A esperança é uma das virtudes cristãs mais importantes e fundamentais em nossa caminhada com Jesus. Ela nos ajuda a perseverar em tempos difíceis e nos dá a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas. Na Bíblia, encontramos muitas passagens que falam sobre a esperança. Uma delas está em Romanos 5:1-5, que diz:
“E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” (Romanos 5:5)
Esse texto Sagrado nos mostra que a esperança é algo gerado em nós como resultado da fé em Jesus. Ela nos dá a certeza de que temos paz com Deus e nos dá a força necessária para perseverar mesmo em tempos de adversidade. Além disso, a esperança é uma virtude que nos ajuda a crescer em caráter e a ter a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas.
O problema está no coração (em vídeo)
>>>Inscreva-se em nosso Canal no YouTube
O coração é enganoso
Veja o que está escrito em Jeremias 17.9:
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”. (Jeremias 17.9)
Essa passagem deixa claro que nosso coração é enganoso e perverso. Muitas vezes, seguimos nossos próprios desejos e vontades, ao invés de buscar a vontade de Deus. Isso nos leva a tomar decisões erradas que nos afastam da Santidade de Deus e dos outros. O coração humano é falho e, por isso, precisamos buscar a orientação do Espírito Santo em nossas vidas.
Na história da humanidade, encontramos muitos exemplos de pessoas que tomaram decisões importantes de maneira errada por causa de um coração enganoso. Um desses exemplos é a história do rei Davi, que, em um momento de fraqueza, cometeu adultério com Bate-Seba e depois mandou matar seu marido, Urias, para encobrir seu pecado.
Davi era um homem segundo o coração de Deus e havia sido escolhido por Ele para ser o rei de Israel. Davi tinha um relacionamento genuíno com Deus, mas, em um momento de fraqueza, o rei permitiu que seu coração enganoso o levasse a cometer um pecado grave. Ele se esqueceu de quem ele era em Deus e de sua responsabilidade como rei e líder de seu povo.
A história de Davi nos mostra como nosso coração pode nos enganar e nos levar a cometer erros que afetam ,não apenas a nossa vida, mas a de muitas pessoas que amamos. Mas a história de Davi também nos mostra que Deus é um Deus de misericórdia e perdão.
Quando o rei reconheceu seu pecado e se arrependeu, Deus o perdoou e o restaurou.
Sobre isso, Fanny Crosby disse: “Não se esqueça de que a esperança é um poderoso estimulante. O objetivo não é viver para sempre, mas criar algo que viverá.” – Fanny Crosby, poetisa e compositora cristã.
A história de Davi deve nos lembrar de que nosso coração é falho e que precisamos buscar a direção de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Devemos sempre lembrar quem somos em Deus e seguir sua vontade, mesmo em momentos de fraqueza. E, quando cometermos erros e pecados, devemos nos arrepender sinceramente e buscar o perdão de Deus…
Jesus nos purifica
Veja o que está escrito em Marcos 7.21-23:
“Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ “. (Marcos 7:21-23)
Jesus nos ensina que a fonte de todo o mal que existe no mundo vem de dentro do coração do ser humano. Mas, através de sua morte e ressurreição, o próprio Jesus nos oferece a chance de sermos purificados e transformados.
Quando entregamos nossa vida a Ele, somos perdoados e recebemos um novo coração. Um coração que deseja fazer a vontade de Deus e que busca o bem dos outros. Jesus nos purifica do pecado e da maldade que habitam em nosso coração caído, e nos dá uma nova vida em Cristo.
Na história da humanidade, encontramos muitos exemplos de pessoas que foram transformadas por Jesus. Um desses exemplos é John Newton, um comerciante de escravos que vivia no século XVIII.
Ele era um homem ganancioso e cruel, que fazia sua fortuna explorando e vendendo seres humanos.
Mas um dia, durante uma tempestade no mar, Newton se viu diante da morte e percebeu a maldade de suas ações. Ele se arrependeu de seus pecados e entregou sua vida a Jesus. Depois disso, Newton se tornou um pregador do evangelho e um defensor da abolição da escravatura. Ele escreveu a famosa canção “Amazing Grace”, que se tornou um hino de esperança para muitas pessoas ao redor do mundo.
Sobre isso, T.D Jakes disse: “O perdão de Jesus é a chave para a purificação de nossa alma e a transformação de nosso coração.” – T.D. Jakes, pastor e autor cristão.
A história de John Newton nos mostra como Jesus pode transformar nossas vidas, não importa quão pecaminosas tenham sido nossas ações no passado. Quando entregamos nossa vida a Jesus, Ele nos purifica e nos dá uma nova vida em Cristo. Como John Newton, podemos experimentar a transformação que só Jesus pode nos dar…
Deus nos dá um novo coração
Veja o que está escrito em Ezequiel 36.26:
“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne”. (Ezequiel 36.26)
Esse texto nos mostra que Deus pode nos dar um novo coração. Um coração que não é mais insensível e duro, mas que é sensível às necessidades dos outros e busca a vontade de Deus.
Quando entregamos nossa vida a Jesus e permitimos que Ele nos transforme, Ele nos dá um novo coração. Na história da humanidade, encontramos muitos exemplos de pessoas que tiveram seus corações transformados por Deus.
Um deles é Charles Colson. Ele foi um dos principais assessores do presidente americano Richard Nixon na década de 1970. Ele era um homem ambicioso e sem escrúpulos, que se envolveu em várias atividades ilegais durante o governo Nixon.
Mas, em 1973, Colson foi preso e condenado por obstrução da justiça no caso Watergate. Na prisão, ele se arrependeu de seus pecados e entregou sua vida a Jesus. Depois de ser libertado da prisão, Colson fundou um ministério cristão chamado Prison Fellowship, instituição que ainda hoje que tem como objetivo alcançar prisioneiros com o amor de Deus e tem sido o instrumento para a transformação de milhares de vidas.
A história de Charles Colson nos mostra como Deus pode transformar nossas vidas, mesmo depois de termos cometido erros graves no passado. Quando entregamos nossa vida a Deus e permitimos que Ele nos transforme, Ele nos dá um novo coração e nos capacita a fazer a vontade Dele. Como Colson, podemos experimentar a transformação que só Deus pode nos dar.
Sobre isso, o Pastor Max Lucado disse: “Deus nos dá um novo coração para que possamos experimentar a vida abundante que só é possível em Cristo.” – Max Lucado, pastor e autor cristão.
Quando nos arrependemos e entregamos nossa vida a Jesus, Ele nos dá um novo coração e nos capacita a fazer a vontade Dele. Devemos buscar a Deus todos os dias e permitir que Ele nos transforme em cristãos melhores, que amam a Deus e amam o próximo como a si mesmos…