Ao semearmos nossas sementes, sejam elas de tempo, finanças ou energia, é essencial que o façamos com foco. O poder da semeadura com foco vem se vê no resultado de crescimento da semente.
Quando formos intencionais sobre onde semeamos nossos recursos, Deus abençoará a colheita. O mesmo é verdade em nossa leitura da Bíblia; quando semeamos nosso tempo lendo as Escrituras com foco, veremos um retorno abundante.
Vamos explorar como podemos ler a Bíblia com foco e intencionalidade, para que possamos experimentar tudo o que Deus tem para nós!
O poder da SEMEADURA com FOCO (Oração)
Jesus chama!
Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu. (Lucas 5:27,28 NVI)
Quando Jesus nos chama, ele nos pede que o sigamos. Isto não é apenas um pedido casual – é um chamado à ação que requer nossa total atenção e foco. Infelizmente, muitos de nós nos distraímos com as coisas deste mundo e perdemos o que Jesus tem para nós.
As distrações drenam nossa energia e nos impedem de ser produtivos. Elas também nos impedem de ouvir a voz de Deus e de experimentar tudo o que Ele tem para nós. Quando Levi foi chamado por Jesus, ele não hesitou. Ele se levantou e deixou tudo para trás para seguir Jesus. Ele sabia que esta era uma oportunidade única na vida e não queria desperdiçá-la.
Por que o Levi respondeu tão prontamente à chamada? Acredito que foi porque ele tinha fé. Fé de que Jesus cuidaria dele e proveria suas necessidades. Fé de que seguir Jesus levaria a uma incrível aventura. E fé que resistindo ao chamado só o impediria de experimentar tudo o que Jesus tinha para ele.
Se você sente que está sendo chamado por Jesus, não resista a isso. Saia com fé e veja que coisas incríveis ele tem reservado para você!
Uma coisa de cada vez
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13,14 NVI)
- Uma coisa faço…esqueço do que ficou para trás e avanço…;
- Não permita que as frustrações lhe paralisem;
- O meu testemunho (Envio a Bolívia que não aconteceu);
- Confie na soberania de Deus;
Defina o que mais importa
Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas. (Lucas 5:29 NVI)
- No momento em que Jesus entrou em sua vida, Jesus se tornou o mais importante;
- Jesus passou a imediatamente fazer parte da vida de Levi;
- O que eu preciso fazer hoje?
- Muitos de nós quer a multiplicação da bênção de Deus, mas não quer que ele faça parte do nosso dia a dia;
- Não queremos que as pessoas saibam que ele faz parte da nossa vida.
O passado continuará existindo se você não cuidar do presente
“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. (Isaías 43:18 NVI)
- Aprenda a renunciar ao passado;
- A dor do passado não deve ser carregada pelo presente nem para o futuro;
- Não sinta falta de ter servido a Deus no passado, sirva hoje, agora;
- Deus está lhe dando o presente e nele há infinitas possibilidades;
- Muitos cristãos querem uma colheita abundante em Jesus, mas continuam vivendo no passado.
Deus entregou sementes de mudanças a todos nós, o que estamos fazendo com elas?
“Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’. “O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. (Mateus 25:24-27 NVI)
- Todos nós recebemos talentos e oportunidades;
- Cada um recebeu de acordo com a sua capacidade;
- Nosso dever é fazer prosperar aquilo que o Senhor nos entregou (Meu exemplo na pregação);
- O que recebeu um talento, deu desculpas;
- Ele não conhecia o seu senhor.
O poder da semeadura com foco na minha experiência
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 Coríntios 5:17 NVI)
- No primeiro ano de conversão eu sentia o chamado;
- Não sabia como aconteceria;
- Quanto mais me dedicava, mais clareza eu tinha;
- Quanto mais clareza, melhor;
- Uma vez que você está em Cristo, busque conhecer o projeto que ele tem para sua vida;
- Foque nisso!
A passagem de Mateus 25 é um lembrete sóbrio da importância da mordomia. Assim como nos foram confiados talentos e oportunidades, seremos responsabilizados pelo que fazemos com eles.
É fácil arranjar desculpas quando não estamos indo bem, mas não é isso que Deus quer de nós. Ele deseja que prosperemos e Lhe tragamos glória com os dons que Ele nos deu.
Você tem negligenciado seus dons? O que você vai fazer para começar a usá-los de maneiras que O honrem? Gostaríamos muito de ouvir seus pensamentos nos comentários abaixo.