Como cristãos, é tão importante para nós trazer à memória as promessas de Deus. Sua Palavra é uma lâmpada para nossos pés e uma luz para nosso caminho (Salmo 119:105). Quando trazemos à mente as coisas que Ele nos prometeu, isso nos dá esperança e fortalece nossa fé. Lembra-nos que Ele é fiel e que Seus planos para nós são bons. Além disso, nos ajuda a confiar mais Nele quando estamos passando por momentos difíceis. Então, por que não dedicar algum tempo hoje para refletir sobre todas as maravilhosas promessas que Deus fez a Seus filhos? Você ficará contente de ter feito!
Por que TRAZER à MEMÓRIA as promessas de Deus?
O que ocupa a sua mente à maior parte do tempo?
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. (Lamentações 3.21-24 ARA)
O contexto em que Jeremias escreveu este texto é bem adverso.
As muralhas de Jerusalém haviam sido destruídas pelo exército de Nabucodonosor, o templo foi profanado e destruído, muitas pessoas morreram e outras foram levadas para a Babilônia como escravas.
O inacreditável havia acontecido.
Nem mesmo as nações inimigas acreditavam que aquilo era possível, dado a reputação do Deus de Israel.
Mas gora a tragédia era uma dura realidade.
O profeta Jeremias está desolado.
Ele testemunhou tudo.
Pior, Deus usou a vida dele para avisar que aquilo aconteceria.
Mas aqueles eventos o deixaram muito perturbados, em alguns momentos, lendo as suas declarações em Lamentações, percebemos que inclusive a sua fé em Deus está estremecida.
A após um longo desabafo, sobre como ele se sentia em relação ao que Deus havia feito, ele cita Lamentações 3.21-24.
Ele interrompe o fluxo de pensamentos ruins, e os substitui, pelas promessas de Deus.
Elas lhe davam esperança de um dia, mesmo que ele não testemunhasse, aquilo glorificaria a Deus e prepararia o caminho para o cumprimento das promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó.
Não pare de sonhar com as promessas de Deus
A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração. (Lucas 1:50 NVI)
Com o envolvimento nas questões do dia a dia é fácil esquecer o que realmente importa na vida. Podemos ficar tão envolvidos em nossos próprios problemas e preocupações que esquecemos que há um plano maior para a nossa existência.
Só quando nos afastamos e refletimos sobre a bondade de Deus, podemos ser lembrados de seu plano perfeito para nossas vidas.
A Bíblia nos diz que “suas misericórdias não têm fim; elas são renovadas todas as manhãs” Isto significa que não importa quantas vezes cometamos erros, Deus está sempre presente para nos perdoar e nos dar outra oportunidade.
Sua fidelidade é grande e ele nunca nos abandonará.
- O Deus que agiu na vida de Davi, Ester, Abraão e Paulo, é o mesmo que trabalha na sua vida;
- Servimos a um Deus estável;
- As misericórdias se estendem de geração a geração;
O poder do foco nas promessas
Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. (Atos 1:7 NVI)
- O “quando” não pertence a nós;
- Deus é soberano. É nosso Senhor, não nosso Servo;
- Devemos nos submeter ao seu tempo, pela fé.
Não desista porque está demorando
Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança. Os meus olhos fraquejam de tanto esperar pela tua promessa, e pergunto: “Quando me consolarás? ” (Salmos 119:81,82 NVI)
- Estou quase desfalecido (Nem sempre é fácil continuar esperando);
- Meu exemplo (Viver no ministério);
- Fale sobre sua angústia, com o Senhor;
- Ele é bom e vai lhe renovar.
Acreditar hoje lhe fará viver as promessas amanhã
Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”…Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”. Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”. (Gênesis 15:1,4,5 NVI)
- Não tenha medo Abrão;
- “grande será a sua recompensa”;
- Você verá o cumprimento da promessa;
- Os processos que Deus permite em nossas vidas, tem o objetivo de ampliar a nossa visão;
Uma das melhores coisas que podemos fazer quando esperamos pelas promessas de Deus é trazer essas promessas à mente.
Quando lemos e nos lembramos do que Deus disse, isso nos ajuda a manter nosso foco nEle e não em nossas circunstâncias.
Enquanto esperamos por Seu conforto, é bom falar com Ele sobre nossa angústia e nos lembrarmos de como Ele sempre foi fiel. Ele é bom e nos renovará no meio de qualquer provação.
Quais são algumas promessas das Escrituras a que você está se agarrando hoje?