Pare de brigar com o inimigo errado. Digo isto pois, uma das coisas mais comuns da nossa vida é perdermos tempo e gastarmos muita energia lutando com o inimigo errado.
Muitas vezes nós fazemos de pessoas, lugares, circunstâncias, órgãos e entidades o nosso inimigo. Mas, o desejo de Deus é que paremos de brigar com o inimigo errado e tenhamos o foco voltado para aquele que realmente é o nosso adversário.
Uma das pessoas que cometeu o erro de brigar com o inimigo errado foi Saul. Ele olhou para pessoa errada e fez dela o seu inimigo, de tal maneira que começou a perseguir e a gastar sua vida e seus recursos emocionais, físicos para destruir alguém que não era seu inimigo.
Neste estudo vamos aprender como podemos parar de brigar com o inimigo errado porque muitas vezes você está atrasando sua vida. Vamos então aprender e passar para o próximo nível da nossa vida.
O exemplo de Saul
O texto base para este estudo é o I Samuel 18, do versículo 27 a 30.
É tão interessante este texto, porque Saul reconheceu que Deus era com Davi mas, ao invés de acolher e abraçar Davi, Saul o temeu ainda mais.
A palavra que é utilizada no hebraico para dizer que Saul temeu a Davi é “yare’ ”que significa temer, reverenciar, ter admiração, ter medo, honrar, respeitar, ser temível, ser pavoroso, causar espanto e admiração, inspirar reverência ou temor.
O que Saul sentia com relação a Davi era um misto de inveja, ódio, respeito e admiração. Porém, ele não soube administrar isso.
E, ao invés de fazer de Davi um aliado fez com que Davi fosse continuamente o seu inimigo.
Cuidado para não cometer o erro de Saul
Já percebeu que muitas vezes fazemos o mesmo que Saul?
Ao percebermos que alguém é melhor do que nós em determinada tarefa, na nossa família, no nosso trabalho ou mesmo na comunidade cristã, ao invés de fazermos desta pessoa um aliado, fazemos dela nosso inimigo.
Mas, quanto mais Saul perseguia Davi, mais Davi lograva êxito e o seu nome se tornava ainda maior.
O que acontece quando nós focamos no inimigo errado é que gastamos energia, tempo e recursos e o inimigo continua a crescer. E, nós continuamos a definhar.
Por isso, pare de brigar com o inimigo errado. Seu tempo, energia e recurso são recursos valiosíssimos para serem gastos com o que não importa.
O seu verdadeiro inimigo é Satanás e seus demônios, o pecado, a carne e você mesmo quando você se auto sabota e fica a procurar culpados a todo momento pelos nossos resultados ruins.
Perceba que isso vem desde o Éden: Eva pecou, Adão pecou e cada um deles ficou procurando culpado. Nenhum assumiu o seu erro diante de Deus, preferiram jogar a culpa para os outros.
O desejo de Deus é que você foque naquilo que realmente importa. Que o bondoso Deus abra os nossos olhos espirituais e nos dê discernimento para perceber aquilo que realmente importa e quem é o nosso verdadeiro inimigo.