A modéstia é uma das virtudes mais importantes do cristianismo e imprecíndivel no relacionamento do cristão com o próximo. Contudo, muitas cristãos não estão atentos a isso, e acabam falhando.
O significado da palavra modéstia é:
1. ausência de vaidade em relação ao próprio valor, às próprias realizações, êxitos etc.; despretensão.
“referiu-se com m. à sua condecoração”
2. comedimento determinado pelas exigências das circunstâncias, dos deveres, dos usos; sobriedade.
“é admirado por sua m. e compostura nos momentos difíceis” (Fonte: Google)
Ou seja, a pessoa modesta não é atraída pela ostentação, orgulho ou sobrerba. Tentações que tem rodeado a muitos cristãos em nossos dias.
Precisamos ter cuidado para manter nosso caráter limpo e semelhante ao de Jesus, para isso, precisamos ser intencionais.
É sobre isso que quero conversar com você neste estudo, para isso, peço que leia as referências bíblicas e assista ao vídeo até o final, ok?
Então “PARTIU!”
4 VERDADES Sobre a Modéstia
1. O escudo das mulheres – 1 Timóteo 2:9
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Muitas mulheres priorizam sua aparência exterior, sem se preocupar em como está o seu interior, isto é, o lugar do relacionamento com Deus. As virtudes de m caráter santificado acrescentam mais valor que a formosura passageira.
2. O caminho dos santos – Hebreus 12:28
Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com modéstia e temor,
Ser modesto deve ser algo natural aos santos, por causa da herança em Cristo e do Seu proprio exemplo com Rei e Senhor. Além disso, esse comportamento é uma demonstração de gratidão a Deus por tudo que temos recebido dele.
3. A roupa dos filhos – Colossenses 3:12
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, modéstia, mansidão, longanimidade;
O cristão deve ser reconhecido como uma pessoa modesta, isto é, que não vive exaltando suas qualidades e feitos, pelo contrário nunca exalta a si mesmo, mas faz questão de destacar o trabalho feito por outros.
4. Exemplo de sabedoria – Tiago 3:13
Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a modéstia que provém da sabedoria.
Um comportamento modesto é uma prova de sabedoria. Em nossos dias, as pessoas estão a todo momento tentando exaltar seus títulos e talentos, esse comportamento não é compatível com a Palavra de Deus.
Conclusão
A modéstia é uma característica indisénsável no caráter cristão, contudo, muitos de nós não tem consciência disso.
Não existe exemplo maior de pessoa modesta como o Senhor Jesus e seus servos na Bíblia. Devemos imitar seu comportamento e nos acomodar a graça de Deus.
Vivemos em uma sociedade onde as pessoas querem ser notadas, exaltadas e aplaudidas, a todo tempo, há uma necessidade de notoriedade particular muito grande em nossos dias.
Leia Também:
Por que não devemos sentir inveja
Mas o nosso coração deve direcionar toda essa necessidade, para a pessoa de Jesus, se Ele estiver sendo promovido, temos o suficiente.