O que Jesus diz sobre oração? Primeiro, cabe destacar que antes que o Mestre nos ensine com palavras, Jesus nos ensina sobre oração, com seu exemplo.
O texto base para este texto está em Lucas 18:1,7.
A oração deve ser um hábito
Jesus era um homem de oração. Mesmo sendo Deus, detentor da divindade, mesmo assim Ele ora continuamente.
Ao longo do ministério de Jesus, Ele cultiva o hábito da oração.
Lemos nas escrituras que as pessoas quando O procuravam antes de começar o dia, Jesus já estava orando. Ele acordava mais cedo que todo mundo para estar a sós com seu pai.
Em situações específicas como antes de nomear os seus apóstolos, Ele passou uma noite inteira em oração ou antes de sair de Cafarnaum e migrar para o interior da Galileia ele orou.
Ou seja, antes de grandes decisões Jesus orava, pois era um homem de oração e ele nos ensina através do exemplo o quanto a oração é importante.
Em Lucas, Ele nos conta a parábola da viúva e do juiz iníquo e por meio dela nos exorta a orar sempre e nunca desanimar.
Interessante, que nunca desanimar e orar sempre são duas coisas que estão faltando muito em nossos dias, uma igreja que ora e uma igreja que não desanima na oração.
Sendo assim, em primeiro lugar, Jesus nos diz que a oração deve ser um hábito.
Devemos orar mais
É fato que o Senhor Jesus quer nos ver orando. Se nós passássemos mais tempo em oração nós precisaríamos fazer menos.
Martinho Lutero sobre isso diz: “eu tenho tanto que fazer mais tanto, que as duas primeiras horas do meio-dia eu passarei na oração”.
Que incrível! Lutero faz exatamente o contrário de nós, que quanto mais temos a fazer mais negligenciamos a oração.
Eu e você devemos orar sempre e nunca desanimar. Esse é o nosso desafio, a promessa do Senhor Jesus no texto base é que Deus fará justiça.
Confie, pois o Senhor Deus responderá a sua oração no tempo determinado.
Neste período, o diabo vai batalhar, a carne vai batalhar, seus sentimentos vão querer lhe sabotar, mas não desista, ore sempre sem desanimar.
Perceba que Jesus conclui o texto com uma pergunta: Continuará fazendo-os esperar?
A sua espera em algum momento vai acabar. Embora, eu não saiba dizer quando, como ou onde, tenho certeza que vai acabar. Porque você não está lançando palavras ao vento, ao orar, as suas orações sobem com cheiro suave às narinas do nosso Deus.