Você já se perguntou se Deus criou o mal? Se Deus é responsável por todas as tragédias que acontecem? Neste artigo vamos estudar o que a Bíblia diz sobre isso.
Sei que é um tema delicado, muitas vezes controverso. Mas, como filhos e filhas precisamos conhecer.
Para este estudo vamos ter dois textos base Isaías 45:7 e Amós 3:6. De forma que a melhor forma de entender o primeiro é lê-lo junto ao segundo.
Mas, antes de seguir vamos analisar a palavra mal. Que no hebraico é “ra’ah” e significa ruim, desagradável, maligno.
Esse maligno diz respeito àquele que causa dor, infelicidade e miséria.
Deus criou o diabo?
Então, o que esse texto está dizendo é que o pecado e o diabo nasceram da liberdade que o querubim ungido, que foi criado pelo Senhor Deus em sua bondade, tinha de escolher rebelar-se contra Deus.
Nós seres criados pelo Senhor tanto os anjos como os seres humanos temos essa liberdade de escolha.
Perceba que quando estavam ainda no Éden, Eva e Adão não tinham influência do pecado, o pecado ainda não existe neles , sendo eles portanto completamente inocentes.
Mas, o diabo vem tentar Eva falando sobre o fruto que o Senhor Deus havia proibido que eles comecem e Eva escolheu comer o fruto.
Então, Deus não criou o mal, o pecado nem criou o diabo.
O que isso significa?
Sendo assim sobre o que Isaías está falando profeticamente pelo Espírito Santo no texto quando diz que Deus faz a paz e cria o mal?
Ele está dizendo que Deus é tanto o Deus que abençoa como é também o Deus que pune. Ele é tanto o Deus que faz prosperar como é também o Deus que faz regredir.
Vamos agora partir para o texto de Amós Amós 3:6 Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?
Soberania de Deus
O que precisamos entender desses dois textos é a soberania de Deus.
Se você estudar o livro de Jó verá que todo mal que sucedeu a Jó foi causado pelo diabo mas, com a permissão de Deus.
Então precisamos entender que o nosso Deus é também aquele que permite que envia e que usa muitas tragédias como forma de nos ensinar e nos fazer voltar o nosso rosto para ele.
Nós estamos vivendo dias muito difíceis e para muitas pessoas é confuso. Será que Deus permitiu? Será que Deus enviou? Qual é o propósito de Deus?
Se nós compararmos a permissão de Deus ou envio de Deus de muitas tragédias ou de coisas grandiosas como as que estamos vivendo nos nossos o propósito marcante é que o senhor quer se revelar ao povo e gerar arrependimento.
Então, dos textos apresentados podemos entender que o nosso Deus é o Deus soberano e bom mas é um Deus pedagógico que permite muitas coisas para nos ensinar.
Por isso, precisamos estar atentos a isso para não perder o temor e a referência diante Dele.