Vivemos em uma época em que as distrações são abundantes e onipresentes. Desde a mídia social até as notificações de nossos smartphones, somos constantemente bombardeados por estímulos que podem desviar nossa atenção do que realmente importa. Essas distrações podem nos levar a perder tempo, energia e, o mais importante, a perder de vista o bom plano de Deus para a nossa vida.
As distrações podem ser especialmente prejudiciais para aqueles que desejam seguir a Cristo. A Bíblia nos chama a “andar em novidade de vida” (Romanos 6:4) e a nos esforçar para cumprir a vontade de Deus. Mas quando nos deixamos levar pelas distrações, podemos facilmente nos afastar do caminho que o Senhor planejou para nós.
Uma das principais causas de distrações é a nossa dependência excessiva de tecnologia. Embora a tecnologia tenha traga muitos benefícios, também pode ser uma fonte de estresse e ansiedade. As notificações incessantes de nossos dispositivos móveis podem nos impedir de nos concentrar em tarefas importantes ou mesmo de nos envolver em momentos significativos com irmãos em Cristo, família e com o próprio Jesus.
Outra fonte de distrações é a falta de prioridade. Muitas vezes, estamos ocupados com coisas que não são realmente importantes. Podemos gastar tempo demais assistindo TV, séries, navegando na internet ou em hobbies. Quando nos falta uma clara visão de nossas prioridades, é fácil nos distrair com coisas que não têm importância duradoura.
Mas há esperança para aqueles que lutam contra as distrações. Deus nos chama a nos concentrar em coisas que são verdadeiras, nobres, justas, puras, amáveis, de boa fama, virtuosas e louváveis (Filipenses 4:8). Ou seja, o Senhor nos chama para viver uma vida com significado. Podemos orar por sabedoria e discernimento para priorizar as coisas certas em nossas vidas e nos esforçarmos para manter o foco em nossa caminhada com Cristo.
Ao resistir às distrações e nos concentrar no que é importante, podemos experimentar uma maior paz e satisfação em nossas vidas. Podemos ser mais eficazes em nossas tarefas e mais presentes em nossos relacionamentos. E, acima de tudo, podemos estar mais conectados com Jesus e com sua vontade para nossas vidas.
Foco: a chave para a VITÓRIA do Cristão (em vídeo)
>>>Inscreva-se em nosso Canal no YouTube
O que você quer, mais que tudo?
Veja o que está escrito em Mateus 6.33:
“Buscai em primeiro lugar o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
Muitas vezes, podemos nos encontrar em um estado de confusão e incerteza sobre o que devemos fazer. Podemos sentir a pressão de seguir as expectativas de outras pessoas – nossos pais, amigos, cônjuge ou sociedade em geral. Podemos nos sentir tentados a seguir um caminho que parece bom aos olhos dos outros, mas que não se alinha com a vontade de Deus.
A Bíblia deixa claro que Deus tem um plano específico para cada um de nós (Jeremias 29:11). Ele nos criou com propósito e intenção, e nos chamou para cumprir uma obra única em sua grande história. Mas é fácil se distrair com o que os outros pensam que é melhor para nós e, consequentemente, nos afastar do caminho que o Senhor planejou.
É importante lembrar que, como cristãos, nossa prioridade máxima deve ser buscar a vontade de Deus em nossas vidas. Isso significa deixar de lado as expectativas e opiniões dos outros, na maioria dos casos e nos concentrar em ouvir a voz de Deus. Quando nos concentramos em Deus e em seu propósito para nossas vidas, todas as outras coisas se encaixam naturalmente.
Seguir a vontade de Deus pode não ser fácil. Pode exigir que deixemos para trás certas ambições, sonhos e relacionamentos que não se alinham com sua vontade. Mas seguir a vontade de Deus nos levará a uma vida de significado, propósito e satisfação verdadeira.
Sobre isso, o Pastor e escritor Rick Warren disse o seguinte: “Deus tem um plano para sua vida, e ele é perfeito. Não se contente com nada menos do que isso.”
O que Deus tem para nós pode não parecer tão grandioso ou emocionante quanto o que os outros planejam, mas é exatamente o que precisamos para ser realizados e cumprir nossa missão na vida. É importante lembrar que Deus tem um plano específico para cada filho e filha, e sua vontade é sempre melhor do que qualquer coisa que possamos planejar para nós mesmos.
Para descobrir a vontade de Deus para nossas vidas, precisamos nos voltar para Ele em oração e leitura da Bíblia. Devemos nos esforçar para ouvir sua voz e seguir sua orientação, mesmo quando isso parece contrário ao que os outros esperam de nós. Devemos confiar que Deus sabe o que é melhor para nós e que Ele nos guiará em direção ao nosso destino final.
O mito da produtividade
Veja o que está escrito em Lucas 10:42:
“Porém, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lucas 10:42).
Na sociedade atual, muitas vezes nos sentimos pressionados a ser produtivos em todas as áreas de nossas vidas, inclusive na Igreja, onde deveríamos encontrar paz e descanso para as nossas emoções. A cultura moderna exige que sejamos multitarefas, capazes de realizar várias coisas ao mesmo tempo, sem comprometer a qualidade do nosso trabalho. Mas como cristãos, é importante lembrar que a produtividade não é a medida de nosso valor. A única coisa verdadeiramente necessária é escolher a “boa parte” – buscar a presença de Deus e aprender com Ele.
Na história bíblica de Maria e Marta, mencionada em Lucas 10:38-42, Jesus visitou a casa das duas irmãs. Marta estava preocupada em preparar uma refeição deliciosa para Jesus e sua comitiva, enquanto Maria sentou-se aos pés de Jesus, ouvindo seus ensinamentos. Marta ficou irritada com a aparente falta de ajuda de Maria e pediu que Jesus a repreendesse. Mas Jesus respondeu que Maria escolheu a “boa parte”, que não lhe seria tirada.
Essa história nos ensina que a presença de Deus é a única coisa verdadeiramente necessária e indispensável em nossas vidas. É fácil nos deixar levar pelas demandas do mundo ao nosso redor, comprometendo nossa saúde mental, física e espiritual em nome da produtividade. Mas quando escolhemos passar tempo na presença de Deus, aprendendo com Ele e nos aproximando Dele, somos fortalecidos e capacitados para cumprir nossas tarefas com excelência.
Muitas vezes, a cultura da produtividade pode nos levar a acreditar que precisamos fazer mais, alcançar mais e ser mais. Mas como cristãos, é importante lembrar que nossa identidade não está em nosso desempenho ou produtividade, mas sim em nosso relacionamento com Jesus. Quando nos aproximamos Dele e buscamos sua vontade em nossas vidas, somos lembrados de que somos amados e valorizados independentemente do que fazemos ou realizamos.
Sobre isso, o Pastor e autor Tony Evans disse o seguinte: “Não importa quantas coisas estejam em sua agenda, se Deus não estiver no topo dela, você está desperdiçando seu tempo.”
Na sociedade atual, é importante lembrar que a presença de Deus é a única coisa verdadeiramente necessária e indispensável em nossas vidas. Precisamos aprender a nos desligar do ruído do mundo e nos concentrar em passar tempo na presença de Deus, aprendendo com Ele e nos aproximando Dele. Quando fazemos isso, somos fortalecidos e capacitados para cumprir nossas tarefas com excelência e para viver uma vida plena e significativa em Cristo.
O problema do modo multitarefa
Veja o que está escrito em Lucas 16:13:
“Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Lucas 16:13).
Fazer uma infinidade de coisas em sua vida, ao mesmo tempo, pode parecer uma maneira eficiente de lidar com as muitas demandas, mas muitas vezes resulta em uma execução superficial e pouco satisfatória de várias tarefas. Quando tentamos nos concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo, acabamos não conseguindo nos dedicar adequadamente a nenhuma delas, comprometendo a qualidade de nosso trabalho e prejudicando nosso desempenho.
Além disso, a falta de foco pode nos afastar daquilo que realmente importa. Quando tentamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, pode ser difícil discernir o que é verdadeiramente importante e significativo. Podemos nos distrair com tarefas menores e menos relevantes, comprometendo nosso tempo e energia com coisas que não têm importância duradoura.
A Bíblia nos ensina que devemos viver com propósito, fazendo com excelência aquilo que Deus nos chamou para fazer. Quando nos concentramos em uma tarefa ou objetivo específico, podemos nos dedicar completamente a ele e produzir um trabalho de qualidade. Isso nos permite alcançar a vida abundante que Jesus prometeu de maneira mais eficaz e satisfatória, ao mesmo tempo que nos permite manter o foco naquilo que realmente importa.
Sobre isso, o Pastor Batista Oswald Chambers disse o seguinte: “Não há uma bênção maior do que a de sermos fiéis em uma tarefa específica que Deus nos designou.”
Ao invés de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, devemos nos esforçar para priorizar o bom plano de Deus para nossa vida e trabalhar diligentemente para alcançá-lo. Uma vz que temos clareza sobre isso, devemos dedicar toda nossa energia e atenção a ele, sabendo que estamos investindo nosso tempo e habilidades naquilo que realmente importa: a glória de Deus.