Orações fortes são um dos grandes aliados na nossa caminhada cristã. É indispensável que saibamos nos colocar diante de Deus em momentos decisivos da nossa história, de forma que possamos interceder e combater as dificuldade com uma postura espiritual.
Precisamos identificar na Bíblia, como orar de maneira que o Senhor Deus nos ouça e atenda ao nosso clamor. Por isso, neste estudo você verá exemplos bíblicos de orações que mudaram de forma espetacular o curso da história.
Portanto leia até o fim e aproveite!
Os Motivos?
Podemos apresentar orações fortes diante de Deus pelos mais diversos motivos, por exemplo:
- Para alcançar uma graça;
- Para restaurar o amor no casamento;
- Contra inimigos espirituais;
- Para neutralizar as obras do Diabo;
- Contra o mal;
- Para voltar a dormir em paz;
- Para proteção da família ou de maneira geral.
Para que dê resultados, é muito importante saber como orar. Apresentar todos os exemplos bíblicos de orações fortes é inviável, por isso, separei 3. Acredito que eles são o suficiente para abrir nosso entendimento sobre o assunto.
Vamos analisá-las e observar quais as características marcantes de cada uma delas. A intenção é que tenhamos uma referência. Saber o que agrada a Deus em uma oração. Quando soubermos identificar isso, com certeza apresentaremos orações mais eficazes.
Orações Fortes O O Profeta Elias
Um bom exemplo de orações poderosas é a ministrada por Elias, diante dos falsos profetas em 1 Reis 18. Ele os desafiou a oferecer sacrifícios. Cada um deveria invocar sua divindade, aquele que respondesse com fogo, devorando o sacrifício era verdadeiro Deus.
Elias deu a preferência aos falsos profetas, que começaram cedo a invocar Baal, mas este não lhes respondeu. Isto deu mais ousadia a Elias, que começou a zombar deles.
Depois de clamar meio-dia sem sucesso, os falsos profetas desistiram e foi a vez de Elias invocar a Deus, o verdadeiro Senhor. Primeiro “Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas” (1 Reis 18:30). Após isso, ele orou (1 Reis 18:36-39).
Orações fortes como a de Elias, precisam ser carregadas de objetivo, convicção e fé. O grande objetivo do profeta era glorificar a Deus.
Sua convicção era fruto da sua intimidade com Deus, a qual lhe dava a oportunidade de viver experiências incríveis. A fé de Elias aumenta à medida que todas estas coisas se somam, no seu dia-a-dia.
Orações fortes estão sempre alinhadas a vontade de Deus. Elas não são egocêntricas, mesquinhas. Pelo contrário, são abrangentes.
A grande maioria das orações respondidas por Deus, resultaram em muitas glórias a Ele. Portanto, é muito importante que estejamos atentos a este aspecto.
O Exemplo da Oração do Rei Salomão
O rei Salomão recebeu de Davi, seu pai uma grande incumbência. Construir o Templo do Senhor, segundo a vontade de Deus.
A tarefa não era simples. Ele precisava administrar os bilhões de dólares em recursos, os milhares de servos e seguir minunciosamente o projeto.
No entanto, o maior desafio de Salomão era que o próprio Deus, aceitasse aquela obra. E para isso, após o término da construção ele orou (Ver 2 Crônicas 6).
É uma oração cheia de amor ao próximo, nobreza, dedicação e submissão a Deus. Salomão cumpre perfeitamente o papel de um líder que ama seu povo e se importa com seu bem-estar.
Após a oração de Salomão, caiu fogo do céu que consumiu o sacrifício oferecido pelo rei e pelo povo. Além disso, O Senhor Deus lhe apareceu a noite e disse ao rei que tinha ouvido sua oração e abençoava o Templo, tal como ele havia pedido(2 Crônicas 7:12).
As orações de Salomão alcançaram seu objetivo (2 Crônicas 7:1-4). Deus o ouviu e mais, recebeu o Templo como Casa de Oração. Aprendemos com Salomão, que orações fortes são respondidas quando elas possuem um objetivo nobre. Ela está além daquilo que “eu desejo”. Salomão era peça fundamental em um projeto que envolvia a glória de Deus.
Uns Sim e Outros Não?
Com isso, temos uma ideia de porquê Deus cura alguns e outros não. Porque opera na vida de alguns e de outros não. É algo que está relacionado ao objetivo.
O Senhor não faz milagres por fazer. Ele não é exibicionista, narcisista. Não é vaidoso. Suas ações e milagres sempre possuem um proposito.
Com isso, fica a pergunta: O que Deus “ganha” ao responder sua oração? Ao responder sua oração, no que o Reino de Deus cresce?
A sociedade egocêntrica que vivemos nos faz olhar para Deus e achar que Ele tem “obrigação” de fazer o que queremos, simplesmente porquê Ele é Deus e é amor.
Mas não é assim que funciona. O Senhor nosso Deus é Santo e objetivo. Ele só responderá orações que estiverem de acordo com os padrões de Sua Palavra.
A Oração de Jabez
Uma das orações fortes mais inusitadas da Bíblia Sagrada é sem dúvida a de Jabez (1 Crônicas 4:9,10). Na verdade, ela é motivo de muita discussão teológica, porque parece contradizer o princípio fundamental da oração: a glória de Deus.
As palavras de Jabez são para que Deus o abençoe, aumente suas terras e lhe proteja de seus inimigos (1 Crônicas 4:10)
Neste contexto, é muito importante considerarmos as palavras de sua mãe e o significado de seu nome: “Com muitas dores o dei à luz” (1 Crônicas 4:9). É muito possível que a vida de Jabez tenha sido muito dura. Difícil!
Com isso, devemos lembrar que o Senhor tem prazer em cuidar dos quebrantados de coração. Pessoas marcadas pela vida, com traumas. Aquelas que na vida não tiveram muitas oportunidades, ou nasceram em um contexto de dor e escassez.
Pensando assim, as palavras de Jabez são o reflexo de alguém que precisa muito de Deus e não esconde sua dependência. Se fizermos uma comparação, a oração de Jabez não é tão diferente da oração de Moisés, no Salmo 90:13 -17.
Moisés e Jabez
Se observarmos com cuidado, percebermos que as orações fortes de Jabez e Moisés, possuem muitas semelhanças, e o grande objetivo de ambas é a consolação.
Neste caso, percebemos que não é egoísmo ou mero desejo de ter mais. As palavras de Jabez são muito mais abrangentes do que parecem.
Vivemos em um mundo de muitas dores e aflições. Pessoas de todo o mundo, morrendo de fome, ou depressão, afligidas pelo caos do mundo.
Ao ouvir essas pessoas, Deus tem um profundo desejo de consolá-las e restituir aquilo que lhes foi tirado. Oportunidades, conhecimento, benefícios. O Senhor tem prazer em abrir portas para seus servos.
Conclusão
Orações fortes são aquelas carregadas de um grande propósito. Aprendemos que Deus não é um “operador de milagres”. Ele não age por agir.
O Senhor Deus responde as orações quando elas possuem os critérios de Sua Palavra: objetivo, convicção e a glória de Deus. Ao cumprir esses critérios podemos orar com convicção. Tendo a certeza de que o Senhor nos responderá, no tempo determinado.
Por fim, eu gostaria de saber sua opinião. Deixe seu comentário, compartilhe seu pensamento com o mundo. Além disso, compartilhe este estudo bíblico com o maior número possível de pessoas. Deus abençoe!
Amei está estudo sobre oração.Me fez entender coisas importantes que eu não sabia. Que possamos orar mais.Contudo ter um relacionamento mais íntimo com Deus.Ter em nossas orações objetivos
ESTUDAR A BIBLIA NO QUE DIZ RESPEITO DE JESUS E UM CONFORTO PARA ALMA E ALENTO PARA O SOFRIMENTO.
Estou procurando um estudo para eu mesma poder ministrar baseado em Exodo 14 ( Lideres que oram ajudam o povo a atravessar o mar e pisar em terra seca), e encontrei este seu- que maravilha! Deus lhe abencoe por ser uma fonte de inspiracao. Agora so preciso ir a esses livros para saber a fundo as suas estorias. Ajudou- me muito. Muito obrigada
Estudos de poder muito bom
Obrigado Daiene!
Seus textos são inspiração ao estudo da Palavra de Deus.
Glória ao Senhor pelo teu chamado.
Excelente o estudo. Como todos aliás
Gosto mito dos seus Estudos,Nao sao longos ,mais super objetivos e edificantes