O mover do Espírito Santo é algo que transcende nossa compreensão humana. É um poder divino que se manifesta em nossas vidas de maneiras surpreendentes e transformadoras.
O Espírito Santo é a presença viva de Deus em nós e na Igreja. Quando permitimos que o Espírito Santo nos guie, somos capazes de experimentar a plenitude da vida que Deus tem para nós.
O mover do Espírito Santo pode ser visto em momentos como a conversão de uma pessoa a Jesus, a cura de doenças e enfermidades, e até mesmo em milagres que desafiam a lógica humana. Mas também pode ser visto em momentos mais simples, como em uma oração que nos conforta, em um versículo bíblico que nos inspira, ou em uma palavra de encorajamento que recebemos de alguém.
Às vezes, o mover do Espírito Santo pode nos levar a lugares desconhecidos ou inesperados. Ele pode nos chamar a sair da nossa zona de conforto e nos desafiar a crescer e mudar. Mas devemos confiar no Espírito Santo e na sua orientação, sabendo que ele tem o melhor plano para nossas vidas.
À medida que seguimos o mover do Espírito Santo, somos transformados e moldados por ele. Ele nos ajuda a crescer em nossa fé e nos aproximar cada vez mais de Deus Pai. Ele nos capacita a amar e servir aos outros de maneira mais profunda e significativa.
Por isso, devemos sempre estar abertos ao mover do Espírito Santo em nossas vidas. Devemos permitir que ele nos guie e nos inspire, sabendo que ele tem o poder de nos transformar e nos levar a lugares que jamais imaginamos.
Coração ardente (em vídeo)
Enquanto Jesus falava o coração ardia
Veja o que está escrito em Lucas 24:32:
Perguntaram-se um ao outro: “Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? ” (Lucas 24:32 NVI)
Essa passagem nos fala sobre o momento em que dois discípulos de Jesus caminhavam em direção a Emaús e, no caminho, encontraram com o Senhor, agora ressuscitado. Eles não o reconheceram de imediato, mas ao longo da caminhada, Jesus lhes explicou as Escrituras, abrindo-lhes os olhos e os corações.
O que me chama a atenção nessa passagem é a reação dos discípulos ao ouvirem as palavras de Jesus. Eles disseram um ao outro: “Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?” Isso significa que eles sentiram algo especial em seus corações enquanto ouviam Jesus falar. Eles sentiram uma chama arder dentro de si, algo que os impulsionava e os inspirava.
Mas essa não é a reação de todos ao Evangelho. Há muitas pessoas dentro e fora da igreja que têm corações insensíveis à Palavra de Deus. Elas podem até ouvir a mensagem, mas não sentem nada em seus corações. Elas não se deixam ser tocadas ou transformadas pela Palavra.
Isso é um problema, porque a Palavra de Deus é a fonte de vida e sabedoria. Ela é capaz de nos transformar e moldar em pessoas melhores. Ela nos dá a direção certa para nossas vidas e nos ensina a amar a Deus e ao próximo. Não podemos abrir mão da Palavra de Deus. Precisamos abrir nossos corações para que ela possa nos transformar.
Sobre isso, Dwight L. Moody disse o seguinte: “Deus não nos deu Sua Palavra para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida.”
Que possamos ser como os discípulos de Emaús e permitir que a Palavra de Deus acenda uma chama em nossos corações. Que possamos ter corações sensíveis e abertos à voz de Deus. Que possamos ser transformados e moldados pela Palavra do Senhor em nossas vidas. Que essa chama que ardia nos corações dos discípulos de Emaús, possa arder também em nós, em nossas famílias, em nossas igrejas…
O Bom Pastor
Veja o que está escrito em Salmos 23:4:
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. (Salmos 23:4 NVI)
O Salmo 23 fala sobre a proteção e cuidado de Deus mesmo nos momentos mais difíceis, como quando caminhamos em um vale escuro e assustador.
Esse salmo é muito relevante para o momento em que os apóstolos estavam passando após a morte de Jesus. Eles estavam profundamente abalados e com medo, sentindo-se perdidos e sem rumo. Mas mesmo em meio a essa situação de luto, o bom pastor continuava a guiá-los, ainda que eles não percebessem.
A morte de Jesus foi um momento de grande impacto para os apóstolos. Para eles, parecia que estava tudo perdido, mas na verdade, ela representa o sacrifício supremo do amor de Deus por nós, mas também a dor e o sofrimento que Jesus enfrentou em nosso lugar. É um momento de luto, mas também de esperança.
É nesse momento que a passagem do Salmo 23 se torna ainda mais relevante. Mesmo em meio ao vale de trevas e morte, podemos confiar na proteção e cuidado de Deus. Ele está conosco, guiando-nos e protegendo-nos com sua vara e cajado.
Sobre isso, o Evangelista Billy Graham, disse: “O que nos faz sofrer não é a morte em si, mas a separação que ela causa. Ainda assim, podemos ter esperança e conforto na certeza de que, em Cristo, aqueles que amamos estão na presença de Deus, e que um dia nos encontraremos novamente.”
Não importa quais sejam as nossas circunstâncias, Deus está sempre ao nosso lado. Ele nos protege e nos guia, mesmo quando não percebemos. Devemos confiar em seu amor e em sua fidelidade, sabendo que ele nunca nos abandonará.
Que possamos encontrar conforto e esperança na Palavra de Deus, assim como os apóstolos encontraram. Que possamos confiar na proteção e cuidado de Deus em todos os momentos, mesmo nos mais difíceis. Que essa passagem do Salmo 23 nos lembre que nunca estamos sozinhos e que Deus sempre está conosco…
(…) nos expunha as Escrituras…
É interessante notar que Cristo utilizou as Escrituras para falar com seus discípulos. Ele poderia ter usado outras formas de comunicação, mas escolheu as Escrituras, porque elas bastam. A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e contém toda a verdade e sabedoria de que precisamos para viver.
Ao longo da história, a exposição da Bíblia Sagrada tem tido um impacto profundo e transformador na vida de inúmeras pessoas e comunidades. A Reforma Protestante do século XVI, por exemplo, foi impulsionada pela redescoberta da Bíblia Sagrada e pela sua exposição ao povo em sua língua nativa. Isso trouxe uma transformação profunda na forma como as pessoas entendiam a fé cristã e na maneira como viviam suas vidas.
Hoje em dia, a exposição da Bíblia Sagrada continua a ter um impacto transformador na vida de muitas pessoas. Quando a Palavra de Deus é ensinada com clareza e autenticidade, ela é capaz de mudar nossas mentes e corações, transformando-nos em pessoas melhores.
Sobre isso, Charles Stanley disse o seguinte: “A Palavra de Deus é o mapa que nos guia pelo labirinto da vida.”
Devemos valorizar e respeitar a Bíblia Sagrada como a Palavra de Deus. Ela é a fonte de toda a verdade e sabedoria de que precisamos para viver. Quando a estudamos e meditamos nela, somos transformados e moldados segundo a vontade de Deus. Ela nos guia e nos ensina a amar a Deus e ao próximo.
Que possamos ser como os discípulos de Emaús e abrir nossos corações para a Palavra de Deus. Que possamos valorizar e respeitar a Bíblia Sagrada como a Palavra de Deus. Que possamos aprender com ela e ser transformados por ela…