A maioria de nós já experimentou a sensação de cair. Nesses momentos, muitas vezes sentimos que estamos fora de controle e à mercê do que quer que esteja por vir. Mas e se víssemos nossas quedas como uma oportunidade de crescimento? E se, em vez de vê-las como fracassos, as víssemos como parte do plano de Deus para nós?
Meu objetivo através da mensagem de hoje é, como as quedas podem ser vistas através de uma lente de fé?
Veremos como Deus pode usar até mesmo nossas experiências mais difíceis para nos ajudar a crescer e nos tornarmos mais como Ele.
Portanto, se você está no meio de uma queda agora mesmo, ou se você está olhando para trás com uma visão negativa dos fatos, saiba que Deus está sempre disposto a lhe levantar- mesmo em seus momentos mais sombrios.
Se eu CAIR? (Oração)
Não entendo os teus planos
(…) pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade. (Provérbios 24:16 NVI)
Todos nós cometemos erros. De fato, mesmo a pessoa mais santa e mais dedicada deste mundo comete vários erros. A boa notícia é que há sempre uma chance de voltar a se levantar, não importa quantas vezes você caia.
Por que os cristãos caem?
Há muitas razões pelas quais os cristãos podem cair. Nós somos humanos e, portanto, somos suscetíveis às mesmas tentações e provações que todos os outros. No entanto, também temos a pressão adicional de tentar viver de acordo com os padrões de Deus. Isto pode ser muito para lidar, e às vezes cometemos erros
Algumas razões comuns pelas quais os cristãos podem cair:
- Orgulho
- Não liberar perdão
- Materialismo
- Lascívia
- Raiva
- Inveja
- Adultério
Estas são apenas algumas das coisas que podem nos fazer tropeçar e fazer cair. Mas a boa notícia é que não importa quantas vezes caiamos, com a ajuda de Deus sempre podemos voltar a nos levantar.
Como os cristãos se levantam novamente?
A resposta é simples: a oração. Quando oramos, estamos colocando nossa confiança em Deus e pedindo Sua ajuda.
Estamos admitindo que não podemos fazer isso sozinhos e que precisamos de Sua força para superar o que quer que estejamos enfrentando.
Orar é um sinal de humildade, e é algo que Deus honra. Ele está sempre presente, e pronto para nos ajudar a levantar quando tropeçamos e caímos.
Tudo o que temos que fazer é pedir.
A oração não é a única coisa que pode nos ajudar a nos levantarmos novamente após a queda, embora seja uma das mais importantes.
Outras coisas que podem nos ajudar é:
Não importa quantas vezes caiamos, Deus está sempre lá esperando para nos ajudar a voltar para cima. Só precisamos chegar até Ele e pedir Sua ajuda.
Ele jamais desistirá de nós, mesmo quando desistirmos de nós mesmos. Portanto, não se desanime se você já caiu 7 vezes (ou mais). Basta lembrar que você tem a promessa de Provérbios 24:16 de seu lado, e volte a se levantar!
Conclusão: Cair é parte da vida, mas o que diferencia os cristãos é nossa capacidade de nos levantarmos novamente graças às promessas da Bíblia. Não importa quantas vezes você tenha caído, saiba que Deus está sempre lá esperando para ajudá-lo a se levantar de novo. Tudo o que você precisa fazer é chegar até Ele em oração. Então, volte a se levantar e tente novamente!
Minhas limitações
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. (Salmos 51:5-7 NVI)
A maioria de nós, cristãos, conhece o relato bíblico de Davi e Bete-Seba. Trata-se de uma história de adultério, engano, manipulação e assassinato.
Através de tudo isso, vemos um homem que uma vez foi cheio do Espírito de Deus sucumbir à sua natureza pecaminosa. Mas mesmo no meio de seu pecado, Davi ainda reconheceu o poder purificador do nosso Deus.
No Salmo 51:5-7, vemos Davi clamar a Deus por purificação e perdão.
Nesses versos, Davi confessa que nasceu pecador. Esta não é uma mensagem popular hoje em dia.
Nós gostamos de pensar que podemos ser boas pessoas se nos esforçarmos o suficiente.
Mas a verdade é que nossa natureza caída ama o pecado. Não importa o quanto nos esforcemos, sempre ficaremos aquém das expectativas. É por isso que precisamos de um Salvador
Felizmente, nosso Deus é poderoso para nos perdoar e para nos purificar.
Nos versículos 14-15, Davi proclama que o Espírito Santo tem o belo poder de nos purificar de todo pecado. Isto não é apenas uma reparação temporária; isto é uma limpeza completa e total de dentro para fora.
E o melhor de tudo, isto está disponível para qualquer um que o peça!
Se você está lutando com o pecado hoje, saiba que há esperança! O sangue de Jesus pode purificar você de toda injustiça. Tudo o que você precisa fazer é pedir-Lhe perdão e Ele de bom grado o lavará!
A Mão de Deus
Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. (Atos 4:30 NVI)
Em Atos 4:30, vemos que a mão de Deus está estendida para curar. Esta é uma imagem poderosa do cuidado e do amor de Deus por seu povo.
Quando estamos em necessidade, Ele está lá para nos abençoar e nos ajudar a atravessar tempos difíceis. Vemos isto repetidamente nas Escrituras e é um lembrete de sua fidelidade a nós.
A frase “estenda sua mão” é usada em vários outros lugares nas escrituras, geralmente no contexto do poder e misericórdia de Deus.
Em Êxodo 7:5, Deus diz a Moisés que ele estenderá sua mão contra os egípcios e trará seus filhos primogênitos para a Terra Prometida.
E no Salmo 136:12, vemos que Deus “estendeu sua mão direita e conduziu [seu povo] para fora com seu poderoso braço”.
Em cada um desses casos, vemos que Deus está estendendo sua mão direita para ajudar seu povo em um momento de necessidade.
Ele está lá para conduzi-los em tempos difíceis e para dar-lhes a vitória sobre seus inimigos
A mão de Deus está estendida para nos curar sempre que precisamos. Esta é uma imagem poderosa de seu cuidado e amor por nós.
Quando estamos enfrentando tempos difíceis, ele está lá para nos abençoar e nos ajudar a passar. Vemos isto repetidamente nas Escrituras e é um lembrete de sua fidelidade a nós.
Poder que se aperfeiçoa na fraqueza
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. (2 Coríntios 12:9,10 NVI)
Todos nós cometemos erros. Todos nós temos êxitos. No meio de tudo isso, há sempre uma coisa que é suficiente para nós: A graça de Deus.
Seu poder se torna perfeito em nossa fraqueza.
Com essa conclusão, Paulo se alegra com suas fraquezas, porque elas mostram o poder e a graça de Deus. Quando somos fracos, então somos fortes em Cristo.
Não há como enganar, nosso mundo está cheio de escuridão e desespero. Mas não precisamos ter medo, porque sabemos que a luz de Deus brilha na escuridão.
E que Sua luz acabará por dissipar toda a escuridão.
Não importa quão profunda ou terrível possa parecer, ela não pode apagar a luz de Deus ministrada pelo Espírito Santo. Ela não pode apagar Seu fogo. Ela não pode vencer Seu amor.
E isto é uma boa notícia para nós, porque significa que não importa quantas vezes tropecemos e caímos, não importa quantas vezes pecamos e erramos, a graça de Deus é sempre suficiente para nós.
Seu poder se torna perfeito em nossa fraqueza.
Portanto, podemos nos consolar em saber que, quando estamos mais fracos, Cristo está mais forte. Quando caímos, Ele nos levantará e nos limpará o pó. Ele nos ajudará a ficar de pé novamente
Conclusão
Portanto, qualquer que seja a situação em que você se encontre hoje, saiba que não está sozinho. Saiba que a graça de Deus é suficiente para você. Confie Nele, e Ele o levará adiante. Apoie-se Nele, e Ele o fortalecerá. Alegre-se Nele, e Ele lhe dará alegria.