Neste artigo vamos estudar sobre o seguinte tema: Devemos ficar casados a qualquer custo? Ou será que existem algumas situações em que realemente cabe o divórcio?
Através de alguns casos e alguns textos bíblicos vamos tentar entender o que acontece no contexto brasileiro. Apesar de ser impossível tratar todos os aspectos tenho certeza que o texto irá esclarecer muitas dúvidas.
Então, vamos lá!
Em João 8: 7 -11, Jesus é confrontado pelos fariseus com uma mulher que era culpada de adultério. Eles levaram a mulher até Jesus, a fim de saber o parecer dele a cerca da situação, visto eu apresentava o Reino dos Céus de maneira graciosa.
Os fariseus queriam saber qual seria a atitude de Jesus, como ele se comportaria e se Jesus poderia livrar da condenação alguém que era ocupado.
Então, o Senhor Jesus os leva a refletir sobre os próprios pecados. E aí movidos pela consciência, eles jogaram suas pedras no chão e se retiraram.
Quando ficou só Jesus e a mulher Ele liberou perdão sobre a vida dela e a aconselhou a abandonar o pecado.
O que acontece na nossa sociedade é que muitas vezes o que nós que estamos fazendo com pessoas que passam pelo divórcio é exatamente o que fariseus fizeram com a mulher adúltera.
Rapidamente queremos atirar pedras, queremos matá-la, mesmo sem conhecer o contexto que levou aquilo a acontecer. Deixando-as muitas vezes marginalizadas.
Será que existe algumas situações em que o divórcio é a solução? Na minha opinião, SIM!
Por exemplo, o contexto brasileiro é marcado por muita violência doméstica. Somente este ano e durante a pandemiados casos de feminicídio (parceiros homens contra as suas mulheres).
Diante desse dado, vamos pensar: Será que o Senhor Jesus quer que uma mulher mantenha um relacionamento no qual ela corre risco de vida?
Se você considerar o texto acima citado, onde Jesus preservou a vida de uma mulher adúltera, vai chegar à conclusão de que não.
Dessa forma, se há risco a integridade física e a vida, não se deve permanecer casados a qualquer custo.
Há outros casos como o caso de violência sexual contra criança, onde um dos cônjuges ciência de que seus filhos sofrem abuso sexual por parte do outro cônjuge, e mesmo assim permanecem esse relacionamento.
Não faça isso! Pois, o fazendo está comentendo crime contra frágeis e um grave pecado diante de Deus que é permitir que a criança inocente passe por esse tipo de trauma.
Mateus 19:19, é um texto muito citado nesse tema. Onde alguns fariseus novamente se aproximam de Jesus para testá-lo, perguntando se é permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo.
E a resposta é NÃO, nunca foi. O desejo de Deus é que o casamento só termine pela morte.
Por isso, nós devemos investir no nosso casamento, o nosso melhor para continuar casados.
Um outro caso é os dois casam descrentes e de repente um dos dois converte e o outro não quer que vá a igreja. Paulo em 1Coríntios 7:12-15, fala que se isso acontecer, se o cônjuge proíbe de servir a Jesus, vocês não devem permanecer casados a qualquer custo.
Sendo assim, se você tiver que escolher entre qualquer coisa e Jesus vai ser sempre Jesus. Pois, é o primeiro e grande mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas.
Não abra mão Dele! Pois, além de você abrir mão das boas promessas de Deus para sua vida, estará abrindo mão da eternidade com Ele.