O seu maior anseio, a sua maior necessidade deve ser que Deus guie seus passos. Afinal, quantos erros na nossa vida poderiam ser evitados se o Senhor estivesse eefetivamente guiando todos os nossos passos.
Mas, infelizmente, o coração de muitos cristãos, muitos filhos e filhas estão endurecidos. De forma que não tem dado ao Senhor Deus a liberdade para guiar seus passos.
O que acontece é que muitos de nós tem vivido a vida da forma como preferem, de forma que embora conheçam a vontade de Deus a ignoram.
Posso não saber em que momento da sua vida você está hoje, mas uma coisa tenho por certo que o maior anseio do seu coração deve ser que Deus guie seus passos, dirija seu coração. Esteja você em crise ou em uma vida abundante dê ao Senhor Deus a primazia, dê a Ele o primeiro lugar.
“O Senhor ia adiante deles”
O texto base é Êxodo 13:21 e 22.
Perceba que o texto bíblico diz que o Senhor ia adiante deles.
Infelizmente nos nossos dias muitos de nós tem feito com que o Senhor Deus vá atrás de nós. Isso mesmo! Nós estamos indo adiante de Deus, pois assim como Saul nós não estamos tendo paciência para deixar Deus ir adiante de nós.
Temos que ressaltar que o grande segredo da sobrevivência de Israel no deserto foi exatamente a presença do Senhor que não se apartava deles.
Diante deste contexto a minha pergunta para você é Deus está guiando seus passos? Precisamos refletir sobre essa questão. Como temos tomado nossas decisões? O processo de escolhas da nossa vida tem passado por Deus? Temos ouvido as notícias que a mídia publica ou temos parado para ler a bíblia e orar?
Não esqueça que o grande segredo do povo quando estava no deserto é que o Senhor ia adiante deles.
Deus quer guiar os seus passos, mas para isso você precisa deixar.
Muitos de nós estamos aflitos, angustiados ou ansiosos achando que o Senhor Deus vai falhar, ou que Ele não vai responder. Mas, isso não é verdade.
Muito da nossa vida é uma colheita das nossas escolhas. De forma que o que estamos vivendo agora é a consequência de uma série de escolhas erradas. Mas, sempre há esperança.
E, é o desejo de Deus nos guiar, seja durante o dia ou seja durante a noite.
O desejo de Deus
No contexto de Êxodo 13:21 e 22 a palavra que é utilizada no hebraico para guiar é “nachah” que significa liderar, trazer, guiar.
Ou seja, é o desejo de Deus ser líder sobre a sua vida, apontar para o seu caminho que você deve seguir.
Deus liderava o povo pelo caminho. Durante o dia Ele era nuvem para que o calor não consumisse o povo. Durante a noite ele era fogo para que frio não consumisse o povo.
Isso deixa claro que o Senhor Deus supre as nossas necessidades em qualquer que seja a situação.
Sabemos que muitos animais no deserto como serpentes e escorpiões poderiam consumir o povo de Deus no deserto mas, não os consumiu porque Deus estava lá de dia e de noite. Deus nunca se apartou. Na verdade Deus não se afasta, somos nós que nos distanciamos Dele.
A Bíblia diz que muitos israelitas pereceram no deserto mas não foi por fome, por sede, calor ou frio, mas sim por causa da incredulidade.
E, é exatamente o que acontece em nossos dias. Vemos uma geração incrédula, perversa e cada vez mais distante do Senhor e dos seus caminhos.
Mas, há esperança!
Para Deus guiar seus passos você precisa permanecer perto Dele e assim estará guardado. Pode confiar!