Pare de olhar para o que falta em sua vida e comece a olhar para todas as maneiras que Deus já providenciou para você. Quando você se concentra no que não tem, é fácil perder todas as maneiras que Deus está cuidando de você.
Mas quando você dá um passo atrás e olha para sua vida com gratidão, você começará a ver todas as maneiras que Deus vem cuidando de você o tempo todo.
Desde sua família e amigos até sua saúde e seu lar, Deus lhe deu tudo o que você precisa para viver uma vida feliz e gratificante.
Pare de se preocupar com o que está faltando e comece a agradecer a Deus por todas as maneiras que Ele já o abençoou.
“Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus”, ela respondeu, “não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. ” Elias, porém, lhe disse: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ “. (1 Reis 17:12-14 NVI)
Este texto de 1 Reis 17 é um dos mais conhecida da Igreja de Jesus, em todos os tempos. Ele deixa muito claro que para Deus nada é impossível.
Mas há algumas verdades sobre esta história que precisamos refletir com muito cuidado.
Como por exemplo, o pedido ousado do profeta Elias e a resposta da viúva de Sarepta.
Ele pede água e um pedaço e pão.
A mulher, por sua vez responde que o pouco que tem é para ela e seu filho comer, antes de morrer de fome.
O contexto bíblico nos mostra que havia uma seca severa nesta época e com isso, escassez de alimento.
Mesmo com a negativa da mulher, Elias insiste, desta vez dizendo: “faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim…Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ “.
O convite do profeta para aquela mulher foi: tire os olhos da necessidade, daquilo que falta e coloque-os no poder de Deus.
A viúva de Sarepta creu!
Fez conforme o profeta disse, e a promessa se cumpriu.
Enquanto havia seca, havia farinha e azeite na botija.
Diariamente o Espírito Santo enchia as vasilhas da casa com o seu poder.
Por muito tempo os meus olhos estiveram na necessidade.
No que faltava.
Mas depois que conheci a história de George Muller, um homem de Deus que viveu no século XIX, minha atitude mudou.
A biografia de George Muller é repleta de milagres.
Desde a provisão do pão diário para milhares de crianças orfãs até uma oração dele que fez Deus mudar a direção do vento, durante um rigoroso inverno inglês.
Um homem de Deus!
O segredo de George Muller?
Sua vida de oração.
Ele não compartilhava suas necessidades com ninguém, mesmo que elas insistissem, só o Senhor as conhecia e supria.
Desde que conheci sua história tenho tentado imitar seu estilo de vida.
Depois de alguns anos, a percepção que tenho é a de que os meus olhos se abriram para perceber aquilo que não é visível.
A certeza de que Deus estará, lá.
Pare de olhar para o que falta (Oração)
Deus abre os nossos olhos
Sobre isso, veja o que está escrito em Gênesis 21.15-20:
Quando acabou a água da vasilha, ela deixou o menino debaixo de um arbusto e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, porque pensou: “Não posso ver o menino morrer”. Sentada ali perto, começou a chorar. Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: “O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou. Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo”. Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino. Deus estava com o menino. Ele cresceu, viveu no deserto e tornou-se flecheiro. (Gênesis 21:15-20 NVI)
- Quando acabou a água, Hagar pensou que era o seu fim e o fim de Ismael;
- Mas o Senhor ouviu o choro do menino;
- Deus abriu os olhos de Hagar e lhe mostrou uma fonte;
- Ele e o menino viveram e prosperaram no deserto;
- Só acaba, quando Deus determina.
Somos tentados a querer manter o controle, mas enquanto não abrirmos mão disso, não veremos a glória de Deus.
Olhe para Jesus
Sobre isso, veja o que diz Mateus 14.15-21:
Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida”. Respondeu Jesus: “Eles não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer”. Eles lhe disseram: “Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes”. “Tragam-nos aqui para mim”, disse ele. E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. (Mateus 14:15-21 NVI)
- Os discípulos apresentaram um plano para Jesus;
- Mas Jesus tinha um plano melhor;
- O plano de Jesus tirava os olhos dos discípulos da necessidade;
- Jesus pegou o pouco que eles tinham e transformou em muito;
- Jesus transforma a escassez em abundância quando cremos nele.
O desejo de Deus sempre foi o de cuidar de nós.
Pare de olhar para o que falta e olhe para o Senhor
Veja o que está escrito em Êxodo 16:8:
Disse ainda Moisés: “O Senhor lhes dará carne para comer ao entardecer e pão à vontade pela manhã, porque ele ouviu as suas queixas contra ele. Quem somos nós? Vocês não estão reclamando de nós, mas do Senhor”. (Êxodo 16:8 NVI)
- “O Senhor lhe dará…”;
- A dificuldade que temos de depender de Deus é fruto da natureza caída;
- Pão e carne, à vontade;
- Deus enviou mais do que o suficiente.
O problema de não termo uma colheita abundante, está em nossa atitude com relação ao Reino de Deus. A maioria de nós não prioriza a vontade do Senhor.
Planta muito e colhe pouco
Sobre isso, veja o que está escrito em Ageu 1.6-9:
Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”. Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram! Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado”, diz o Senhor. “Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso? “, pergunta o Senhor dos Exércitos. “Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa. (Ageu 1:6-9 nvi)
- Planta muito e colhe pouco;
- Eles tinham voltado do cativeiro, seu dever era reconstruir primeiro o Templo e reativar a adoração a Deus;
- Cada um foi cuidar de sua própria vida;
- A nossa colheita é proporcional a nossa semeadura;
- Longe de Deus, nada dava certo em suas vidas.
Nós olhamos tão frequentemente para nossas circunstâncias difíceis e nos perguntamos onde Deus está. Por que você não está fazendo algo, Senhor?
Moisés nos lembra que não devemos nos concentrar no que está errado com nossa situação, mas sim em Aquele que pode fazer todas as coisas certas.
Quando fazemos isso – quando paramos de olhar o que está faltando e começamos a olhar para o Senhor – Ele nos proporciona de maneiras que ultrapassam tudo o que poderíamos pedir ou imaginar (Efésios 3:20).
Esta semana, vamos dar um passo de fé e confiar que Ele irá atender nossas necessidades. Em vez de nos concentrarmos no que não existe, que sejamos gratos por tudo o que Deus já nos deu.
Obrigado Marcelli!
Oi Diego. Graça e paz.
Eu amo os seus devocionais, seus estudos, a sua forma de ensinar.
Vc é um canal de bençãos na nossas vidas. Deus te abençoe. 🙌