A estrutura da família é um dos maiores presentes que o Senhor Deus, deu ao ser humano. Embora muitos não consigam perceber, é um projeto de Deus para nos abençoar e completar.
Há muitos presentes espirituais distribuídos na convivência familiar e só conseguiremos percebê-los e desfrutar de seus benefícios se formos capazes de seguir as instruções bíblicas e valorizar esta instituição divina.
Neste estudo bíblico, quero analisar com você alguns aspectos do tema no contexto judaico, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento e quais são os conselhos espirituais e fundamentos bíblicos para a constituição de um lar cristão saudável.
Então aperto o cinto, fique confortável e “VAMO!”
O Que é Família?
Nos dias do Antigo Testamento possuía, normalmente a seguinte estrutura: o clã, os filhos, os primos, os avós, os servos e os escravos (Ver Gênesis 46.8 – 26).
Após o exílio na Babilônia e também na época do Novo Testamento, o tamanho da família ficou menor e uma das grandes causas, foi o estilo de vida, que passou do rural para o urbano.
Nesta estrutura, formada por homem e mulher, macho e fêmea, cada um dos membros tinha funções (Efésios 5:33). No caso do marido, o homem, sua função era a de provedor, mestre, educador e sacerdote. Já a mãe, a mulher, liderava os cuidados com a casa e na educação dos filhos.
A Estrutura da Familiar Cristã
No Novo Testamento a estrutura familiar embora seja menor, possuí o homem e a mulher, o macho e a fêmea como figuras indispensáveis e insubstituíveis (Colossenses 3:18-20). Ao ser questionado sobre o casamento, o Senhor Jesus concordou ratificou que essa é a estrutura correta, a estrutura que agrada a Deus (Marcos 10:6-8).
Ou seja, dois homens ou duas mulheres não formam uma família, mesmo que estes desenvolvam as tarefas atribuídas ao homem e a mulher.
A própria natureza, criada por Deus estabeleceu princípios invioláveis, asseverando que a união homossexual não é a vontade de Deus, o que fica evidente na impossibilidade de gerar filhos.
A união homossexual, é uma união estéril.
Ainda no Éden, quando o Senhor Deus criou Adão, com a determinação de que eles procriassem de forma natural, isto é, através da relação sexual (Gênesis 1:27,28).
O sexo possui muitas outras funções, além do prazer. Na verdade, uma função vital que é a de continuidade da raça humana. Se por algum motivo, na Terra só ficarem os homens ou as mulheres, seremos extintos. Por quê?
Porque não há crescimento na homossexualidade.
A estrutura do lar cristão deve ser: Homem (macho), mulher (fêmea) e filhos. Isto é o que Deus projetou.
Um Projeto de Deus
Muitos versículos me chamam a atenção quando se trata de família, mas o Salmos 68:6, é muito especial. O termo solitário, que aparece, no hebraico é yahid e significa: único, solitário, pessoa sozinha.
Ainda no processo de criação, o Senhor Deus viu que a solidão não é boa (Gênesis 2.18).
Ou seja, a é um projeto de Deus. Ao criá-la e nos inserir nela, o Senhor está suprindo a nossa necessidade de socialização, amor e educação. Um lar saudável é benção para o local onde ela está inserida, para a cidade, o estado e a nação.
Quanto mais famílias saudáveis tivermos, menor o índice de criminalidade, usuários de drogas, delinquentes em geral, etc. Portanto, devemos investir em nossos lares, para que a nossa nação seja saudável.
Na Bíblia
A estrutura familiar na Bíblia possui importância fundamental no Reino de Deus e no seu desenvolvimento na Terra. Em Efésios 5:22-33, o apóstolo Paulo dá instruções detalhadas sobre como deve ser sua estrutura e quais as funções do membros, dentro dela.
Além disso, Paulo a compara com o relacionamento entre Cristo e a Igreja, o que é algo extraordinário. Fenomenal. Dessa forma, o lar possui um significado espiritual profundo e poderoso.
Ao ler as recomendações de Paulo, vemos que mais uma vez fica muito claro que o lar é formado por homem e mulher. Não Homem x Homem ou Mulher x Mulher. Para que assim seu propósito não seja perdido.
A Importância da Oração
Na minha opinião Jó é um dos maiores exemplos de sacerdócio familiar, na Bíblia. Sabemos de seu amor sincero pelo Senhor e em Jó 1:5, vemos o seu cuidado sacerdotal com sua família.
Para evitar que a ira de Deus caísse sobre seus filhos, Jó oferecia sacrifícios mesmo que eles não tivessem pecado contra Deus. Seu objetivo era que o Senhor os abençoasse e guardasse em todo tempo e em qualquer circunstância.
Precisamos seguir seus passos. Muitos lares cristãos brasileiros, estão se perdendo porque os pais, não são intercessores eficazes de seus filhos. Ao observar o cristianismo de muitos pais, os filhos não são impelidos a seguir seu exemplo.
A minha oração é para que o Senhor dê a cada pai e mãe, da nossa nação o senso de urgência e a necessidade de oração familiar. Precisamos sair da frente da TV, computador, Smartphone e passar tempo na presença de Deus em oração. Suplicando que ele tenha piedade de nós e das nossas casas.
A Família de Deus
Deus também tem uma família. NÓS!
Todos aqueles que estão em Cristo são seus integrantes (Efésios 2:19) e Jesus é o nosso irmão mais velho (Romanos 8:29).
A estrutura familiar de Deus é formada por pessoas de todas as nações, povos e línguas. Somos uma grande e abençoada família. Temos um Pai generoso e um dos nomes do nosso irmão mais velho é MARAVILHOSO!
Além deles, temos como Mentor o Espírito Santo, que nos guia, assegura e protege. GLÓRIA A DEUS!
É muito bom fazer parte do projeto de Deus.
Conclusão
Família é projeto de Deus. Ela possui função e valor ímpar na criação, no desenvolvimento da humanidade e no Reino de Deus. Ao criá-la o Senhor Deus nos deu uma pequena porção do céu.
Por causa de sua distância de Deus e de sua tolice, muitos pais e mães, as tem transformado em um grande inferno. Mas não é essa a vontade do Senhor para nós.
Ao criar Adão, o Senhor viu que como seres humanos não devemos viver sozinhos, mas em família. Por isso fez Eva, alguém que diferente em características e funções, mas que o completasse.
Sendo assim, cuide bem do seu lar. Invista tempo, conhecimento, relacionamento com Deus e muita, muita oração.
Maravilhoso muito edificante
Mto bom esse estudo. Enriquecedor e bastante proveitoso.