Administrando as fases da vida vamos perceber que cada etapa possui um tempo e um tratamento adequado. Essa pode até ser uma percepção simples, mas a administração dela é fundamental para o equilíbrio de todas as áreas da nossa existência.
Muitos cristãos não estão conseguindo alcançar a felicidade porque não conseguem administrar estas etapas, mas vou conversas com você sobre cada uma delas.
Administrando as 5 etapas da vida
1. Há um tempo para tudo
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu… (Eclesiastes 3:1)
Cada fase ou etapa da vida tem o seu tempo. Tente respeitá-los e seguir seu ritmo.
Frustrar o tempo que cada uma delas exige pode ter reflexos ou consequências por toda a vida, então procure ter sabedoria.
Como disse John Blanchard: “Desperdiçar tempo é esbanjar um dom de Deus”.
Administrando as fases da vida e percebendo que há tempo para tudo, você conseguirá ter clareza sobre o que fazer em cada uma delas.
2. O tempo da vida
…tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, (Eclesiastes 3:2,3)
A nossa história será marcada por nascimentos e mortes, construções e destruições. Tudo faz parte da nossa existência.
O Espírito Santo estará conosco em cada uma delas. Ele nos ajudará a suportar os dias maus e desfrutar os bons dias, nos fazendo crescer em cada um deles.
Como disse Eric Maddison: “Não existe melhor forma de começar um dia ocupado que se ocupar em um breve tempo com o Senhor”.
Administrando as fases da vida seguindo a direção do Espírito Santo, conseguiremos passar por todas as etapas, sempre em direção a maturidade.
3. O tempo das emoções
…tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, (Eclesiastes 3:4)
As emoções são parte de quem você é. Respeite-as, mas não seja um escravo delas.
Não as reprima a ponto de assassiná-las. Também não as deixe livre a ponto de se tornarem libertinas. Mantenha suas emoções como escravas de Jesus.
Como disse Oswald Chambers: “O que nos molda não é aquilo a que nos dedicamos mais tempo, e sim o que exerce o maior poder sobre nós”.
Administrando as fases da vida, você perceberá que não pode ser um escravo de suas emoções. Precisa sujeitá-las a Cristo. Como o Salmista nos ensina, devemos conversar com nossa alma e direcioná-la para Deus.
4. Tempo das finanças
…tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, (Eclesiastes 3:5,6)
A forma com que você administra suas finanças revela muito sobre seu amor a Jesus. Quem ama o dinheiro sempre tem uma desculpa para não ser liberal.
Quem ama a Jesus, não precisa de motivos para ser generoso.
As palavras do evangelista Billy Graham se aplicam muito bem: “Se uma pessoa adquire a atitude correta em relação ao dinheiro, isso ajudará a endireitar quase todas as outras áreas de sua vida”.
Administrando as fases da vida perceberemos que a maneira como lidamos com nossas finanças diz muito sobre quem somos.
5. O tempo dos relacionamentos
…tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz. (Eclesiastes 3:7,8)
Com o tempo você vai perceber que não precisa de muitas pessoas ao seu redor para ser feliz, mas das pessoas certas.
Além disso, muitos relacionamentos serão desfeitos para que continue crescendo e outros serão acrescentados.
Sobre isso John Sttot falou: “No essencial, unidade; no não essencial, flexibilidade; em todas as coisas, o amor”.
Administrando as fases da vida, você vai perceber que o mais importante de tudo é que você ame as pessoas.