O Senhor Jesus disse que há mais felicidade em dar do que em receber. E as pesquisas recentes revelam que pessoas generosas são mais feliz.
Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “. (Atos 20:35 NVI)
Vemos esta verdade na vida dos apóstolos, que apesar de todas as dificuldades e perseguições que enfrentaram, eram pessoas felizes.
E por quê isso aconteceu?
Porque eles estavam mais concentrados em dar, não em receber.
Em um estudo recente, os cientistas descobriram que as pessoas que dão aos outros experimentam maior felicidade do que as que não dão.
Os participantes do estudo foram convidados a classificar seus níveis de felicidade em uma escala de 1 a 10. Também foi perguntado com que frequência eles se engajavam em diferentes atos de generosidade, tais como ofertar dinheiro, seu tempo, ou ajudar o próximo.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas mais felizes eram aquelas que davam com mais frequência.
O HÁBITO dos CRISTÃOS mais FELIZES do MUNDO (Oração)
Por que isso acontece?
Uma das razões, passa pela motivação da generosidade. Pessoas generosas acreditam que na prática do bem e isso fortalece suas relações sociais.
Quando damos aos outros, nos sentimos conectados a eles e à nossa comunidade.
Este sentimento de conexão é essencial para a felicidade.
Além disso, dar nos faz sentir bem com nós mesmos – é uma forma de afirmar nossos próprios valores e de viver à altura do que Jesus nos chamou para viver. Quando somos generosos, podemos ter certeza que é a operação do Espírito Santo em nós – e isso nos faz sentir muito bem.
A Vida dos Apóstolos
Vemos esta verdade se repetir na vida dos apóstolos, que apesar de todas as dificuldades e perseguições que enfrentaram, eram pessoas felizes.
E por quê isso aconteceu?
Porque eles estavam empenhados em dar, não em receber.
Eles ajudaram os fracos e compartilharam o que tinham com os necessitados – e, como resultado, experimentaram alegria permanente e uma vida com significado.
Se quisermos ser felizes como os apóstolos, precisamos seguir seu exemplo e nos concentrar em dar, em vez de receber. Só então experimentaremos a profunda satisfação e felicidade que é fruto da generosidade.
O impacto do segundo mandamento
Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. (2 Coríntios 8:1,2 NVI)
O segundo mandamento é muitas vezes esquecido pela maioria de nós, Cristãos, mas seu impacto é em nosso relacionamento com Deus está diretamente ligado ao primeiro.
Os cristãos macedônios foram um exemplo perfeito disso. Em meio a uma tribulação severa, eles ainda tinham uma grande alegria.
Sua alegria não se baseava em suas circunstâncias, mas em seu relacionamento com Jesus Cristo.
Eles sabiam que não importava o que acontecia nesta vida, eles tinham uma eternidade no céu pela qual ansiar. E assim, apesar de sua pobreza, eles foram generosos em sua doação à Igreja.
Eles entendiam que tudo o que tinham era um dom de Deus e queriam usar seus recursos para promover Seu Reino.
Pesquisas recentes mostraram que a generosidade pode ter um impacto significativo sobre nossa saúde e nosso bem-estar.
A pesquisa é clara: a generosidade nos torna mais felizes e mais saudáveis.
Em um estudo, os pesquisadores descobriram que os voluntários tinham taxas mais baixas de depressão e ansiedade, e tinham maior probabilidade de apresentar níveis mais altos de satisfação com suas vidas.
Mas os benefícios da generosidade vão além de nossa própria felicidade pessoal.
A graça é definida como o favor imerecido de Deus para conosco.
E quando colocamos em prática o segundo mandamento, ofertando nosso tempo, recursos e talentos para ajudar os outros, estamos estendendo graça a eles da mesma forma que Deus nos estendeu a graça.
Portanto, se você está procurando uma maneira de fazer a diferença em sua própria vida ou na vida dos outros, considere praticar a generosidade hoje.
A colheita é sempre maravilhosa!
A compaixão deixa outros felizes e nós também
O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. (Provérbios 11:25 NVI)
Os cristãos mais felizes da Terra são os mais generosos. A promessa de Provérbios 11:25 é real. A generosidade atrai a bênção de Deus. Quando damos aos outros, Deus nos faz prosperar. É uma equação simples que muitas vezes é esquecida no ritmo acelerado da vida.
E por que Deus faz isso?
A resposta simples é que isso lhe traz glória!
Quando damos, revelamos o amor de Deus em nós e isso mostra que confiamos em nele para suprir nossas necessidades. É um ato de fé. E quando tomamos decisões pela fé, Deus nos honra. Ele é um Deus fiel, que cumpre Suas promessas.
Mas, além disso, a generosidade também abençoa o doador.
Está cientificamente provado que a pessoa generosa é mais felizes. Quando fazemos algo gentil para outra pessoa, nosso cérebro libera dopamina, produzindo a sensação satisfação e prazer. Em outras palavras, a generosidade eleva a nossa qualidade de vida!
Portanto, se você está procurando uma maneira de ser mais feliz na vida, comece por ser mais generoso.
Dê de seu tempo, de seus talentos e de seus recursos. Assim como você faz, você descobrirá que Deus o abençoará abundantemente. Ele usará sua vida para ser uma bênção para os outros, e no processo, você também colherá de suas bênçãos!
Deus nos criou para praticar a generosidade, e quando vivemos dessa forma, experimentamos a alegria que ele reservou para quem pratica este mandamento. Portanto, não hesite em praticar a generosidade!
Comece a abençoar os outros e veja como Deus derrama Suas bênçãos sobre você.