Vivemos em uma sociedade em que parte dos indivíduos são dominados pela ansiedade. O fato é que a ansiedade, considerada o mal do século, quer nos dominar a todo custo.
Seja por um motivo ou por outro sempre há alguma coisa batendo à porta do nosso coração para nos tirar da zona da paz, pois o lugar chamado paz é um lugar que incomoda muito a ansiedade.
Estamos cercados a todo momento por algo que quer nos roubar a tranquilidade. Tanto que vivemos dias em que as pessoas estão dominadas pela ansiedade.
Mas, diante deste contexto, o Senhor Deus nos convida a largar a ansiedade, a abrir mão da preocupação com o futuro. O desejo de Deus é que estejamos livre de toda ansiedade que nos leva a incredulidade.
O convite de Deus
Jesus nos convida a um caminho de tranquilidade e paz.
O texto base para este estudo está em Salmos 38: 7 e 8. Nele vemos que a ansiedade do salmista, a preocupação dele e o desassossego do seu coração é tão grande que os seus lombos, isto é suas costas estavam ardendo e ele sente como se todo o seu corpo estivesse enfermo.
E, isto acontece de fato!
Quando a tensão é muito grande os músculos do nosso corpo sentem e acabam ficando doentes.
Não se deixe dominar
E, há muitas pessoas doentes de ansiedade, com medo daquilo que ainda não aconteceu e muito provavelmente não vai acontecer.
O salmista descreve a sua situação e percebe-se que ele está quebrantado. E, é tão interessante que a palavra original hebraica para quebrantado é “dakah” que significa esmagar, ser esmagado, estar contrito, sucumbir, destroçar.
Ou seja, é como se o salmista sentisse como se uma grande pressão estivesse sobre ele, e estivesse sendo esmagado por ela.
Pois bem, é exatamente essa sensação que a ansiedade provoca.
Quando estamos dominados a ansiedade faz nos sentirmos incapazes, nos faz ver o problema amplificado. Mas, este não é o desejo do Senhor Jesus.
Jesus nos traz a Paz
Ele nos convida a um caminho de paz, a lançar sobre Ele a nossa ansiedade. É exatamente isso que o salmista faz “na tua presença Senhor estão os meus desejos todos e a minha ansiedade não te é oculta”.
Ele não esconde de Deus a ansiedade, está quebrantado, ansioso mas, permanece na presença de Deus.
Portanto, não permita que ansiedade, a incredulidade, a preocupação afastem você da presença de Deus. Pelo contrário, lança cada vez mais o seu coração na presença do Senhor Deus.
Não se esconda de Deus. Não permita que a ansiedade domine você a ponto de distanciar seu coração de Deus. E, mesmo que você esteja se sentindo esmagado pela ansiedade, permaneça na presença de Deus.
Pois, o desejo dele é aliviar o seu fardo, cuidar de você, sarar seu coração e lhe libertar de toda a preocupação.