Há momentos na nossa vida que parece que tudo dá errado, sai do eixo e parece que todas as coisas estão conspirando. Já vivi muitos momentos assim na minha vida.
Houve um tempo em minha vida que eu pensava sinceramente que o Senhor Deus estava trabalhando contra mim. Pois, até mesmo coisas simples davam errado. Até que o Senhor Deus falou comigo sobre o que fazer quando tudo dá errado.
Pois, existe algo que nós podemos aprender com a Bíblia Sagrada para viver este momento. E, é este ensinamento que quero dividir com você hoje, através deste artigo.
Não podemos esquecer que o Espírito Santo quer nos conduzir pela vida até mesmo quando dá tudo errado. Sendo assim, não desanime, se está vivendo essa fase. Não pare de crer.
O Senhor Deus não lhe abandonou, mas são fases que fazem parte do processo e que são necessárias para que nos tornemos mais fortes.
O texto base para este artigo está em Jó 2:7 a 10.
O exemplo de Jó
Jó é um grande exemplo para mim e para você sobre o que fazer quando dá tudo errado na nossa vida. Pois, ele passou de “o homem mais rico do oriente” para um dos homens mais pobres.
Ele perdeu tudo que tinha em apenas um dia: toda a sua riqueza, sua saúde e todos os seus filhos. Através do relato de Jó é possível percebermos o quanto ele estava sofrendo, dores, febre, agonia e angústia.
E, a mulher de Jó vendo a aflição que seu marido estava vivendo, disse ”amaldiçoa a Deus e morre e acaba com seu sofrimento”. Mas, Jó rebate estas palavras e afirma que ela fala como alguém que perdeu o juízo, afinal se recebemos o bem de Deus e nos alegramos com isso, não vamos receber também o mal.
Que atitude fantástica!
A palavra que Jó utiliza para o mal é “como nós não vamos receber de Deus a infelicidade, a tristeza e a aflição” se recebemos alegria, abundância e satisfação? Como nós não vamos viver também os dias de infelicidade e tristeza ou como não vamos enfrentar a aflição?
E, mesmo diante deste contexto tão adverso a Bíblia diz que Jó não pecou com seus lábios.
Com esta atitude ele nos ensina o que fazer quando tudo dá errado. Devemos permanecer na presença de Deus, em oração, confiando Nele, rasgando o coração na presença dele e se humilhando.
Seja sincero com Deus
Devemos dizer a Deus como estamos nos sentindo mas, sem murmurar. Devemos rasgar o nosso coração na presença do Senhor mas, sem querer tem razão.
Pois, perceba que Jesus sofreu, foi humilhado e recebeu um castigo que não era dele, era nosso. De forma que, Jesus foi injustiçado e não merecia aquele lugar.
Mas, somos pecadores, erramos contra Deus e contra sua palavra. De forma que, nós merecemos o mal que nos sobrevêm, muitas vezes.
Mas, saiba que não é Deus jogando com a sua vida. Faz parte do processo da vida. Desde que Adão e Eva pecaram que o sofrimento passou a fazer parte da história da humanidade.
Então, o mal, a tristeza e a infelicidade em algum momento vão cruzar o nosso caminho e nós precisamos enfrentá-los de cabeça erguida, olhando para Jesus autor e consumador da nossa fé.
Devemos passar por estes momentos, como Jó, sem reclamar contra Deus, sem atribuir a ele culpa mas, na presença Dele recebendo força, graça e sabedoria para passar também por esses dias.
Então, não esqueça de Deus. Quando der tudo errado não abandone, não saia de perto Dele. Não o amaldiçoe, pois Ele quer passar com você por este vale e levá-lo a uma terra que mana leite e mel.