. Nós nunca sonharíamos. A coragem é o motor da realização.
É a qualidade que nos permite enfrentar nossos medos e superá-los. É a força que nos permite defender aquilo em que acreditamos, mesmo quando estamos em desvantagem em número menor.
A coragem de nossos antepassados os levou a explorar novas terras e a colonizá-las. É a coragem de nossos cientistas que os leva a continuar depois de inúmeros fracassos e a ultrapassar as fronteiras do conhecimento.
É a coragem de nossos empreendedores que os leva a assumir riscos e a iniciar novos negócios que revolucionam a humanidade.
Todo progresso começa com coragem.
Então, se você quer fazer a diferença no mundo, comece por reunir a coragem para dar esse primeiro passo.
Lembre-se, a coragem leva à multiplicação; ela abre a porta para que outros sigam seus passos. Com coragem suficiente, nós podemos mudar o mundo.
Sobre isso, veja o que está escrito em 2 Crônicas 32:7,8:
“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele. Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas”. E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá. (2 Crônicas 32:7,8 NVI)
- Diante de uma batalha impossível de ser vencida pela força humana, o Espírito Santo usou o rei Ezequias para encorajar o povo a confiar no Senhor e ter coragem;
- Coragem para crer, que com Deus somos mais fortes e numerosos;
- Coragem para crer que com Deus somos mais capazes;
- Coragem para crer que com Deus viveremos o impossível;
- É disso que você precisa para ter uma colheita abundante em Jesus;