Um dos desafios que a nossa geração enfrenta é saber como educar os filhos no temor do Senhor. Pois, muitos pais até conseguem desenvolver sua fé, mas na hora de comunicar essa fé a seus filhos falham.
Muitos destes pais acham que levar o filho a igreja é o suficiente, mas quando a criança se torna adolescente ou jovem, segundo as estatísticas 50% dos filhos de cristãos nessa fase abandonam a igreja, o relacionamento com Jesus.
Então, por que será que isso está acontecendo? Será que nós podemos mudar um pouco esse quadro? Sim, é possível e o próprio Deus nos apresenta o caminho.
É preciso persistência
Em Deuteronômio 6:7-9, lemos praticamente o tutorial de como criar filhos no temor do Senhor.
Me chama atenção nesse texto o fato de ele ter sido dito pelo Senhor Jesus a Moisés antes que eles entrassem na Terra Prometida. Deixando claro que um dos segredos para que eles conquistassem e permanecessem dominando a terra era que eles conseguissem passar para os seus filhos o conhecimento sobre Deus.
E o que deve ser feito para gerar o temor ao Senhor no coração das crianças: ensine com persistência.
A palavra persistência no termo original hebraico traz a ideia de você talhar em pedra. É como se você estivesse com uma talhadeira esculpindo e moldando a pedra.
E, isso é muito importante que você faça disso parte do propósito da sua vida. Apenas levar o filho para igreja no domingo de manhã não é garantia que dará tudo certo.
Não, é assim. É preciso persistência!
A palavra de Deus deve ser rotina
Os melhores estudos mostram que nós somos o resultado de programações comportamentais. De forma que se as programações forem corretas então a pessoa terá uma vida muito abundante. Mas, se a pessoa estiver com as programações erradas, terá uma vida muito complicada.
Todo ser humano aprende melhor com rotina, e com as crianças a rotina funciona melhor ainda. Então, se você quer ensinar a palavra de Deus aos seus filhos você precisa criar rotina.
Devemos incluir na vida dos nossos filhos uma rotina com a palavra de Deus. Fazendo do isso com certeza colheremos bons frutos.
Para educar os filhos no temor do Senhor é importante que se converse com eles sobre a palavra de Deus, envolver a palavra nas repreensões, nos conselhos. Pois, a palavra de Deus é viva e eficaz e nós não temos como compreender as dimensões que ela pode ter na vida de uma pessoa.
Em tempo e fora de tempo
Perceba que o texto nos ensina a conversar sobre a palavra de Deus quando estiver sentado em casa, andando pelo caminho, ao deitar, ao levantar. Ou seja, a palavra de Deus precisa fazer parte da sua rotina.
No versículo 8, Ele nos exorta a amarrá-la como um sinal nos braços e prendê-la na testa. Isso significa que a palavra devia estar diante dos olhos de toda a família constantemente.
O versículo 9, nos ensina que devemos ser uma família reconhecida por temer a Deus, por amar a Deus e que diante dos olhos daquele filho esteja continuamente a palavra do Senhor.
Com isso, percebemos que esse texto de Deuteronômio 6:7-9 não fala conosco sobre religiosidade, mas sim sobre um Deus que faz parte do nosso dia a dia, da nossa rotina.
Tenha certeza que educar os seu filhos no temor do Senhor é o melhor presente que pode dar a eles, pois vai além da nossa vida aqui na terra. Diz respeito, a nossa morada eterna ao lado do nosso PAI.