Jesus e a Bíblia
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
  • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre o Autor
    • Contato
    • Política de Privacidade
    • Termos de Serviço
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Jesus e a Bíblia
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Início » Estudos Bíblicos » O Culto Na Igreja Centrada No EVANGELHO

O Culto Na Igreja Centrada No EVANGELHO

Por Diego Nascimento
Em Estudos Bíblicos
Tempo de leitura:4 minutos

Você já parou para pensar em como deve ser o culto na igreja centrada no evangelho?  Quais os elementos não podem faltar em uma igreja centrada no evangelho? É sobre isso que vamos estudar hoje. 

O pastor Tim Keller aborda este assunto com fundamentos bíblicos nos mostrando que o culto precisa ser fundamentado também no evangelho para que o maior número de vidas sejam alcançados e os cristãos sejam edificados. 

Segundo o Pastor existem quatro elementos que ele considera fundamentais para o culto de uma igreja centrada. 

O primeiro deles é a presença de não cristãos. Em Atos 2:40-42, vemos que há presença constante de não-cristãos nos cultos.

Dessa forma, podemos dizer que a presença do não Cristão é uma confirmação de que ali há uma igreja saudável. 

Por isso, é muito importante que estejamos aplicando o conhecimento que adquirimos sobre a igreja e a cultura para que possamos estar levando constantemente pessoas não cristãs aos nossos cultos. 

Em segundo lugar, a igreja centrada no evangelho promove um bom relacionamento entre o não Cristão e adoração. Em, I Coríntios 14:9 Paulo nos mostra a preocupação que os apóstolos tinham em que os não cristãos entendessem a mensagem. 

O culto na igreja centrada no evangelho torna a linguagem da adoração compreensível ao não Cristão. Há sempre um interlocutor fazendo essa ponte.

No texto de Atos 2, esse interlocutor foi Pedro que explicou aos não cristãos o que estava acontecendo e em I Coríntios 14 foi o apóstolo Paulo que explicou aos líderes da igreja que precisam ter cuidado na administração do culto para que o descrente ao entrar seja edificado. 

Em terceiro lugar, o pastor Timothy Keller fala sobre a importância de um culto compreensível. Em I Coríntios 14:23 o apóstolo Paulo apresenta uma preocupação. 

O dom de línguas era presente na igreja de Corinto e os irmãos não estavam sabendo lidar com administração desse dom.

Então, quando os não cristãos estavam indo visitar a igreja ficavam perdido sem saber o que estava acontecendo. 

Paulo soube do caso e exortou os irmãos. Pois é de extrema importância que a comunicação seja clara para que o objetivo seja alcançado.

Portanto, se quisermos alcançar os perdidos para Jesus as nossas igrejas, o culto na igreja centrada precisa ter um culto centrado no evangelho e uma linguagem compreensível ao perdido e que edifique aos cristãos. 

Por fim, ele fala sobre qual deve ser o fundamento da pregação, da exposição ou de um culto na igreja centrada no evangelho. 

O culto na igreja centrada é fundamentado no evangelho e expõe continuamente a graça de Deus. Pois, é ela que nos ensina a renunciar a impiedade e as paixões mundanas e a viver de maneira sensata Justa e piedosa (Tito 2:11-13)

Dessa forma a exposição contínua da graça tornará a igreja saudável.

A exposição continuada da Graça vai fazer com que não apenas os não cristãos se convertam e recebam Jesus como senhor e salvador de sua vida como vai fortalecer os cristãos que já fazem parte daquela congregação. 

Depois o pastor Timothy Keller apresenta uma estrutura teológica sobre o que não pode faltar na pregação ou no desenvolvimento da saúde espiritual da igreja. 

  • Devemos expor Jesus como único caminho para Deus;
  • A autoridade e inerrância das escrituras; 
  • A exposição da doutrina da trindade (Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo)
  • Apropriação e a substituição penal (O Senhor Jesus assumiu nosso lugar)
  • A imputação (Deus nos declara pecadores)
  • A justificação pela fé;
  • a Santificação pela fé (é o Espírito Santo quem nos santifica)
  • O juízo final e a realidade do inferno;
  • a depravação Total e a incapacidade de satisfazer os absolutos morais (todos somos pecadores)
  • o pecado representado por qualquer forma de sexo fora do casamento; 
  • a soberania de Deus sobre todas as circunstâncias;

Fonte: Livro Igreja Centrada, Timothy Keller.

Então, uma igreja centrada no evangelho tem em seu culto a preocupação de responder a todas essas questões. 

O Pastor Tim Keller nos apresenta uma grade daquilo que constantemente nós precisamos estar expondo enquanto ministros do evangelho.

O culto na igreja centrada no Evangelho é uma comunicação de fé e fundamento de valores. 

Precisamos ter essa consciência. As instruções bíblicas são claras e precisamos estar atentos, ter cuidado, respeitá-las e contribuir para que se desenvolva nas nossas congregações. 

Diego Nascimento

Sou Diego Nascimento e o Jesus e a Bíblia não é apenas um projeto, é um chamado. Deus deu essa missão a mim e a Carol (esposa) por meio do Espírito Santo. Amamos a Palavra de Deus e acreditamos que ela pode mudar a sua vida, assim como mudou a nossa.

CompartilharTweetEnviarCompartilhar
Anterior

Características de Uma Igreja Missionária

Próximo

Plantação de Igrejas – Igreja Centrada

Antigo Testamento

  • Gênesis
  • Êxodo
  • Levítico
  • Números
  • Deuteronômio
  • Josué
  • Juízes
  • Rute
  • 1 Samuel
  • 2 Samuel
  • 1 Reis
  • 2 Reis
  • 1 Crônicas
  • 2 Crônicas
  • Esdras
  • Neemias
  • Ester
  • Jó
  • Salmos
  • Provérbios
  • Eclesiastes
  • Cântico dos Cânticos
  • Isaías
  • Jeremias
  • Lamentações
  • Ezequiel
  • Daniel
  • Oséias
  • Joel
  • Amós
  • Obadias
  • Jonas
  • Miqueias
  • Naum
  • Habacuque
  • Sofonias
  • Ageu
  • Zacarias
  • Malaquias

Novo Testamento

  • Mateus
  • Marcos
  • Lucas
  • João
  • Atos
  • Romanos
  • 1 Coríntios
  • 2 Coríntios
  • Gálatas
  • Efésios
  • Filipenses
  • Colossenses
  • 1 Tessalonicenses
  • 2 Tessalonicenses
  • 1 Timóteo
  • 2 Timóteo
  • Tito
  • Filemom
  • Hebreus
  • Tiago
  • 1 Pedro
  • 2 Pedro
  • 1 João
  • 2 João
  • 3 João
  • Judas
  • Apocalipse
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Contato
error:
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
    • Contato
    • Políticas de Privacidade
    • Termos de Serviço

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!