A Arca da Aliança tem um valor simbólico e espiritual muito profundos para o povo de Deus, especialmente no Antigo Testamento, onde ela era a representação da presença de Deus entre o Seu povo.
Será que existem lições ou princípios, que possamos tirar daquilo que Arca da Aliança representa, para o relacionamento com Deus em nossos dias? É possível aprender alguma coisa?
A resposta é um grande SIM!
Há muitos princípios e lições maravilhosas a serem tiradas do Antigo Testamento que podem ser aplicadas hoje, e com a Arca não é diferente.
Por isso, lhe convido a ler o estudo até o final e a assistir ao vídeo, pois eles são fundamentais para a boa compreensão do tema, ok?
Então “BORA”!
O Que Aprendo Com a Arca da Aliança?
1. Quem você quer ter por perto?
A Arca da Aliança me fala muito sobre nossas escolhas e as companhias que mantemos por perto. Muitos cristãos tem mantido inúmeras pessoas destrutivas ao seu redor.
Pessoas que criticam e debocham de sua fé, pessoas que só liberam palavras negativas a seu respeito, que tem prazer em denegrir e diminuir o valor do projeto de Deus em nossas vidas.
2. Símbolo da presença de Deus – 1 Samuel 4:3
Então mandaram trazer de Siló a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins. E os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanharam a arca da aliança de Deus.
3. Liberava a benção de Deus – 1 Crônicas 13:14
A arca de Deus ficou na casa dele por três meses, e o Senhor abençoou sua família e tudo o que possuía.
4. Davi a queria por perto – 2 Samuel 6:12
E disseram ao rei Davi: “O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus”. Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi.
Conclusão
O rei Davi nos ensina muitas coisas, principalmente no que se refere a intimidade com Deus. Ele sempre desejou a presença e a benção do Senhor sobre sua vida e liderança.
Quando se tornou rei, seu primeiro ato foi para trazer a Arca da Aliança de volta para Israel.
Por desejar e priorizar a presença de Deus, Davi viveu coisas incríveis e em seus dias e nos de Salomão, seu sucessor, o povo de Deus se tornou uma potência mundial, em diversos aspectos.
Leia Também:
Significado dos Holocaustos na Bíblia
Princípios Para um Casamento Feliz
O Significado da Páscoa Para os Cristãos
Isso nos mostra, que há promessas de Deus, disponíveis para aqueles que o amam e desejam viver Sua vontade.