A mulher sábia, assim como a mulher virtuosa são exemplos das mulheres ideais. Isto é, quem as encontrar deve mantê-las por perto, pois sua companhia agrega valor a todos os sentidos da vida.
Os homens de Deus não devem se encantar por mulheres vulgares ou estúpidas. As mulheres que devem ter o respeito e admiração da Igreja, são as mulheres sábias, que temem a Deus e edificam seus lares com seu comportamento diferenciado.
Neste estudo bíblico, quero analisar com você as virtudes dessa mulher e fazer um paralelo com as mulheres tolas, que não temem a Deus.
Se LIGA NO ASSUNTO E VAMO!
A Mulher Sábia Edifica
A mulher sábia, assim como a virtuosa (Provérbios 31:10-31), é vista na Bíblia como a esposa ideal. Ela edifica sua casa, isto é, sua família cresce e prospera de maneira segura e constante, pois ela é como uma bom construtor em seus fundamentos.
A Bíblia traça um paralelo entre a mulher sábia e a insensata, destacando a prosperidade de uma e a destruição na vida da outra. Na casa da sábia, tanto há bem-estar espiritual quanto material, assim como na casa da mulher virtuosa.
Fica implícito em Provérbios 14:1, mas é uma realidade, a mulher inteligente é benção, tanto para sua família, quanto para as pessoas que estão ao seu redor.
Conviver com ela é garantia de crescimento, visão ampliada e perspectiva positiva da vida.
A Mulher Insensata
Em oposição a tudo o que a mulher sábia representa, está a insensata. Assim como as virtudes da sábia a estimulam a viver em comunidade, construir e se relacionar, a tola é anti-social, pervertida e sem perspectiva de crescimento. “Com as próprias mãos” (Provérbios 14:1), ela destrói tudo que constrói.
Uma boa esposa é um presente de Deus, pois o futuro de seu marido e de seus filhos estão diretamente ligados às suas decisões e estilo de vida. A lei permitia o divórcio, em casamento com mulheres lascivas ou insensatas (Deuteronômio 24:1).
Conclusão
Mulheres sábias possuem famílias sadias. A maneira como ela equilibra os conflitos, aconselha, apoia e ajuda seu marido, e como conforta e educa seus filhos dão à sua casa o status de lar.
Ela não vive em confusão com os outros membros da família, nem depende deles para sobreviver. O Temor a Deus e a dependência a Ele, fazem com que haja paz em todos as partes de sua vida.
Há vários exemplos de mulheres com essas virtudes: Sara, Raquel, Débora, Rute, Ester, Maria, enfim. A Bíblia nos apresenta inúmeras mulheres de Deus que nos mostram como agir com sabedoria.
Muito bom linda me sagem