Como controlar a ansiedade? Uma vez que, o estilo de vida que a sociedade vive hoje contribui e muito para que tenhamos uma vida ansiosa.
Afirmo isso com base nos números que mostram que o número de pessoas com crise de ansiedade, crise de pânico e com doenças na alma aumentou muito nos últimos 20 anos.
Mas, o senhor Jesus nos ensina como controlar a ansiedade. Através de uma palavra muito profunda e que é muito conhecida por todos nós. Porém, é difícil de ser vivida.
Não se preocupe
Esta palavra se encontra em Mateus 6:25 e de 31 a 33. Neste texto o Senhor traz como palavra-chave neste texto “não se preocupe”. A palavra grega que Jesus utiliza para isso é “merimnao” que significa estar ansioso, estar preocupado com cuidados, cuidar de, estar alerta com algo, procurar promover os interesses de alguém, cuidar ou providenciar para.
Ou seja, o Senhor Jesus está falando aquelas pessoas que vivem alerta, que não relaxam nunca e que sempre tem um problema para resolver, seja seu ou não.
E, Ele está dizendo que não se deve viver assim, pois a vida é mais importante do que comer e o corpo é mais importante do que roupas. Quem pensa que o comer e o vestir são mais importantes são os pagãos, isto é, as pessoas que não tem relacionamento com Deus.
Não podemos permitir que esse tipo de ansiedade tire a nossa paz. E, para isso Jesus nos dá um conselho busquem pois, em primeiro lugar o reino de Deus.
Jesus utiliza a palavra “zeteo” no grego para buscar, que significa procurar a fim de encontrar, procurar algo, procurar para descobrir pelo pensamento, meditação, raciocínio investigar, empenhar-se em requerer, exigir, pedir enfaticamente.
Empregue todas as suas forças
Com isso, o Senhor Jesus nos ensina que devemos empregar todas as a fim de conhecer e buscar o reino de Deus. Não precisamos nos preocupar com a nossa vida, vestimentas e comida.
Pois, tudo isso é passageiro!
Busque em primeiro lugar. Isto é medite, pense sobre como você pode ser um cristão melhor, invista em como se tornar um cristão melhor e ter um relacionamento mais profundo com Deus.
E, quando o reino ocupar o primeiro lugar do seu coração e do meu coração toda ansiedade é dissipada.
O conselho de Jesus é muito simples mas, não é fácil vivê-lo. Porque a vontade de Deus disputa no nosso coração um lugar com nossa própria vontade. E, o que gera ansiedade no nosso coração, não é a vontade de Deus, é a nossa vontade que gera ansiedade.
Mas, Jesus está dizendo não viva para você mesmo e não se preocupe com o comer ou vestir confie no Senhor, pois Ele vai cuidar da sua vida, vai prover roupa e alimento e cuidará das suas demandas assim como Ele cuidou do povo de Israel no deserto.
Que Deus nos ajude a controlar a ansiedade, para que o nosso coração seja totalmente revestido pelo amor Dele e seja pleno e satisfeito na sua vontade.