A Santa Ceia do Senhor é um memorial que será celebrado até a volta de Cristo. É um dos dois sacramentos da Igreja estabelecido pelo próprio Jesus, o outro é o batismo nas águas.
É muito importante que durante a carreira cristã, tenhamos uma compreensão clara do significado da ceia do Senhor. É fundamental que tenhamos claro em nossa mente, qual a sua importância e valor.
Portanto, leia estudo bíblico até o fim, e veja quais as principais características deste que é um dos momentos mais lindos da celebração da Igreja do Senhor Jesus.
O Significado Ceia
A Santa Ceia foi instituída durante a Páscoa judaica, mas Por quê?
A páscoa judaica era celebrada uma vez por ano, com o objetivo de manter na memória do povo judeu a libertação do Egito e a promessa de dias melhores, na terra de Canaã.
Neste caso a Páscoa judaica era uma “sombra” da Ceia, que tem um significado muito superior. Através dela, Jesus Cristo mostra que fomos libertos do poder do diabo, do pecado e da morte.
Isto só se tornou possível por meio da morte de Jesus na Cruz, Ele assim como o Cordeiro, foi oferecido a Deus como expiação dos nossos pecados. Não é em vão que o Senhor ordena: “façam isto em memória de mim” (Lucas 22:14-20).
Portanto, todas as vezes que tomamos a Santa Ceia, enviamos a seguinte mensagem: Fui liberto das garras do diabo, do pecado e da morte. Agora sou remido, filho de Deus. Meu caminho terminará na Nova Jerusalém celestial.
Como Ministrar a Santa Ceia?
Normalmente nas igrejas tradicionais evangélicas, a Ceia do Senhor é ministrada uma vez por mês. O dia varia de acordo com a denominação.
Os elementos utilizados são o pão e o suco de uva. Estes, antes de serem servidos são apresentados e consagrados ao Senhor, por meio da oração.
A mesa é posta no Templo, junto à congregação e em determinado momento o ministro (a) anuncia a celebração da Ceia. O momento solene é iniciado com a leitura do texto bíblico referente e em seguida é feita uma oração.
Após isso o ministro (a) faz algumas considerações sobre quem deve e quem não deve participar. E em seguida, todos comem o pão. Parte do texto é mais uma vez citado e em seguida todos tomam o suco de uva.
O momento é encerrado com uma oração de gratidão a Deus pelo sacrifício de Jesus, e uma grande alegria toma conta da congregação.
A Importância
Como dito anteriormente, a Santa Ceia substituí a Páscoa judaica no sentido de memorial (Lucas 22:14-20). Eu explico.
A Páscoa judaica servia como memorial da libertação do povo de Deus do Egito e a expectativa da terra de Canaã.
A Ceia do Senhor representa a libertação da humanidade do poder do diabo, do pecado e da morte. E além disso, a esperança da Nova Jerusalém.
Jesus Cristo estabelece que a santa ceia seja celebrada até que ele venha nos buscar. Ou seja, é um memorial superior. Sendo assim, quem não participa da Ceia de Cristo, de certa forma não participa da comunhão com seu sacrifício, não o glorifica. Mesmo que já o tenha recebido como Senhor e Salvador.
Quem Pode Participar?
Visto que a Ceia do Senhor é um memorial sagrado, há em muitos cristãos a dúvida sobre quem pode participar?
Para responder a esta pergunta devemos ter em mente as seguintes palavras do Senhor Jesus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28.19-20).
Este texto bíblico é uma das bases mais sólidas das igrejas tradicionais evangélicas para estabelecer os critérios de quem pode participar da Santa Ceia.
Normalmente, são cristãos convertidos que passaram pelo batismo nas águas e estão em comunhão com Deus e com a sua Igreja, que é a coluna da verdade.
Daí a importância de congregarmos e termos comunhão com irmãos. Não é possível viver o cristianismo sozinho. De forma isolada.
Fontes históricas revelam que também estes eram os critérios utilizados pela igreja do primeiro século (igreja primitiva).
O Que Significa Comer Indignamente?
De acordo com a concordância de Strong, “indiginamente”, que aparece em 1 Coríntios 11:27, no original grego é anaxios: de um modo indigno. Ou seja, receber de forma profana, vadia. Sem dar o devido respeito ou reverência merecida.
Paulo mostra aos coríntios que há um perigo enorme em participar indignamente do “corpo e do sangue do Senhor”. Eles o faziam, quando na ceia, seu objetivo era promover uma celebração carnal (semelhante ao Carnaval) ou por partidarismo (encontro de grupinhos). Ou pior, participar do memorial de Cristo, mantendo uma vida de amor ao pecado.
Com tais atitudes, eles atraiam para si grande culpa (v.27), por profanar a santa instituição da ceia. Desprezando o sacrifício de Cristo e a pureza do seu corpo e sangue.
Em sua desobediência e insensibilidade, eles estavam promovendo pelo menos três coisas:
- Profanando o sangue (Hebreus 10:29);
- Crucificando novamente o Senhor;
- E se tornando culpados do sangue;
Ao participar da santa ceia, dessa forma, eles estavam comendo e bebendo para sua própria condenação (v.29). Em sua provocação a santidade de Deus, eles atraem o juízo do Senhor sobre suas vidas.
Precisamos estar completamente atentos à nossa maneira de viver, para que não seja profanado o corpo e o sangue do Senhor Jesus.
A Última Ceia
A última Ceia de Jesus com seus discípulos aqui na Terra foi justamente aquela em que Ele a instituiu (Lucas 22:15,16).
Enquanto celebramos aqui como Igreja, o Senhor aguarda no céu até que possa participar mais uma vez conosco na glória.
O Quadro da Santa Ceia
A Última Ceia é também título do quadro pintado por Leonardo da Vinci para o Duque Lodovico Sforza. É um retrato da instituição da Ceia do Senhor, onde Cristo comeu com os apóstolos e ordenou que eles mantivessem o memorial.
Atualmente o quadro está no convento de Santa Maria Delle Grazie, Milão. Ele foi construído por ordem do Duque para que servisse principalmente de sepultura para os seus familiares.
Esta é com certeza uma das obras mais importantes da arte mundial de todos os tempos, retratada por um dos maiores gênios de todos os tempos. Um marco na história.
Conclusão
A Santa Ceia do Senhor é um dos sacramentos da Igreja instituídos pelo Filho de Deus. Ela deve ser celebrada continuamente pelo Corpo de Cristo como memorial até que Ele volte.
Ao participar da Ceia do Senhor, anunciamos a nossa redenção, libertação e expectativa da eternidade com Deus.
Por isso, é imprescindível que tenhamos uma vida de contínua santificação e honra diante dele, para não acontecer de comermos indignamente o pão e o cálice, que representam o corpo e o sangue de Cristo.
Por fim, compartilhe este estudo bíblico com seus parentes e amigos. Deixe o seu comentário ou dúvida.
Excelente estudo,que Deus o abençoe
Estudo incrível. Deus abençoe!
ÓTIMO ESTUDO
UMA BENÇĀO
LOUVADO SEJA O NOME DO SR.
Deus abencoe gostei do estudo
Muito bom esse estudo Deus te abencoe muito
gostei amei,
Parabens?
Paz do Senhor Jesus Cristo, excelente estudo meu querido, a igreja precisa resgatar a instrução sobre a importância deste memorial pois como Paulo servo de Deus diz em I Co 11, 30 , muitos estão morrendo e fraquejando na fé.
Deus continue te enchendo de Graça e Unção Divina.
Obrigado meu irmão!
A paz do Senhor meu amado irmão!
Que lindo estudo, pena que poucos dão importancia e como se o inferno não existisse e Jesus não comprisse sua promesse de um dia vir nos buscar.
Que Deus abençoe muito seu ministério do ensino fiquei maravilhado.
Bom dia
Foi muito esclarecedor a sua explicação, aprendi muito hoje, Deus abençoe a sua vida.
Abraços!
Paz minha irmã!
Já fiz um estudo sobre o tema: https://jesuseabiblia.com/estudos-biblicos/estudo-biblico-sobre-pecado/
A paz irmãos em Cristo! Gostaria de perceber este livro de I João 5:16,17,
Pecados para morte.
Obrigada
Obrigado pela informação; é muito importante que tenhamos compriender a nossa abrigação e responsabilidade. Parabéns..
Varão glória a Deus por sua vida. Venho passando por uma luta enorme com a liderança da minha congregação por pregarem que a ceia não precisa ser batizado para se participar. De fato tenho sido obrigado a ouvir que até o não crentes se quiser pode pois é problema dele. Que tremenda heresia. Mais este texto complementa meu combate, no qual venho combatendo a heresia sendo pregada.
Muito ótimo
Muito rico esse estudos Glória a Deus
este site tem sido muito valios, pois utilizo sempre em minhas pesquisa, parabenizo nosso amado irmao pela iniciativa.
Parabéns pela bela exposição desse importante tema.
Olá , boa tarde ! você falou algo no seu estudo que eu já havia pensado antes. veja bem: já sendo batizado, se eu tenho um pecado que não consigo me libertar dele, mas estou sempre lutando pra me livrar dele eu posso tomar santa ceia ? porque se eu tomar eu to mal, mas se eu não tomar eu também estou mal porque estarei fora do corpo de Cristo. se eu me julgar digno estarei sendo indigno pois a ceia do senhor é algo que recebemos de graça ( favor não merecido.) e sendo assim, Deus sendo Deus ele sabe que errei, que estou errando e que ainda vou errar muito na vida. se eu considerar isso não serei digno de tomar santa ceia nunca pq não quero ser culpado pela morte do senhor. e Paulo mesmo disse: examine-se a si mesmo e coma. ele não disse pra não deixar de comer. isso é correto ? fiquei confuso a respeito disso. agradeceria se pudesse esclarecer.
quero saber em que ocasiao nao posso participar da ceia,problemas familiares me impedi de participar, ja sendo batzada, o erro é dos meus filhos
Excelente estudo, que o Eterno continue te usando
Parabéns amado irmão pelo belo esclarecimento sobre algo muito importante na casa do Senhor.
Parabéns pelo belíssimo trabalho!
Pra quem prepara a santa ceia é um ministério.e qual a preparação que devemos ter
Vou lhe dar minha opinião.
Eu acredito que não. O motivo?
A constituição brasileira só reconhece como casados, aqueles que o fizeram civilmente, sendo o religioso opcional.
Ou seja, quem casou no religioso apenas, ainda não está casado.
Sendo assim, na minha opinião não pode ter relações sexuais e participar da mesa do Senhor.
Graça e paz?
Uma pessoa casado semente no Religioso pode tomar a ceia do Senhor.??
Amém Janio!
Obrigado!
Muito bom,simples e explicativo , meus votos de parabéns a vcs. A paz do Senhor.
Amei o estudo !!!
Parabéns continue assim postando estudos e sermões, foi de grande ajuda pois estarei ministrando a Santa Ceia domingo em minha igreja
Muito bom o estado…
Paz Albertina!
Com relação ao casamento civil, ele é o suficiente para ter a bênção de Deus.
Com relação ao casar de novo eu não sei, se é permitido.
amei muito esse estudo ou ensino sobre a sta. ceia do sr jesus, pois cada dia preciso aprender sobre meu senhor e salvador.
Amem meu irmão!
Graças a Deus!
muito bom esse estudo diego mim ajudou muito
AMÉM MEU IRMÃO!
Muito obrigado!
A paz em CRISTO JESUS meu irmão Diego!
Quero Louvar ao nosso DEUS pela sua vida, pela clareza e habilidade espiritual em
responder com carinho as perguntas feitas a ti( se utilizando da Bíblia sagrada), dessa forma leva nossos irmãos a consultarem a palavra de DEUS e ganharem experiência na vida cristã.
DEUS em CRISTO JESUS continue abençoando.
A paz do Senhor Jesus Cristo irmão Diego
tenho uma dúvida, o que a bíblia diz sobre o casamento somente no civil. será que só conseguimos a bênção de Deus se formos casados pela igreja?
se a pessoa em causa já tivera casado antes pela igreja e divorciou e voltou a casar mais claro só pelo Civil.
Desde já obrigada.
A paz do Senhor Jesus Cristo irmão Diego. Gostei muito do estudo. As informações sempre nos dá um esclarecimento de qual seja a”boa, perfeita e agradável” vontade do Pai. Deus te abençoa.
muito bom esse estudo me ajudou muito Deus abençoe sempre
Muito obrigado pelo estudo. Muito bom!
Taynara, depende. Se foi um ato isolado, ou seja, não há recorrência da fornicação, sim. Pode.
Caso haja, arrependimento e novas ocorrências, não. Porque a prática sexual fora do casamento é pecado e os fornicadores não herdarão o Reino de Deus. Sendo assim, não devem participar da mesa santa do Senhor.
O ideal, é pedir graça a Deus e casar.
Quem comete fornicação, mas se arrepende do ato, pode tomar a Santa Ceia?
Se não colocar as mãos na ferida, e depois na santa ceia, pode.
Uma pessoa enferma ou com uma ferida na perna pode coloca as mão na santa ceia. …gostaria de saber
Você leu o estudo?
Qualquer pessoa pode participar da Ceia do Senhor?
A paz Giselly!
O homem e a mulher só podem ter relações que contem com a bênção de Deus no casamento, pelo menos o jurídico. Qualquer outra união, seja estável ou não, na qual os dois tenham relações não contam com a bênção de Deus. A bíblia diz que é fornicação ou adultério.
Com relação a santa ceia, a Bíblia diz que não deve ser tomada indignamente. Neste caso, aquele que fornica ou comete adultério não deve tomar, para não atrair o juízo Deus sobre sua vida.
Esta é a regra!
Mas há a exceção.
Caso você seja batizada e o seu companheiro se recuse de forma veemente a seguir a Jesus Cristo, o despreze e o rejeite severamente, é possível abrir a exceção. Isto, porque a fé sincera não pode ser punida pela infidelidade do outro. O apóstolo Paulo fala muito sobre isso em 1 Coríntios 7. É interessante que você estude este capítulo cuidadosamente. Contudo, a decisão final está com sua liderança pastoral neste caso.
Espero que meu comentário seja útil. Deus abençoe!
Eu posso participar da ceia do Senhor estando morando com parceiro mas não casada no civil nem na igreja