Uma das perguntas que mais nos fazemos é “qual o segredo da vida abundante?”. O que eu preciso fazer ou ter para ser muito feliz e desenvolver um relacionamento profundo com Deus independente do que dizem as circunstâncias que estou vivendo?
Nem sempre as coisas estão indo bem conosco. Há muitos momentos de dificuldades, luta e provação. E acontece que, muitas vezes, as coisas estão indo bem ao nosso redor mas, dentro de nós há uma guerra contínua.
Precisamos abrir mão de muitas coisas, renunciar. Qual é o segredo? Como viver essa vida muito bem na presença de Deus? Vamos aprender juntos!
O exemplo de Paulo
Em Filipenses 4: 10 a 13 encontramos o segredo da vida abundante. O apóstolo Paulo aprendeu a viver satisfeito, contente em toda e qualquer situação, quer as coisas estivessem indo bem, quer as coisas estivessem indo mal.
Perceba que é uma questão de satisfação.
Diz respeito ao fato de você observar ao seu redor e por mais que as coisas não estejam indo do jeito que você gostaria que elas fossem você poder orar a Deus e dizer muito obrigado meu Deus.
Ou seja, é você ser contente e satisfeito com o que o Senhor tem nos dado, seja em abundância, seja em escassez.
O apóstolo Paulo aprendeu a ser satisfeito. A pergunta para nós neste instante é: Somos satisfeitos e gratos?
Além disso, Paulo aprendeu a ter muito e a ter pouco. Tanto a ser humilhado com a honrado. Ou seja, em todas as coisas, em todas as circunstâncias ele tem experiência tanto a ter fartura como a ter fome. Ele aprendeu a ter muito e aprendeu a ter pouco.
Pare um pouco e reflita: como está a sua vida nesse sentido?
Interessante que a palavra grega que o apóstolo Paulo utiliza para dizer que está contente é “autarkes” que significa suficiente para si mesmo, porte bastante ou que produz o suficiente para não necessitar de auxílio ou apoio, Independente de circunstâncias externas, contente com a sua sorte ou fortuna como os recursos que possui ainda que limitadíssimos.
Que fascinante!
Paulo aprendeu a viver contente. Ele olhava para aquilo que o Senhor Deus lhe tinha dado quer fosse muito ou pouco e dizia é o bastante, é o suficiente e eu sou grato por isso.
Suportar as situações
Além disso, o apóstolo Paulo aprendeu a suportar todas as situações em Cristo, como mostra o versículo 13, tudo posso Naquele que me fortalece.
Isso nos ensina, que nós também podemos suportar todas as situações em Cristo. Esse é o segredo da vida abundante em Cristo, aprender a ser satisfeito independente da situação e aprender a suportar todas as situações em Cristo.
Que o Senhor possa gerar em mim e em você esse coração satisfeito, grato e que não depende das circunstâncias externas para ser satisfeito e feliz mas, que depende exclusivamente da presença do bondoso Deus.