Em Mateus 5:3-10 temos a narrativa do Sermão do monte e as bem aventuranças. Veremos a lição que esse sermão nos traz quanto as escolhas difíceis.
Esses dias participei do Summit, e ouvi uma palestra de um homem chamado Rory Vaden. Ele ministrou uma palavra muito interessante sobre como gerir o tempo em dias de pandemia.
Confesso que fiquei encantado. E, durante a ministração ele falou sobre um livro de sua autoria chamado Suba a escada.
No livro ele usa uma simples escolha entre subir a escada rolante e subir uma escada convencional para nos mostrar como pequenas escolhas, que muitas vezes parecem simples, interferem de maneira tão contundente na nossa vida ao longo do tempo.
Rory Vaden , como um dos maiores consultores e gestores dos nossos dias e de todo mundo nos mostra que muitos de nós estamos como aqueles que sobem a escada rolante.
Estão passivos na sua própria vida. De forma que sobe na escada e espera que o próprio tempo o leve a algum lugar.
As pessoas que agem assim abrem mão das escolhas difíceis.
Porém, são as escolhas difíceis, segundo o autor, que vão fazer a diferença na sua vida.
Uma das frases dele que me marcou é “a diferença entre as pessoas bem-sucedidas e as que não são está nas escolhas difíceis. As que tem sucesso fazem as escolhas difíceis mas, as que não tem não as fazem”.
E o que isso tem a ver com o texto de Mateus 5?
Já há algum tempo Senhor Deus tem falado ao meu coração sobre o Sermão da Montanha. Uma vez que, a essência do que Jesus ensinou está nele.
O sermão da Montanha compreende os capítulos de 5 a 7 de Mateus e se divide em várias sessões, cada uma com o seu propósito.
Então, Jesus inicia esse Sermão falando sobre o caráter do Cristão, do cidadão do reino. Nos dizendo que para ser um cidadão do reino precisamos ter o caráter e as virtudes por Ele apresentadas.
O Senhor, quer nos dizer que é preciso fazer escolhas difíceis todos os dias. Todos os dias precisamos escolher amar o próximo, escolher amar a Deus, promover a paz, colocar o interesse do outro à frente do nosso.
E, isso é desafiador!
Mas, através do estudo detalhado de cada bem aventurança apresentada pelo Senhor Jesus, seremos profundamente ministrados e através do discernimento e o coração sensível sejamos capazes de fazer as escolhas difíceis da vida e seguir em frente.