Todo cristão quer saber como orar a Deus e ser atendido, ter suas preces atendidas. Fazer e descobrir a vontade de Deus enquanto ora. Como filhos estamos sempre querendo fazer a vontade do nosso Pai celestial.
Pois bem neste estudo, quero lhe mostrar alguns princípios bíblicos muito importantes sobre como orar e ser atendido, de forma que sua oração possa ser ainda mais eficaz.
1. Precisa ser um hábito
Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. (Atos 1:14)
Para orar a Deus e ser atendido a primeira coisa que precisamos fazer é tornar a oração um hábito. Com regularidade e se possível no mesmo horário, estar todos os dias diante do Senhor para buscar Sua face.
Perceba que na vida dos apóstolos orar era um hábito. Algo que eles aprenderam com o Senhor Jesus, que também orava regularmente.
Quanto mais profundo for este hábito, mas relacionamento com Deus desenvolvemos e mais sensibilidade para ouvir a direção do Senhor durante a oração.
2. É preciso crer
“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”. (Mateus 21:22)
Para orar a Deus e ser atendido precisamos crer. Se você está tentando desenvolver uma vida de oração ativa, mas não consegue crer, seu primeiro foco deve estar em que o Senhor acrescente fé a sua vida.
Comece pedindo por isso, porque sem fé é impossível agradar ao Senhor como nos diz Hebreus 11.6.
Ou seja, se não consegue crer, sua primeira atitude deve ser esta: crescer em fé!
3. Para orar a Deus é preciso humildade
Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza. (Daniel 9:3)
O profeta Daniel é um grande exemplo de como orar a Deus e ser atendido. Dentre as muitas coisas que ele pode nos ensinar, está o fato de que ele é uma pessoa humilde.
Sua humilhação diante de Deus em jejum e oração, para suplicar ao Senhor que lhe respondesse até quando iria o cativeiro, é uma inspiração de como devemos buscar o rosto do nosso Deus.
Daniel se esvazia diante do Senhor, reconhecendo sua soberania e força. Isso faz com que, no momento certo, obtenha a resposta.
4. Lugar de submissão
Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. (Mateus 6:10)
Para orar a Deus e ser atendido precisamos ser submissos a Deus. Isto é, reconhecendo que Ele é soberano. Nem todas as nossas petições terão o resultado que esperamos, isso não significa necessariamente que o Senhor não está nos respondendo.
Na oração do pai nosso, considerada por muitos a oração modelo, a submissão a Deus é algo que está presente. Precisamos cultivar um coração quebrantado e contrito, fazendo dele um lugar onde o Senhor é quem governa.