Quando o Senhor Deus permite que a bonança venha sobre a nossa vida nós nos alegramos, não é? Mas, e quando Deus permite a tempestade que chacoalha o barco das nossas vidas?
O que fazer quando não é o diabo ou os nossos erros mas, sim Deus que permite a tempestade?
O nosso Deus permite as tempestades por um motivo. Tenha certeza que Ele não quer se divertir às suas custas. Ele deseja nos ensinar.
Em Jó 9:17 vemos o quanto Jó estava se sentindo pressionado, esmagado como se estivesse no meio de uma tempestade. E, a sensação que ele tinha era que o próprio Deus estava permitindo aquela tempestade.
Interessante que quando os discípulos, a maioria pescadores, estavam atravessando o mar da Galiléia aconteceu algo muito parecido. As águas que eles conheciam de repente se tornaram revoltas.
Porém, aquela tempestade foi diferente, eles pensaram que iam morrer. Lembre que na ocasião, Jesus estava dormindo no barco, como se não se importasse.
A tempestade que Deus permite é mais dolorosa. Muitas vezes, nós nos conformamos mais com os ataques do diabo ou mesmo quando as coisas dão errado na nossa vida por causa dos nossos erros, do que quando Deus permite que algo venha sobre nós de repente.
Isso acontece porque nós esperamos que o Senhor Deus esteja sempre nos protegendo e não que vai permitir que adversidades venham a nossa vida.
A tempestade é pedagógica
Com esse testemunho, Jó nos ensina maturidade espiritual. A mulher mandou que Ele amaldiçoasse a Deus e morresse e a resposta de Jó foi “você fala como uma louca, recebemos o bem de Deus e não receberíamos também o mal?”.
Jó não via sentido em tudo que estava acontecendo mas, sabia em seu íntimo que a tempestade que Deus permite não tem o objetivo de nos destruir, mas de nos aperfeiçoar. A tempestade que Deus permite é pedagógica.
Talvez você esteja vivendo momentos em que o Senhor Deus permite que tempestades sacudam o seu barco para lá e para cá e você como Jó se sente esmagado.
Mas, meu conselho é que você esteja disposto a aprender. Estas tempestades vão lhe ensinar, lhe forjar um cristão espiritualmente maduro, forte e firme em Deus. O nosso Pai nos disciplina porque nos ama, e com as tempestade que nos fazer crescer e progredir.
A tempestade vai passar e o tempo bom virá, cheio de bonança, tudo vai se resolver. Mas, tenha calma. Aprenda com o processo, volte-se para Deus, humilhe-se diante Dele e reconheça a sua soberania, adore-o. É isso que Ele espera de você!