As características de Deus como Pai são muitas e valiosas, mas a maioria delas foge ao conceito convencional sobre a paternidade de Deus. A maioria das pessoas acredita que Deus é Pai de todos os seres humanos, mas de acordo com a Bíblia pensar assim está errado.
Deus nos adota como filhos quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, antes disso, somos criaturas (Efésios 1:3,5). Neste estudo quero lhe apresentar algumas características de Deus como Pai que vão lhe ajudar a compreender e desenvolver sua paternidade.
Leia com atenção até o final e confira!
4 Características de Deus Como Pai
1. Não esquece você
“Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim”. (Isaías 49:15,16)
É pouco provável que a mãe esqueça do seu bebê ou não queira cuidar e protegê-lo, mas ainda que ela faça isso, o Senhor não esquece de seus filhos.
Uma das características de Deus como Pai é que Ele não nos esquece ou abandona. Está sempre pensando em cada um de seus filhos com a intenção de ajudá-los, fortalecer e encorajar.
2. Disciplina
Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. (Hebreus 12:7,8)
As muitas adversidades que sobrevêm a vida do cristão deve ser vista sob uma perspectiva positiva. Deve ser encarada como um treinamento, aperfeiçoamento, crescimento.
Uma das características de Deus como Pai é que Ele nos disciplina, corrige, exorta, aqueles que considera como filhos. Se Deus não disciplinar você preocupe-se, mas se Ele lhe disciplina, alegre-se.
3. Passa segurança
Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. (Isaías 43:1,2)
Todo filho quer olhar para seu pai e se sentir seguro. Particularmente, todas as vezes que Nicolas se sente ameaçado ele rapidamente me procura, perto de seu pai todo medo se dissipa.
Uma das características de Deus como Pai é passar segurança para seus filhos.
A promessa é a de que Ele estará conosco mesmo nas situações ou ambientes mais hostis. Sua Presença nos acompanha nos bons e maus dias.
4. Nos liberta
Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. (Romanos 8:15)
Longe de Cristo temos muitos vícios e não entendemos a vontade de Deus. É o Espírito Santo que nos liberta de toda a prisão do pecado e abre o nosso entendimento.
Uma das características de Deus como Pai é nos libertar do erro, do engano e da maldade deste mundo. Sem Ele, todos nós estaríamos perdidos, mas a Sua Graça redentora nos alcança e aproxima.
Este Estudo foi muito edificante pra minha vida com Deus pai