Quando o jovem rico encontrou com o Senhor Jesus, ele apresentou-se como alguém que amava a Deus e que guardava os seus mandamentos. Mas, o Senhor Jesus olhando para ele o amou e disse “uma coisa te falta”.
Quantas vezes em nosso relacionamento com o Senhor Jesus nós nos entregamos, nos aproximamos e queremos a Deus mas, quando o Senhor Deus olha para dentro de nós percebe que uma coisa nos falta.
Este artigo trata sobre esta temática, porque muitas vezes o que nos impede de prosseguir em Cristo e crescer é essa uma coisa que nos falta.
Que ao final deste texto, o Espírito Santo gere em nós a disposição para abrir mão do que quer que seja para que nós possamos ser firmes no Senhor e viver a boa vontade de Deus.
O jovem rico
Em Marcos Capítulo 10 Versículo 21 e 22 vemos o diálogo entre Jesus e o jovem rico. E, é interessante que a primeira atitude de Jesus ao olhar para aquele jovem foi amá-lo.
Isso mesmo acontece conosco. Quando nosso Deus olha para nós essa é a primeira atitude Dele, Ele nos olha com amor. Não há no olhar de Jesus indiferença, ódio ou rejeição.
Embora o Senhor Jesus tenha muitas coisas a consertar na nossa vida, Ele quer fazer isso com amor.
O Senhor Jesus liberou uma palavra sobre a vida do Jovem Rico de que ele precisava abrir mão de uma coisa e fez isso com amor.
Tenha claro em seu coração e mente que quando o Senhor Jesus pede que você abra mão de algo, não é porque lhe odeia ou quer brincar com a sua vida. Ele faz isso porque é o melhor para você.
Chamo atenção para isso, porque muitas vezes estamos na igreja e quando se fala sobre renúncia, sobre abrir mão entendemos isso como uma mensagem negativa da parte de Deus. Todavia estamos errados!
O Senhor Jesus só pede que deixemos algo, quando este algo não nos acrescenta nada e por vezes nos rouba tempo, atenção, energia que poderiam serem gastos de forma produtiva, inclusive para desenvolver relacionamento com o Senhor.
No caso do Jovem Rico o amor dele pelos bens estava o distanciando do reino. E, Jesus, sendo Deus, percebeu que ele era alguém que queria agradar a Deus. Por isso, lhe deu a instrução “vá, venda tudo que tem, dê aos pobres e você vai ter um tesouro no céu e daí você vem e me segue”.
A instrução nem sempre agrada
Diante da instrução o jovem rico ficou contrariado.
A palavra grega utilizada aqui por Marcos é “stugnazo” que significa estar triste, pesaroso, ou seja ele ficou coberto de tristeza e lamentou muito.
Porque embora desejasse muito seguir a Jesus, o preço era “alto”. Ou seja, para o jovem rico as riquezas foram mais importantes do que a pessoa de Jesus.
Pare um pouco e reflita: Qual é essa “uma coisa que te falta”? Tire o jovem rico e se coloque no cenário. Se Jesus estivesse conversando com você, o que Ele pediria para que você abrisse mão hoje?
É importante que eu e você estejamos abrindo mão do que for necessário para seguir a Jesus, pois Ele é o nosso maior bem, o nosso maior presente. De forma que, não há nada nesse mundo que possa substituir a pessoa de Jesus.
O Jovem Rico deveria ter cumprido a instrução e voltado pra seguir Jesus. O jovem rico escolheu não fazê-lo e perdeu o seu maior bem: o relacionamento com Jesus. Muitos de nós preferem os relacionamentos, o pecado, as distrações e os prazeres a seguir a vida com Jesus porque acha que é uma vida entediante.
Mas, se você ler os evangelhos verá que a vida com Jesus é extremamente desafiadora e cheia de novidades.
Qual é essa “uma coisa que te falta”? Você pode orar agora para que o Espírito Santo possa lhe ajudar para que o que quer que seja que lhe falte você possa abrir mão.