Jesus e a Bíblia
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
  • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre o Autor
    • Contato
    • Política de Privacidade
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Jesus e a Bíblia
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Início » Estudos Bíblicos » A Santa Ceia do Senhor – Quem Pode Participar?

A Santa Ceia do Senhor – Quem Pode Participar?

Por Diego Nascimento
Em Estudos Bíblicos

A Santa Ceia do Senhor é um memorial que será celebrado até a volta de Cristo. É um dos dois sacramentos da Igreja estabelecido pelo próprio Jesus, o outro é o batismo nas águas.

É muito importante que durante a carreira cristã, tenhamos uma compreensão clara do significado da ceia do Senhor. É fundamental que tenhamos claro em nossa mente, qual a sua importância e valor.

Portanto, leia estudo bíblico até o fim, e veja quais as principais características deste que é um dos momentos mais lindos da celebração da Igreja do Senhor Jesus.

O Significado Ceia

A Santa Ceia foi instituída durante a Páscoa judaica, mas Por quê?

A páscoa judaica era celebrada uma vez por ano, com o objetivo de manter na memória do povo judeu a libertação do Egito e a promessa de dias melhores, na terra de Canaã.

Neste caso a Páscoa judaica era uma “sombra” da Ceia, que tem um significado muito superior. Através dela, Jesus Cristo mostra que fomos libertos do poder do diabo, do pecado e da morte. 

Isto só se tornou possível por meio da morte de Jesus na Cruz, Ele assim como o Cordeiro, foi oferecido a Deus como expiação dos nossos pecados. Não é em vão que o Senhor ordena: “façam isto em memória de mim” (Lucas 22:14-20).

Portanto, todas as vezes que tomamos a Santa Ceia, enviamos a seguinte mensagem: Fui liberto das garras do diabo, do pecado e da morte. Agora sou remido, filho de Deus. Meu caminho terminará na Nova Jerusalém celestial.

Como Ministrar a Santa Ceia?

Normalmente nas igrejas tradicionais evangélicas, a Ceia do Senhor é ministrada uma vez por mês. O dia varia de acordo com a denominação.

Os elementos utilizados são o pão e o suco de uva. Estes, antes de serem servidos são apresentados e consagrados ao Senhor, por meio da oração.

A mesa é posta no Templo, junto à congregação e em determinado momento o ministro (a) anuncia a celebração da Ceia. O momento solene é iniciado com a leitura do texto bíblico referente e em seguida é feita uma oração.

Após isso o ministro (a) faz algumas considerações sobre quem deve e quem não deve participar. E em seguida, todos comem o pão. Parte do texto é mais uma vez citado e em seguida todos tomam o suco de uva.

O momento é encerrado com uma oração de gratidão a Deus pelo sacrifício de Jesus, e uma grande alegria toma conta da congregação.

A Importância

Como dito anteriormente, a Santa Ceia substituí a Páscoa judaica no sentido de memorial (Lucas 22:14-20). Eu explico.

A Páscoa judaica servia como memorial da libertação do povo de Deus do Egito e a expectativa da terra de Canaã.

A Ceia do Senhor representa a libertação da humanidade do poder do diabo, do pecado e da morte. E além disso, a esperança da Nova Jerusalém.

Jesus Cristo estabelece que a santa ceia seja celebrada até que ele venha nos buscar. Ou seja, é um memorial superior. Sendo assim, quem não participa da Ceia de Cristo, de certa forma não participa da comunhão com seu sacrifício, não o glorifica. Mesmo que já o tenha recebido como Senhor e Salvador.

Quem Pode Participar? 

Visto que a Ceia do Senhor é um memorial sagrado, há em muitos cristãos a dúvida sobre quem pode participar?

Para responder a esta pergunta devemos ter em mente as seguintes palavras do Senhor Jesus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28.19-20).

Este texto bíblico é uma das bases mais sólidas das igrejas tradicionais evangélicas para estabelecer os critérios de quem pode participar da Santa Ceia.

Normalmente, são cristãos convertidos que passaram pelo batismo nas águas e estão em comunhão com Deus e com a sua Igreja, que é a coluna da verdade.

Daí a importância de congregarmos e termos comunhão com irmãos. Não é possível viver o cristianismo sozinho. De forma isolada.

Fontes históricas revelam que também estes eram os critérios utilizados pela igreja do primeiro século (igreja primitiva).

O Que Significa Comer Indignamente?

De acordo com a concordância de Strong, “indiginamente”, que aparece em 1 Coríntios 11:27, no original grego é anaxios: de um modo indigno. Ou seja, receber de forma profana, vadia. Sem dar o devido respeito ou reverência merecida.

Paulo mostra aos coríntios que há um perigo enorme em participar indignamente do “corpo e do sangue do Senhor”. Eles o faziam, quando na ceia, seu objetivo era promover uma celebração carnal (semelhante ao Carnaval) ou por partidarismo (encontro de grupinhos). Ou pior, participar do memorial de Cristo, mantendo uma vida de amor ao pecado.

Com tais atitudes, eles atraiam para si grande culpa (v.27), por profanar a santa instituição da ceia. Desprezando o sacrifício de Cristo e a pureza do seu corpo e sangue.

Em sua desobediência e insensibilidade, eles estavam promovendo pelo menos três coisas:

  1. Profanando o sangue (Hebreus 10:29);
  2. Crucificando novamente o Senhor;
  3. E se tornando culpados do sangue;

Ao participar da santa ceia, dessa forma, eles estavam comendo e bebendo para sua própria condenação (v.29). Em sua provocação a santidade de Deus, eles atraem o juízo do Senhor sobre suas vidas.

Precisamos estar completamente atentos à nossa maneira de viver, para que não seja profanado o corpo e o sangue do Senhor Jesus.

A Última Ceia

A última Ceia de Jesus com seus discípulos aqui na Terra foi justamente aquela em que Ele a instituiu (Lucas 22:15,16).

Enquanto celebramos aqui como Igreja, o Senhor aguarda no céu até que possa participar mais uma vez conosco na glória.

O Quadro da Santa Ceia

A Última Ceia é também título do quadro pintado por Leonardo da Vinci para o Duque Lodovico Sforza. É um retrato da instituição da Ceia do Senhor, onde Cristo comeu com os apóstolos e ordenou que eles mantivessem o memorial.

Atualmente o quadro está no convento de Santa Maria Delle Grazie, Milão. Ele foi construído por ordem do Duque para que servisse principalmente de sepultura para os seus familiares.

Esta é com certeza uma das obras mais importantes da arte mundial de todos os tempos, retratada por um dos maiores gênios de todos os tempos. Um marco na história.

Conclusão

A Santa Ceia do Senhor é um dos sacramentos da Igreja instituídos pelo Filho de Deus. Ela deve ser celebrada continuamente pelo Corpo de Cristo como memorial até que Ele volte.

Ao participar da Ceia do Senhor, anunciamos a nossa redenção, libertação e expectativa da eternidade com Deus.

Por isso, é imprescindível que tenhamos uma vida de contínua santificação e honra diante dele, para não acontecer de comermos indignamente o pão e o cálice, que representam o corpo e o sangue de Cristo.

Por fim, compartilhe este estudo bíblico com seus parentes e amigos. Deixe o seu comentário ou dúvida. 

CompartilharTweetEnviarCompartilhar
Anterior

Como Vencer as Dificuldades da Vida – 6 Etapas

Próximo

Versículos Sobre Família Projeto de Deus

Comentários 49

  1. Anchieta Ribeiro says:
    4 anos atrás

    Excelente estudo,que Deus o abençoe

  2. Ranna Dinorah says:
    5 anos atrás

    Estudo incrível. Deus abençoe!

  3. EMERSON LEME DA SILVA says:
    6 anos atrás

    ÓTIMO ESTUDO
    UMA BENÇĀO
    LOUVADO SEJA O NOME DO SR.

  4. Anônimo says:
    6 anos atrás

    Deus abencoe gostei do estudo

  5. Anônimo says:
    6 anos atrás

    Muito bom esse estudo Deus te abencoe muito

  6. jose says:
    6 anos atrás

    gostei amei,
    Parabens?

  7. José Gabriel says:
    6 anos atrás

    Paz do Senhor Jesus Cristo, excelente estudo meu querido, a igreja precisa resgatar a instrução sobre a importância deste memorial pois como Paulo servo de Deus diz em I Co 11, 30 , muitos estão morrendo e fraquejando na fé.
    Deus continue te enchendo de Graça e Unção Divina.

  8. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Obrigado meu irmão!

  9. Deoclecio dias da Mota says:
    6 anos atrás

    A paz do Senhor meu amado irmão!
    Que lindo estudo, pena que poucos dão importancia e como se o inferno não existisse e Jesus não comprisse sua promesse de um dia vir nos buscar.
    Que Deus abençoe muito seu ministério do ensino fiquei maravilhado.

  10. Robson Ribeiro says:
    6 anos atrás

    Bom dia

    Foi muito esclarecedor a sua explicação, aprendi muito hoje, Deus abençoe a sua vida.

    Abraços!

  11. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Paz minha irmã!

    Já fiz um estudo sobre o tema: https://jesuseabiblia.com/estudos-biblicos/estudo-biblico-sobre-pecado/

  12. Tercia says:
    6 anos atrás

    A paz irmãos em Cristo! Gostaria de perceber este livro de I João 5:16,17,
    Pecados para morte.
    Obrigada

  13. Samoel Bastos Corrêia says:
    6 anos atrás

    Obrigado pela informação; é muito importante que tenhamos compriender a nossa abrigação e responsabilidade. Parabéns..

  14. jose ricardo santo silva says:
    7 anos atrás

    Varão glória a Deus por sua vida. Venho passando por uma luta enorme com a liderança da minha congregação por pregarem que a ceia não precisa ser batizado para se participar. De fato tenho sido obrigado a ouvir que até o não crentes se quiser pode pois é problema dele. Que tremenda heresia. Mais este texto complementa meu combate, no qual venho combatendo a heresia sendo pregada.

  15. Joanes says:
    7 anos atrás

    Muito ótimo

  16. Joanes says:
    7 anos atrás

    Muito rico esse estudos Glória a Deus

  17. WALDENI MONTEIRO FONTES says:
    7 anos atrás

    este site tem sido muito valios, pois utilizo sempre em minhas pesquisa, parabenizo nosso amado irmao pela iniciativa.

  18. Edilson Silva Sodre says:
    7 anos atrás

    Parabéns pela bela exposição desse importante tema.

  19. Não identificado. says:
    7 anos atrás

    Olá , boa tarde ! você falou algo no seu estudo que eu já havia pensado antes. veja bem: já sendo batizado, se eu tenho um pecado que não consigo me libertar dele, mas estou sempre lutando pra me livrar dele eu posso tomar santa ceia ? porque se eu tomar eu to mal, mas se eu não tomar eu também estou mal porque estarei fora do corpo de Cristo. se eu me julgar digno estarei sendo indigno pois a ceia do senhor é algo que recebemos de graça ( favor não merecido.) e sendo assim, Deus sendo Deus ele sabe que errei, que estou errando e que ainda vou errar muito na vida. se eu considerar isso não serei digno de tomar santa ceia nunca pq não quero ser culpado pela morte do senhor. e Paulo mesmo disse: examine-se a si mesmo e coma. ele não disse pra não deixar de comer. isso é correto ? fiquei confuso a respeito disso. agradeceria se pudesse esclarecer.

  20. eliane says:
    7 anos atrás

    quero saber em que ocasiao nao posso participar da ceia,problemas familiares me impedi de participar, ja sendo batzada, o erro é dos meus filhos

  21. Antonio Gomes says:
    7 anos atrás

    Excelente estudo, que o Eterno continue te usando

  22. Laércio de Andrade says:
    7 anos atrás

    Parabéns amado irmão pelo belo esclarecimento sobre algo muito importante na casa do Senhor.

  23. Pastor Fernandes says:
    7 anos atrás

    Parabéns pelo belíssimo trabalho!

  24. Agnelo says:
    7 anos atrás

    Pra quem prepara a santa ceia é um ministério.e qual a preparação que devemos ter

  25. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Vou lhe dar minha opinião.

    Eu acredito que não. O motivo?

    A constituição brasileira só reconhece como casados, aqueles que o fizeram civilmente, sendo o religioso opcional.

    Ou seja, quem casou no religioso apenas, ainda não está casado.

    Sendo assim, na minha opinião não pode ter relações sexuais e participar da mesa do Senhor.

  26. Vanessa Salazar says:
    7 anos atrás

    Graça e paz?
    Uma pessoa casado semente no Religioso pode tomar a ceia do Senhor.??

  27. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Amém Janio!

    Obrigado!

  28. JANIO LUCIO MOURA says:
    7 anos atrás

    Muito bom,simples e explicativo , meus votos de parabéns a vcs. A paz do Senhor.

  29. Adriana cristina says:
    7 anos atrás

    Amei o estudo !!!

  30. ELIZABETH LEMOS SOUZA says:
    7 anos atrás

    Parabéns continue assim postando estudos e sermões, foi de grande ajuda pois estarei ministrando a Santa Ceia domingo em minha igreja

  31. Daniel Guerra. says:
    7 anos atrás

    Muito bom o estado…

  32. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Paz Albertina!

    Com relação ao casamento civil, ele é o suficiente para ter a bênção de Deus.

    Com relação ao casar de novo eu não sei, se é permitido.

  33. idelbrando gomes livramento says:
    7 anos atrás

    amei muito esse estudo ou ensino sobre a sta. ceia do sr jesus, pois cada dia preciso aprender sobre meu senhor e salvador.

  34. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Amem meu irmão!

    Graças a Deus!

  35. jonathann says:
    7 anos atrás

    muito bom esse estudo diego mim ajudou muito

  36. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    AMÉM MEU IRMÃO!

    Muito obrigado!

  37. Renato Ramos says:
    7 anos atrás

    A paz em CRISTO JESUS meu irmão Diego!
    Quero Louvar ao nosso DEUS pela sua vida, pela clareza e habilidade espiritual em
    responder com carinho as perguntas feitas a ti( se utilizando da Bíblia sagrada), dessa forma leva nossos irmãos a consultarem a palavra de DEUS e ganharem experiência na vida cristã.
    DEUS em CRISTO JESUS continue abençoando.

  38. Albertina Duarte says:
    7 anos atrás

    A paz do Senhor Jesus Cristo irmão Diego
    tenho uma dúvida, o que a bíblia diz sobre o casamento somente no civil. será que só conseguimos a bênção de Deus se formos casados pela igreja?
    se a pessoa em causa já tivera casado antes pela igreja e divorciou e voltou a casar mais claro só pelo Civil.

    Desde já obrigada.

  39. Fausto Medeiros says:
    8 anos atrás

    A paz do Senhor Jesus Cristo irmão Diego. Gostei muito do estudo. As informações sempre nos dá um esclarecimento de qual seja a”boa, perfeita e agradável” vontade do Pai. Deus te abençoa.

  40. Débora aguida says:
    8 anos atrás

    muito bom esse estudo me ajudou muito Deus abençoe sempre

  41. Maxsuel Ferreira de Melo says:
    8 anos atrás

    Muito obrigado pelo estudo. Muito bom!

  42. Diego Nascimento says:
    8 anos atrás

    Taynara, depende. Se foi um ato isolado, ou seja, não há recorrência da fornicação, sim. Pode.

    Caso haja, arrependimento e novas ocorrências, não. Porque a prática sexual fora do casamento é pecado e os fornicadores não herdarão o Reino de Deus. Sendo assim, não devem participar da mesa santa do Senhor.

    O ideal, é pedir graça a Deus e casar.

  43. Taynara O. A. says:
    8 anos atrás

    Quem comete fornicação, mas se arrepende do ato, pode tomar a Santa Ceia?

  44. Diego Nascimento says:
    8 anos atrás

    Se não colocar as mãos na ferida, e depois na santa ceia, pode.

  45. Priscila Azevedo da silva says:
    8 anos atrás

    Uma pessoa enferma ou com uma ferida na perna pode coloca as mão na santa ceia. …gostaria de saber

  46. Diego Nascimento says:
    8 anos atrás

    Você leu o estudo?

  47. Ricardo says:
    8 anos atrás

    Qualquer pessoa pode participar da Ceia do Senhor?

  48. Diego Nascimento says:
    8 anos atrás

    A paz Giselly!

    O homem e a mulher só podem ter relações que contem com a bênção de Deus no casamento, pelo menos o jurídico. Qualquer outra união, seja estável ou não, na qual os dois tenham relações não contam com a bênção de Deus. A bíblia diz que é fornicação ou adultério.
    Com relação a santa ceia, a Bíblia diz que não deve ser tomada indignamente. Neste caso, aquele que fornica ou comete adultério não deve tomar, para não atrair o juízo Deus sobre sua vida.
    Esta é a regra!
    Mas há a exceção.
    Caso você seja batizada e o seu companheiro se recuse de forma veemente a seguir a Jesus Cristo, o despreze e o rejeite severamente, é possível abrir a exceção. Isto, porque a fé sincera não pode ser punida pela infidelidade do outro. O apóstolo Paulo fala muito sobre isso em 1 Coríntios 7. É interessante que você estude este capítulo cuidadosamente. Contudo, a decisão final está com sua liderança pastoral neste caso.

    Espero que meu comentário seja útil. Deus abençoe!

  49. Giselly Fernandes Oliveira says:
    8 anos atrás

    Eu posso participar da ceia do Senhor estando morando com parceiro mas não casada no civil nem na igreja

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Contato
Jesus e a Bíblia 2025 © Todos os direitos reservados
error:
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Este site utiliza cookies. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade e Cookies.

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!