A Bíblia Sagrada nos convida a desenvolver uma vida de agradecimento a Deus, das mais diversas formas e situações. Aparentemente é um desafio, mas quando refletimos bem na bondade de Deus, percebemos que o Senhor tem nos dado grandes coisas.
Neste estudo bíblico, quero analisar com você o tema e como a Bíblia e os servos de Deus espalhados por ela, nos estimulam a viver em atitude de gratidão ao Senhor.
“FECHOU?”
“ENTÃO BORA!”
Agradecimento a Deus em Quatro Etapas
Em 1 Crônicas 16:8,9, o escritor, Esdras, provavelmente (Ver 1 Crônicas Estudo) nos mostra três caminhos que podemos trilhar em atitude de agradecimento a Deus. Vamos analisá-las:
Dar ‘graças’ – o termo original, no hebraico é yadah e significa: louvar, agradecer, confessar o nome.
Divulgar Seu ‘Nome’ – o termo original é shem reputação, fama, glória, memorial, monumento.
‘Cantar’ para ele – o termo original hebraico é shiyr ou shuwr e significa: cantar, cantora, ser cantado.
‘Contar’ Seus Feitos – o termo original hebraico é siyach e significa: propor, meditar, confidenciar, meditar sobre, estudar, ponderar, conversar, falar, externar ideias.
Pois bem, dito isto é possível dizer que o escritor nos convida a demonstrar nossa gratidão ao Senhor por meio dos louvores; por meio dos nossos testemunhos, quando compartilhamos com o próximo aquilo que o Senhor tem feito em nossa vida.
Devemos divulgar o Nome do Senhor, ou seja, devemos falar sobre sua grandeza, sobre sua força e sobre como ele age em todas as coisas.
Cantar para ele. Devemos entoar músicas que o adorem. Que exaltem Seu Nome, Majestade e Existência.
Podemos demonstrar nossa gratidão ao Senhor parando para meditar em Sua Palavra. Estudando-a. Conhecendo-a. Conversando sobre ela.
Glória a Deus!
Como a palavra do Senhor é rica. Quanto tesouro precioso há na Sabedoria de Deus.
O Motivo?
Um dos grandes motivos pelo qual devemos ser extremamente gratos ao Senhor é, Seu Grande Amor (1 Crônicas 16:34). Por mais que as circunstâncias e adversidades tentem contradizer esta verdade, o fato é, DEUS É BOM!
O escritor nos convida a louvá-lo por isso.
A minha oração é para que o próprio Espírito Santo dê ao nosso coração a sensibilidade para perceber o amor de Deus além do que os olhos veem. Além daquilo que as circunstâncias nos mostram, em Nome de Jesus.
Gratidão Ministrada Pelos Levitas
É muito interessante pensar em 1 Crônicas 23:28,30. Assim como ele, muitos outros versículos nos mostram que a função dos levitas era servir diante do Senhor. Era deles a responsabilidade com o serviço do Templo.
Aqui, na referência de Crônicas além de todos os deveres, eles deviam se apresentar todos os dias, pela manhã e a tarde para agradecer e louvar ao Senhor.
Que lindo!
Que sejamos assim. Gratos todos os dias. Que possamos demonstrar ao Senhor, assim como os levitas, gratidão ao Senhor por sua bondade.
Gratos Pela Restauração
Um dos períodos mais difíceis da história de Israel foi o cativeiro na Babilônia e depois sob o julgo da Pérsia. Após setenta anos, da geração que voltou poucos conheciam ao Senhor Deus de Israel.
Com a ajuda de Deus, Zorobabel, Neemias e Esdras trabalharam muito duro na restauração da nação, em todos os aspectos, mas principalmente na fé.
Quando Jerusalém estava cercada por muros, novamente, Neemias e Esdras organizaram um grande culto. Esdras ministrou uma poderosa palavra e os levitas que foram novamente instituídos, apresentaram cânticos de gratidão ao Senhor (Neemias 12:45,46).
Devemos ser gratos ao Senhor por sua restauração em nossa vida. Ele permite que sejamos provados e afligidos, mas é também o Deus que restaura a nossa sorte.
Por Meio das Ofertas
Muito se discute no campo Teológico em todo o Brasil, sobre a necessidade de entregarmos dízimos e ofertas. Se formos míopes na função, no significado do ato, diremos que não.
Mas quando observamos de maneira ampla, percebemos que de fato, Deus não precisa do nosso dinheiro, mas através dos nossos dízimos e ofertas demonstramos nossa gratidão ao Senhor por tudo o que ele tem provido em nossa vida (2 Crônicas 29:31).
Além disso, mantemos o Reino de Deus e garantimos seu crescimento, assim como podemos ver na parábola da semente de mostarda e na parábola do fermento.
Nossos recursos financeiros devem sim, ser apresentados ao Senhor como forma de gratidão e louvor por tudo o que Ele tem feito e por toda provisão que tem derramado em nossas famílias.
Daniel, Uma Vida de Gratidão
A vida de Daniel é uma grande inspiração. Um dos maiores servos de Deus apresentados na Bíblia. Ele não era grato ao Senhor Deus apenas quando grandes visões ou revelações lhe eram dadas. Daniel era continuamente grato a Deus, mesmo vivendo como escravo na Babilônia.
Todos os dias, não apenas quando estava em apuros, Daniel orava. Pela manhã, a tarde e à noite, o Senhor Deus ouvia sua voz e sua gratidão (Daniel 6:10).
A minha oração é para que o Senhor Deus levante, em nossa nação, homens e mulheres como Daniel. Que sejam continuamente agradecidos.
Agradecendo Antes do Milagre
Muitos de nós, cristãos, somos bons e rápidos para pedir. Ao passo que somos lentos e esquecidos para agradecer. Antes de operar o milagre da multiplicação, o Senhor Jesus orou dando graças a Deus (Mateus 15:36).
Antes de multiplicar os pães e peixes, Jesus agradeceu pelos cinco pães e dois peixinhos que estavam em sua mão. Antes de ressuscitar Lázaro, ele fez a mesma coisa.
Antes do milagre, Jesus AGRADECEU!
Gratos a Deus Por Nossos Irmãos
Temos vivido dias, em que “é cada um por si e Deus por todos”, como diz o ditado popular. Até mesmo na Igreja está difícil de desenvolver relacionamento verdadeiro com os irmãos.
Contudo, as Sagradas Escrituras nos estimulam a ser gratos pela vida e existência dos nossos irmãos. Paulo diz aos Efésios, que era grato a Deus pela vida deles, SEMPRE!
De maneira recorrente Paulo os apresentava a Deus, em oração e gratidão (Efésios 1:16).
Que sejamos assim, vamos nos amar. Apoiar. Orar uns pelos outros, demonstrando gratidão ao Senhor pela Igreja.
Devemos Ser Gratos em Todas as Circunstâncias
Quando as coisas estão indo bem, é fácil ser grato. Mas e quando vai tudo mal?
O texto de 1 Tessalonicenses 5:18 é profundo e desafiador. Ele nos convida a fazer da gratidão, um estilo de vida. Tendo dinheiro ou não, tendo saúde ou não, indo tudo bem ou não, somos convidados a ser gratos a Deus.
Dêem graças em todas as circunstâncias…pois esta é a vontade de Deus (1 Tessalonicenses 5:18). O Senhor quer enxergar gratidão em nós. Em nossa vida.
É muito difícil quando não compreendemos o que está acontecendo, mas pela fé podemos enxergar que o Senhor tem a visão do plano geral, do começo ao fim o Senhor sabe o que é melhor para nós.
Nós enxergamos apenas o hoje, Ele vê o hoje e o amanhã. Nas mãos dele a construção da sua vida está segura.
Gratos Por Jesus Cristo
A vida, morte e ressurreição de Jesus garantem a nossa vitória. Devemos ser gratos a Deus por tudo o que Ele tem nos dado por meio de Jesus Cristo, Seu Filho amado (1 Coríntios 15:57).
Nele, o Senhor nos deu vitória sobre a morte e o pecado. Nos tornou participantes da família de Deus. Somos remidos, perdoados. Somos geração eleita. Mais que vencedores.
O Espírito Santo nos estimula a ser gratos a Deus por seus maravilhosos presentes em Cristo. Que assim seja!
A minha oração é para que o Espírito do Senhor nos dê um coração dominado pela gratidão. Que nossa vida e atitudes sejam um exemplo de amor, uma expressão de gratidão por tudo o que o Senhor tem nos dado em Cristo Jesus.
Conclusão
As Escrituras Sagradas nos convidam a viver em atitude de agradecimento a Deus. E nas mais diversas situações e das mais diversas formas nossa gratidão deve ser manifesta através das nossas atitudes, das canções que cantamos, das palavras que falamos, dos relacionamentos que desenvolvemos, etc.
Nosso Senhor Deus é BOM!
Vamos viver de maneira grata.
Que estudo bíblico maravilhoso!! Devemos ser, não só em palavras, mas em atitudes diárias,agradecidos a Deus, através de Jesus Cristo pela salvação das nossas almas. Pois este é nosso bem maior.. Deus abençoe grandemente pastor por esse estudo maravilhoso, que falou profundamente com a minha alma!