Na carreira cristão, passamos por diversas fases. Há fases da vida que tudo que fazemos dá certo, nós estamos bem, estamos fortes espiritualmente, seguros e confiantes.
Mas, há fases que nós não queremos levantar da cama. Nos sentimos fracos, incapazes e deslocados. São as fases da vida do Cristão. Tantos homens e mulheres de Deus passaram por situações parecidas com as nossas e por isso eles tem muito a nos ensinar.
Vamos aprender?
O apóstolo Paulo é um exemplo das mais diversas fases do Cristão. Um homem tão sensacional e frutífero que ainda hoje é um dos personagens mais importantes da história bíblica.
Este mesmo homem em 2 Coríntios 12 relata que para que ele não se tornasse orgulhoso e soberbo por causa da grandeza das revelações que recebia que o Senhor Deus pôs na vida dele um espinho na carne.
Há muitas suposições sobre o que seria esse espinho mas, o fato é que esse espinho doía na carne dele.
Talvez não haja clareza sobre o que tenha sido, porque cada um de nós tem o seu próprio espinho, sua própria ferida.
E o que nos importa saber aqui é como lidar com isso. Paulo diz aqui que orou, três vezes para que o Senhor afastasse dele o espinho, e a resposta Celestial foi “a minha graça te basta porque o Poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
É tão interessante, porque nós queremos estar bem, estar forte, queremos nos sentir firmes e seguros mas, Deus diz a Paulo que é exatamente na fraqueza que o poder Dele se aperfeiçoa.
Na fraqueza, crescemos
São muitas as fases da vida do Cristão. Mas, normalmente é na fraqueza que nós mais crescemos. À medida que você amadurece em Cristo, você passa a observar as provações com uma perspectiva diferente.
Por mais que a sua tribulação seja a colheita do seu erro, mesmo ali Deus está lhe aperfeiçoando. E, o que devemos ter claro é que nos basta é a graça de Deus, a presença, o consolo de Deus, o fato de Deus está lá.
Perceba que Paulo ora, mas a resposta de Deus não é “eu vou resolver seu problema”. Pelo contrário, a resposta de Deus é “estou te aperfeiçoando”.
Quem sabe você está nessa fase, em que as coisas não fluem, que dá tudo errado, em que as portas não se abrem. Mas, é aí que o Senhor está lhe aperfeiçoando, o poder de Deus se aperfeiçoa na sua fraqueza.
E, como diz o Salmo 23, mesmo quando nós precisarmos passar pelo vale o pastor está lá e nada nos faltará.
Outra fase da vida do Cristão é a fase que nós temos que nos gloriar nas fraquezas, sentir prazer nas fraquezas.
Perceba que a partir da resposta de Deus, Paulo diz que então de boa vontade vai se gloriar nas fraquezas para que repouse sobre ele o poder de Cristo.
Se em algum momento da sua vida você pediu a Jesus para aperfeiçoar o caráter Dele em você saiba, que a fraqueza, tribulação ou provação é uma aula que o Senhor Jesus está lhe dando sobre caráter.
O Senhor nos aperfeiçoa nas fraquezas. Então, volte o seu rosto para Deus, humilhe-se diante do Senhor. E, ao invés de murmurar tenha prazer e boa vontade, como Paulo.