Você é uma pessoa grata? Neste estudo vamos aprender sobre a importância da ação de graças. Vivemos em uma geração que é muito boa para pedir, que sabe se aproximar do Senhor com muitos desejos, petições e necessidades.
Porém, a nossa geração não sabe praticar o exercício da Gratidão, da ação de graças. E, esse sentimento é algo fundamental no nosso relacionamento com o Senhor Deus.
De forma que muitas vezes, talvez, a atitude de ser grato a Deus seja o que está faltando para que você entre no próximo nível de relacionamento com o Senhor e seja promovido na vida.
Vamos tomar como base para este estudo o que está escrito em Salmos 103:2. Nele, o salmista nos convida a todo momento a adorar ao Senhor com ação de graças, a ser gratos. É interessante que ele faz isso chamando o seu próprio ser, chamando a sua própria alma a adorar ao Senhor Deus.
Pois, o que acontece por vezes é que o nosso ser interior quer reclamar de tudo, murmurar e fazer reivindicações diante do Senhor.
Mas, o convite do salmista nos ensina a importância da ação de graças!
Quantas vezes ao longo dos seus dias, da sua vida você reflete sobre o que Deus já fez por você?
Você pode me perguntar: Mas, por que devemos dar graças a Deus?
2. Reconhecimento de Deus
Em primeiro lugar porque é uma questão de reconhecimento de Deus e da sua bondade. A medida que você rende graças a Deus e para para Lhe adorar e agradecer, você está reconhecendo a Deus e a sua bondade sobre a sua vida.
Pare e pense. Na sua vida natural você é mais propenso a presentear quem lhe agradece quando você presenteia da primeira vez ou aquele que pega o presente joga fora?
Acredito que aqueles que são gratos, não é?
Eu não vou colocar o Senhor Deus nessa esfera porque a sua misericórdia e o seu amor vão até o céu. Mas, quando eu e você temos o hábito de ser gratos a Deus, Ele fica feliz em conversar de tudo.
Isso, fica claro na passagem onde o Senhor Jesus cura dez leprosos e apenas um deles retorna para agradecer. Neste texto, podemos observar que o Senhor Jesus sentiu falta da gratidão. Outro exemplo, é na oração base do Pai Nosso, onde a gratidão está ali presente.
Por isso, é fundamental entender a importância da gratidão.
2. Perigo da ingratidão (Romanos 1.21)
Em Romanos 1: 21 vemos o perigo da ingratidão. Os ímpios conhecendo a Deus O rejeitaram e não lhe renderam graças por isso, a ira do Senhor se derramou sobre a vida deles. É possível constatar uma série de consequências dessa ingratidão.
Infelizmente, no dia a dia, nós somos mais tentados a prestar mais atenção naquilo que nos falta ou mesmo desejamos, em vez de sermos gratos pelo o que Senhor nos dá todos os dias.
Em Mateus 6, o Senhor Jesus deixa claro que é fundamental buscar a Deus sobre todas as coisas e desejar o reino de Deus sobre todas as coisas e todas estas coisas (comida, bebida, vestimenta), o Senhor Deus supriria.
Pois, o desejo de Deus é cuidar de nós. Sendo assim, não precisamos viver presos a ingratidão.
Seja GRATO!
3. Ação de graças vai além da gratidão
“A questão chave da história não é gratidão, e sim Ação de Graças. Uma coisa é alguém se sentir grato; outra coisa é expressar isso” (R. C. Sproul)
Perceba que a ação de Graças vai além do que é ser grato. Voltando para os dez leprosos, os nove que não voltaram para agradecer eles até podem ter se sentido gratos, mas apenas um exerceu ação de graças e deixou isso claro.
Você e eu podemos muitas vezes nos sentir gratos. Mas, o que o Senhor espera de nós é a Ação de Graças. Ele espera que eu e você que lhe prestemos ação de graças, pois a ação de graças vai fazer muita diferença na sua vida.
Convido você a entender a importância da ação de graças, exercê-la e a praticar a gratidão. Tenho certeza que se assim o fizer colherá bons frutos.