Se você é cristão, provavelmente já ouviu alguém dizer “a alegria do Senhor é a nossa força”. Essa expressão é tema de pregações, cultos de ações de graças, aniversários e o lema da vida de muitas pessoas que servem a Deus.
O fato é, a alegria do Senhor é a nossa força para viver encarando as muitas lutas da vida e a satisfação que precisamos para, independente daquilo que nos cerca, ou qual seja o nosso contexto, sejamos pessoas felizes e satisfeitas em Deus.
Há muitas e preciosas lições nessa frase que é extraída das Escrituras, e eu quero analisar algumas delas com você. Para isso, peço que leia os textos bíblicos e assista ao vídeo, pois eles são fundamentais para a boa compreensão do tema, ok?
Então “VAMO!”
5 FATOS Sobre “A Alegria do Senhor é a Nossa Força”
1. A explicação da Palavra – Neemias 8:8
E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.
2. O povo chorava – Neemias 8:9
E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
3. A alegria do Senhor é nossa força – Neemias 8:10
Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.
4. Entenderam a mensagem – Neemias 8:11
E os levitas fizeram calar a todo o povo, dizendo: Calai-vos; porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.
Conclusão
Há tempo para tudo em nossa vida e a expressão “a alegria do Senhor é a nossa força” não deve ser usada como negação da realidade.
Em Eclesiastes 3, Salomão nos mostra que há tempo para sorrir, chorar, abraçar e estar distante, dentre outras coisas. Ou seja, não devemos negar a realidade, mas saber como encará-la.
Por isso precisamos entender o real significado das palavras de Neemias e Esdras. Ao dizer “a alegria do Senhor é a nossa força”, eles estavam estimulando o povo a se alegrar na Palavra de Deus e na restauração que estava sendo promovida por ela em suas vidas, famílias e história.
Por mais que eles estivessem colhendo o fruto de seus erros, aquele era momento de recomeçar. Com Deus temos essa chance!
Quem nunca quis recomeçar, ter uma nova oportunidade?
Leia Também:
As características do Reino de Deus
Por que a heresia pode nos destruir?
Jesus Acalma a Tempestade da nossa vida
Batalha Espiritual – Você faz parte!
Pois bem, com Deus podemos e com uma atitude poderosa. Porque mais do que os resultados ou as circunstâncias, a “alegria do Senhor é a nossa força”.