Quando somos gratos pelas coisas que o Senhor tem nos dado, isso não só nos beneficia emocional e mentalmente, mas também beneficia as pessoas ao nosso redor.
Um simples “obrigado” pode alegrar o dia de alguém e fazer com que ele se sinta amado ou amada. Não nos custa nada ser agradecidos, e ainda assim os benefícios são imensuráveis.
Gratidão é uma qualidade muito importante para Deus, e Ele quer que a cultivemos em nossas próprias vidas. Ele sabe que quando formos gratos por Suas bênçãos, seremos pessoas mais felizes e mais realizadas.
Na mensagem de hoje vamos meditar sobre a importância da gratidão em nosso relacionamento com Deus e como ela está diretamente ligada a benção da multiplicação.
Então fique comigo até o final, tenho certeza que o Senhor quer falar com você.
Por que é importante ser grato pelo que temos?
A gratidão é uma das emoções mais importantes tanto para o nosso relacionamento com Deus, como para a nossa vida.
Além da melhoria na saúde física e mental, tornando-nos mais resistentes e aumentando nossa satisfação geral com a vida, a gratidão também nos ajuda a construir relacionamentos fortes e aumenta nossa capacidade de trabalhar em equipe e cooperação.
Ser cristãos gratos nos permite ver o que como Deus tem nos abençoado e promove uma perspectiva positiva com relação às adversidades da vida, ela nos ajuda a apreciar o que temos ao invés de lamentar o que ainda falta.
A gratidão é o fundamentos para muitas outras emoções saudáveis, como felicidade, amor e compaixão. O sentimento de gratidão nos permite, assim, ter uma vida com mais significado.
Neste sentido, veja o que a Bíblia diz sobre a semente da gratidão em 1 Tessalonicenses 5.18:
Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (1 Tessalonicenses 5:18 NVI)
O cristão que é grato em todas as circunstâncias entendeu que Deus é soberano. Reclamar rouba de nós o poder de enxergar pela fé. De confiar que, embora os meus olhos não enxerguem Deus está trabalhando em todas as coisas, até mesmo nas tragédias, para a sua glória e o nosso bem.
Devemos ser gratos, porque essa é a vontade de Deus para nossa vida, e a sua vontade é boa, perfeita e agradável. É muito importante saber que a gratidão é profundamente valorizada por Deus.
O próprio Jesus nos ensina isso.
Deus está atento ao coração grato
Veja o que está escrito em Lucas 17:11-19:
A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!” Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?” Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”. (Lucas 17:11-19 NVI)
Muitas pessoas clamam a Deus, todos os dias, pedindo que lhes ajude. Que opere milagres, que resolva suas demandas. E Deus resolve, na maioria das vezes;
Da mesma forma, na maioria das vezes, Deus não recebe a gratidão de volta. Gratidão expressa por obediência, louvor, serviço. A maioria de nós, segue seu caminho, como fizeram nove, dos dez leprosos.
Mas perceba, que quando o samaritano chegou para agradecer, Jesus, sentiu falta dos outros nove. Uma fé sincera, demonstra gratidão voluntária. Jesus está à procura de corações assim.
Se você deseja a bênção da multiplicação, cultive um coração grato. As consequências são extraordinárias.
O que acontece quando somos ingratos?
Quando somos ingratos, perdemos a oportunidade de celebrar todas as coisas boas que o Senhor tem nos dado.
Nós falhamos em ver a beleza nos momentos do dia-a-dia e as bênçãos que cruzam nosso caminho. Como resultado, nós ficamos infelizes e insatisfeitos.
Nossa ingratidão também pode levar a conflitos e divisões.
A ingratidão distancia o nosso coração da bênção de Deus.
Veja o que a Bíblia diz sobre isso em Romanos 1.20,21:
Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. (Romanos 1:20,21 NVI)
Temos inúmeros motivos para ser gratos. Basta olhar pra natureza, para a criação. Ao ver a beleza e complexidade da vida, já podemos ser gratos.
Mas o texto sagrado diz, que mesmo observando a criação, o ser humano caído, prefere ignorar a Deus e não glorificá-lo. Não lhe demonstram gratidão.
A colheita dessa atitude?
Além de uma vida amargurada, é a eternidade no inferno. Se você deseja colher a bênção da multiplicação em sua vida e dia a dia, seja intencional em dar graças a Deus, todos os dias.
Ele está à procura de coração gratos. A colheita da gratidão, é a abundância.