As bodas de Caná da Galileia são mencionadas em João 2 e é um evento histórico. Elas registram o primeiro milagre de Jesus, onde ele transforma água em vinho.
A palavra boda tem sua origem no latim “vota” e significa “promessa”. É uma celebração de casamento. No plural, a palavra bodas, faz referência aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento.
Caná da Galileia é assim chamada para distingui-la de outra cidade também chamada de Caná, na Coele-Síria. Caná da Galileia é o cenário do primeiro milagre de Jesus e é também o lugar onde ele curou o filho do nobre, que estava doente, em Cafarnaum (João 4.46-50), e também o local onde habitava Natanael (João 2.12).
Como Jesus é um Deus de aliança e ama a família, não é a toa que Ele realiza seu primeiro milagre em um casamento, na constituição da família.
Por Que Jesus Estava Nas Bodas De Caná?
Na ocasião das bodas de Caná, Jesus não era conhecido publicamente como Messias ainda. As pessoas o conheciam por uma função bem mais humilde: Jesus de Nazaré o carpinteiro.
Nada de multidões e alvoroço. Apenas almoço aos domingos com a família. Orações no Templo e na sinagoga, festas de casamento, e só. Jesus era uma pessoa comum. Até aquele dia.
Dias antes Jesus havia sido batizado por João Batista. Logo após encontrou Felipe e Natanael, João, Pedro e André.
O convite provavelmente chegou a ele por intermédio de Maria (João 2.1,2). Veja que o texto diz que “Maria estava ali, e que Jesus e seus discípulos também foram convidados”. Isso nos leva a pensar que o convite foi primeiramente dirigido a ela.
Por Que Maria Fala Com Jesus Sobre o Vinho?
As festas de casamentos dos dias de Jesus duravam de 3 a 7 dias. É provável que Maria, Jesus e seus discípulos tivessem chegado no final das bodas de Caná, visto que o bom vinho já havia sido servido. Nessa caravana chegaram no mínimo sete pessoas: Jesus, Maria, Pedro, João, André, Filipe e Natanael .
É muito provável que tenha sido esse o motivo que levou a mãe do Messias, a falar com Ele. O vinho acabou nas bodas justamente após a chegada deles.
Você sabe como são as mulheres. Questões como essas são importantíssimas para elas. Além do mais em acabando bebida, acabaria a festa.
O vinho nos dias do ministério de Jesus representava a alegria. Dessa forma, acabando o vinho, acabaria a alegria. Então, educadamente Maria diz a Jesus: “Eles não têm mais vinho” (João 2:3).
A resposta do Filho de Deus nos nossos dias parece ser um pouco rude. Mas não! O termo “mulher” era uma forma respeitosa de chamar sua mãe.
Perceba que em outras ocasiões Jesus também se utiliza dele:
- “Ó mulher grande é atua fé (Mateus 15.28);
- “Mulher, estás livre da tua enfermidade (Lucas 13.12);
- “Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai (João 4.21).
Ou seja, ao chamar Maria de “mulher” nas bodas de Caná, Jesus não estava sendo indelicado. No entanto, as palavras seguintes são as que começam a causar polêmica teológica nos dias de hoje.
“Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou” (João 2:4). Ele dá a entender que não se importa muito com o problema apresentado por Maria, visto que não é o momento de revelar seu poder.
A Soberania De Jesus e a Humildade de Maria
As palavras de Jesus não fizeram sua mãe desistir. Ela o conhecia melhor do que qualquer pessoa, sabia que seu generoso coração não ficaria indiferente. Sabia que apesar de não ser o momento, ele não ficaria indiferente para com ela. Jesus a amava.
Tendo tudo isso em mente ela diz aos serventes das bodas de Caná que fiquem à disposição de Jesus para o que ele precisar (João 2.5).
Acredito que esse gesto de Maria. Essa submissão a sua soberania, o convenceu a fazer aquilo que ela estava pedindo.
Que grande mulher de Deus!
Jesus Transforma Água Em Vinho Nas Bodas De Caná
Também conhecidas como “talhas”, esses potes de pedra eram uma espécie de tanque de água que comportavam de 80 a 120 litros de água. Era nessas talhas que os judeus faziam seus rituais de purificação.
Jesus ordena aos serviçais das bodas de Caná que encham os recipientes com água. O que eles obedientemente fazem. A Bíblia não diz se eles questionaram ou não, mas encheram, apesar de parecer uma ordem estranha, a princípio (João 2:6-8).
Que sejamos assim. Que haja em nós disposição para obedecer ao Senhor mesmo quando sua direção é inusitada. Quando as talhas das bodas já estavam cheias, até o topo, Jesus ordenou que fosse servido.
O Melhor Vinho…
Nas festas de casamento é muito comum que haja um cerimonialista. São as pessoas que cuidam da organização e do decorrer da festa.
Nas bodas de Caná da Galileia não foi diferente. Quando a nova remessa de vinho chegou e o cerimonialista provou, ele percebeu que o último vinho era melhor que o primeiro. E se admirou, porque tradicionalmente o melhor vinho era servido primeiro(João 2:9,10).
O primeiro milagre de Jesus – transformar água em vinho – revela muito do seu caráter. Podemos esperar que aquilo é feito por Ele, é sempre excelente. É sempre o melhor (Gênesis 1.31).
O Primeiro Milagre De Jesus
Foi nas Bodas de Caná da Galileia que Jesus Cristo começou a operar seus milagres (João 2:1-11). O seu primeiro milagre promoveu a continuidade da alegria em uma festa de casamento, na celebração da família como Deus a criou: homem e mulher.
Como Deus ama a família!
Ele está sempre pronto a trazer alegria aos nossos lares, casas, famílias, filhos. Aquilo que é feito por Jesus em nossas casas é com certeza, sempre, o melhor!
Conclusão
A presença de Jesus em nossos lares, famílias, negócios, enfim, em nossa vida nos traz segurança. Ao estar presente nas bodas de Caná da Galileia, ele conferiu sua aprovação ao casamento entre um homem e a mulher e mostrou o quanto ama a família conforme Deus instituiu (Marcos 10:6-8).
A minha oração é para que Jesus esteja continuamente em nossas vidas. Trazendo alegria. Nos surpreendendo. Nos dando sempre o melhor.
Eu gostaria de conhecer sua opinião. Saber se você tem algo a acrescentar. Deixe seu comentário!
Deus abençoe!
Quando Maria disse a Jesus que havia faltado vinho; Ele poderia ter dito: vamos embora porque a festa já terminou.
Mas ele continuou e gloria a Deus por isso. Porque hoje estamos provando do bom vinho que é a presença do Espírito Santo em nossas vidas.
Não é óbvio. E para fermentar eles tinham que passar um tempo determinado, como ainda hoje.
Muitos judeus não os deixavam em armazenamento até que isso acontecesse, os consumia antes.
O vinho era fermentado, óbvio e não era pecado consumir vinho, que fazia parte da refeição. pecado era se embriagar, “não vos embriagueis com vinho…mas enchei-vos do espírito” os odres que continham vinho novo, eram estomagos de cabras e desta forma fermentavam os vinhos, por isso não podia colocar vinhos novos em odres velhos porque estourariam com a fermentação.
Meu casamento foi um milagre de Deus tudo que pedi Ele me proporcionou até um simples sapato que não tinha dinheiro para comprar. Mas antes de tudo Jesus foi o meu primeiro convidado.
ótimo! Mim ajudou muito.
Bom dia a todos, muito interessante o estudo, mas o que chama a atenção aí foi o v 7 que ele manda encher as toalhas de água, pois nos dias daquela época não são como os de hoje que abrimos a torneira e sai água, teve um trabalho a ser feito, e buscar água significava ter trabalho pois a mesma seria retirada de um poço e quem já tirou água na cisterna ou em poço com balde sabe da luta e da dificuldade para que o balde chegue lá em cima com água, fora que teria a distância de onde pegar está água o trajeto, não sabemos o tempo como estava se com chuva ou com sol, escorregar e cair e derramar a água e normal para quem já pegou a água em cisterna.
Texto maravilhoso, muito explicativo !
Revelação de Deus
Edificação total! Parabéns!
Maravilhoso! Simplesmente somou e muito!
Amém minha irmã!
Em Nome de Jesus!
Espetacular esse texto.
Eu me senti sendo a Maria, tento aqui em casa evangelizar o meu esposo, minha filha e eu já somos. Mas creio que Deus irá manifestar o seu poder. Igual atendeu Maria ele irá me atender também. Já me vejo orando ao redor da mesa da minha casa eu meu esposo e a minha filha.
louvado seja Deus em sua vida.
Para ser vinho tinha que ser fermentado, certo? se era fermentado era alcoólico. Como explicar.?
Um pequeno comentario a um dos personagens comentaristas, inclusos neste to’pico.
PRIMEIRO- referente ao sr. yuri kovaliov (3 de janeiro,2017 ‘as 2.03 da tarde)-
“…e pelo muito que ja’ vivi neste planeta,percebi…que o ser humano e’, no geral incapaz de pensar com lo’gica e sensatez….” Depois, este mesmo sr. yuri, conclui seu texto da seguinte forma, “…Obrigado pela atencao.” (com isto, revelando uma “cordialidade tao humilde, digna de espantar os mortos”).Pelo que se me avizinha, sr. yuri, o senhor ainda tem de passar por “sucessivas reencarnacoes”. para poder entender o “genesis” da Revelacao Neo Testamenta’ria, se alistando como aluno no Primeiro Catecismo da Hermeneutica Biblica. Em segundo plano, embui’do de uma “humildade verdadeira”, pedir a Deus, ao teu e meu “Pai das Luzes” um pouquinho mais da revelacao do Seu Divino Espirito, sobre nossos penumbros espiritos.
Muito bom o estudo! Ministrarei este texto amanhã na igreja onde congrego e usarei este estudo em meu sermão, com certeza! Deus abençoe!
Bom comentário, cm base bíblica do começo eté o fim, q é o mais importante.
Maravilhoso esse estudo.e e Bom lembrar que o vinho não era alcolico ou fermentado…bebida alcolica não era e nem e compatível com os ensinos e a santa natureza de jesus..assim eu creio
Texto maravilhoso! Como é gratificante ter a certeza que Jesus é o motivo da nossa alegria! Glórias a Deus!!!
Abraço Rogério!
Bom dia, acredito q não importa o q é usado se vinho ou suco o importante é a celebração, vejo nos comentários q as pessoas se preocupam muito com questões q não levam a nada. Um abraço gosto muito de ler os estudos Deus lhe abençoe em Cristo.um abraço. Rogério
Muito edificante essa palavra meu irmão que Deus te use mais e mais.
Sabemos também que Jesus não falou com Maria como Jesus mas sim como o Cristo pq se analisarmos profundamente quando ele diz o que tenho contigo mulher pq não é chegado a minha hora ele fala do seu ministério e creio que essas palavras motivaram Maria pq qd criança ele já falava assim lembramos que ele falou assim no templo qd ensinava os doutoreres
Jesus fez tambem um milagre em minha vida só ex-dependente químico e assim como foi transformada aquela água para o vinho minha vida também passou por essa transformação pois quando Jesus quer fazer algo na vida de alguém ele não faz pela metade ele faz por completo assim ele fez naquela festa de casamento trouxe a alegria assim ele fez em minha vida trouxe de volta tudo aquilo que eu tinha perdido pois Onde Jesus está alguma coisa acontece, que ele hoje continue a fazer sempre aquilo que ele gosta de fazer que é sempre seus milagres principalmente na vida dasocial pessoas que não tem mas esperança de viver, Deus envie vocês e que a palavra de Deus continue penetrando bem fundo no corações de vocês!..
Amei esse estudo. Acrescentou-me muito.
Ao ler a passagem o que me chamou a atenção foi que os discípulos ao verem a Glória manifestada creram. Joao 2:11
Como estamos transmitindo a msg de Deus pata que as pessoas tb vejam a glória dele e creiam? Algo para se pensar.
boa noite é claro que o convite tinha que ser feito aos chefes da casa como ou pai minha visão é esta mas o centro de tudo ali era Jesus
DEUS É BOM SEMPRE
Muito bom
Tudo que DEUS faz é muito BOM.
Que o SENHOR te abençoe sempre em JESUS.
Grande compreensão. Me ajudou muito, pois, toda explicação tem rescaldo bíblico.
Deus continue lhe usando !!
Qual a base histórica de seu comentário, por favor?
Ótimo comentário Liliane!
Fui muito edificado.
Muito rico.
Obrigado.
É importante lembrar também que este vinho não era alcoólico ou impuro (como era dito na época). Se pesquisar os costumes da época vemos que vinhos FORTES e BONS eram considerados os que nao tinham aditivos, ou seja, o puro suco da uva. Já os mais fracos são os mais “baratos” da época, misturados com água por exemplo. Jesus condenava qualquer uso de fermentação (o que é necessário pra alcoolizar o vinho), tanto nas bebidas como comida, como o pão por exemplo.
O vinho alcoólico era usado muitas vezes como forma de purificar água que não sabiam a procedência (como nossa filtragem hoje, já que naquela época não existiam filtros e não ferviam água). Eles usavam 98% de água pra 2% de vinho como forma de limpeza. Só assim se usava o vinho alcoolizado. ?
Maravilhoso
Isso só nos faz ressaltar, Q alegria só com Jesus
Muito bom o estudo e bem esclarecedor! Que Deus continue o abençoando!
Sua explicação foi excelente.
Parabéns
Que Deus lhe abençoe sempre.
Amém Elvis!
Glória a Deus.
Obrigado por suas palavras.
Excelente site, que Deus continue abençoando e honrando o seu trabalho. Todos os estudos que tenho lido são de uma forma geral fáceis de compreender e de se aplicar. Tenho usado alguns como complementos de esboços para ministração.
A Paz de cristo muito obrigado to sendo abençoado e renovado muito boa as mensagem.
Paz Alexandre!
Eu já respondi essa pergunta, esta nos comentários deste estudo.
Graça e Paz, a minha duvida neste evangelho da bodas de caná, é se esse vinho era o vinho com teor alcoólico, ou não, tem essa duvida porq se refere que todos estavam alegres, tambem
Obrigado Deus Abençoe por este canal.
Você tem razão Humberto.
Já fiz a correção. Obrigado!
Irmão não entendi!
Você disse que Jesus quando estava nas bodas da Galileia tinha sido batizado a uns 3 ou 4 dias, mas não foi logo após o batismo tentado pelo diabo por 40 dias e 40 noites.
Não teria de estar nestas bodas 43 ou 44 dias após o batismo.
Provavelmente era…
O termo utilizado neste contexto para vinho é oinos, a mesma palavra que o apóstolo Paulo utiliza em Efésios 5.18.
Paz do Senhor irmão,o vinho era alcoólico ou não.
Mt bom!
Graças a Deus, Ele faz maravilhas em nossa vida e muitas vezes perdemos tantas bênçãos de Deus por pensar que Ele só faz maravilhas lá fora do nosso lar mas é na família que Ele faz grandes milagres. Fique com Deus. Shalom.
Deus abençoe estes estudos é uma bênção
Jesus fás de tudo para nos ajudar.
Temos que ser obedientes
Deus é fiel todo tempo
Amém
Atos 16:31
neste primeiro milagre fica claro que Jesus mandou um mensagem mesmo que subliminar aos não crentes, aos judeus com sua teimosia de não aceitá-lo, enfim, o mestre sala da festa, mesmo não sabendo o que havia acontecido…sentiu algo diferente e bom…a presença de Jesus nos dá paz, certeza…o milagre aconteceu por que convidaram Jesus a entrar…participar e a estar lá…aprendo que só com a presença dele tudo acontece…o milagre acontece
O ideal é que seja utilizado o suco de uva.
O vinho deve ser usado nas igrejas para celebração da santa ceia?
Um ótimo estudo!!! Explicando com riquezas de detalhes cada parte deste capítulo que tem um significado tão lindo. Que Deus continue te usando e que a cada dia te encha mais do poder e da unção de Deus.
Obrigado Neuremi!
Muito bom esse estudo, muito bem aplicado na grafia e contudo enriquecedor. Meus parabéns
Maravilhoso estudos que o eterno abençoe sempre mais abundante sua vida
Muito bom edificante,imagino que por conviver com O SENHOR JESUS sua mãe já conhecia o poder dele ,creio até que no passar do tempo enquanto ia crescendo se faltava algo em tua casa ele multiplicava e tinha poder para isso e onde o Mestre JESUS esta a fome ,a sede a falta a escassez não pode existir,,,glórias a DEUS
Glorias a Deus, uma palavra abençoada, que traz reflexão e paz, a espera pela transformação de Jesus Cristo em nossas vidas deve ser como da água pro vinho, o melhor fica para o final.
Fico feliz com essa reflexão, pois meu casamento foi abalado por tribulações da vida, e nesse momento era o q eu precisava ler tenho certeza q essas palavras vem para fazer acontecer a bênção de nossa reconciliação pois o que Deus une o homem não separa. Aguardo por essa bênção no tempo de Deus.
A paz do senhor Jesus, excelente estudo para todos cristão refletir, também entender a linda forma que Jesus fala com sua mãe a tratando carinhosamente de mulher muito bom.
Muito bom… muito bom mesmo
Alem doque foi dito acima a preocupação com a família isso e obvio e notório desde Adão e Eva.
Esse casamento essa alegria esse milagre e o melhor ficou para o final, nisso tudo entendo que nada mais nada menos q casamento d Jesus sendo o noivo e a sua santa igreja senso a noiva, ou seja o primeiro milagre d Jesus foi implantar a era da Graça criando sua igreja e derramando a alegria simbolizado pelo vinho alegria do Espírito Santo em nossas vidas.
A Bíblia não relata Agenor.
na festa de canan .no casamento pergunta?qual era nomes dos noivos ? obrigado
Paz do Senhor Jesus a todos!
Vamos analisar o milagre de Jesus:100 litros é uma média boa,pois, cabiam de duas a três metreta que cada metreta é 30 a 40 litros. 600 L X 30.000,00 = 18.000.000,00 isso é o valor monetário que pra Jesus não importava. As talhas de água eram para purificação e Jesus usou as talhas de pedra que significam o coração do homem e o vinho que também simbolizam o seu sangue que seria derramado para a purificação dos homens e das mulheres.
Talhas não eram para se colocar vinho mas sim água para purificação. Certo? Água significa a Palavra quelava e então o vinho foi colocado segundo a Palavra de Deus, o Verbo de Deus.
Respeitando os pensamentos contrário que colocar a minha humilde interpretação. E quanto nós deixarmos de crer em milagres não vai causar nenhum demérito aos feitos de Jesus pois Ele continua fazendo e eu sou prova disso. Nós crendo ou não eles aconteceram e continuam acontecendo. Creiamos nós ou não! O crer trás muitos benefícios e Jesus disse: ” se tu creres tudo é possível ao que crer”. Temos vivenciado os milagres de Jesus em nossos dias. Jesus ajuda na nossa incredulidade se quisermos, caso contrário ninguém tem nada que ver a não ser nós mesmos. Minha mãe é um milagre, eu sou um milagre.Louvado seja Deus.
A paz Elem! Isso mesmo. Seu comentário está perfeito. Quando Jesus faz parte do nosso dia-a-dia todos os empecilhos são resolvidos por Ele. Deus abençoe!
Olá! A paz do Senhor!
Uma ótima explanação do texto bíblico.
Acredito que em uma festa como esta planejada, arquitetada, faltar bebida ou comida seria algo vergonhoso, é como se convidássemos pessoas para uma “grande” festa e em um determinado momento não tivesse mais comida ou bebida, isso seria um grande constrangimento.
Mas algo muito interessante é que Jesus foi convidado sem segundas ou terceiras intenções, mas pelo simples fato de querer a sua presença naquele momento tão importante. O milagre foi a consequência de Jesus estar presente. Quando Jesus está presente, algo sempre acontece. Oh Glórias a Deus!
Quando Maria diz para fazer tudo conforme Jesus pedisse, aqui me mostra que devemos obedecer por completo a Palavra (Jesus). Quando Jesus libera sua palavra do que deveria ser feito, eles começam a encher as talhas e mesmo não contemplando, o milagre ja estava sendo operado.
Quanto aos questionadores sobre o vinho bom para o final, lembro daquela passagem que diz que o fim é melhor do que o princípio, e naquela festa com certeza poderia ter pessoas que não acreditassem em Jesus como Salvador, mas crendo ou não eles provaram o milagre de Jesus.
Então a Palavra nos diz que ali Jesus principiou seus sinais.
Aqui entendo que quando convidamos a Jesus para tomar o controle da situação, a reversão é o princípio dos milagres que Jesus poderá operar.
Abraço,
Elem Gastesi
Tranquilo Yuri!
Não tenho a intenção de impor minhas ideias. Somos seres humanos, e a diferença de pensamentos faz parte da nossa humanidade. O importante é que embora pensemos de forma diferente, mantenhamos o respeito e o amor.
Você é sempre bem-vindo!
Deus o abençoe!
Agradeço por sua resposta. ‘Milagre’ é uma palavra usada para referenciar o que não pode ser explicado, ou seja, quando desconhecemos, podemos denominar por ‘milagre’. Portanto, por lógica simples, milagre não existe, mesmo!
E como eu havia dito: o texto das Bodas de Caná é totalmente abstrato e simbólico; não é, por certo, literal – Jesus não veio para derrogar a Lei!… transformar água em vinho é uma derrogação da Lei. Desculpe-me, por favor. Não causarei mais transtornos.
Agradeço pela atenção.
A paz de Cristo permaneça sobre a sua vida Yuri!
O milagre da transformação de água em vinho foi literal. Jesus mandou encher as talhas com água e quando os serviçais levaram para o encarregado da festa provar, e ele bebeu era vinho. Sem contar que o encarregado não sabia de onde o vinho viera, apenas o serviçais.
Não há como provar água e confundir com vinho e vive-versa!
Por fim, a lei sobre a qual o Senhor Jesus Cristo se refere é a Lei de Moisés ministrada no Antigo Testamento.
Você falou que não acredita em milagres. Recomendo que assista ao filme: “Milagres no Paraíso”. Será útil para o seu conhecimento.
Obrigado por sua participação.
Deus o abençoe!
Não existe milagre; não acredito em milagre. E não acredito que Jesus tenha transformado água em vinho, apesar da literalidade do texto bíblico. Aliás, o que deve ser questionado, em textos bíblicos, é, justamente, sua literalidade. Em geral, bons intérpretes do texto bíblico não aceitam interpretações literais. É meu caso. Jesus veio a este mundo é disse que não derrogaria a Lei. Pois bem! Que Lei? A Lei de Deus, que rege este Universo; e neste Universo, fisicamente falando, não existe a transformação de água em vinho, por razões de lógica simples: o composto ‘água’ é muito diferente do composto ‘vinho’. E repito: Jesus não veio para derrogar a Lei. Logo, essa suposta transformação ‘material’ não tem lógica. A lógica está assentada na transformação moral do ser humano, como apregoam tantas passagens bíblicas, tanto nas Escrituras como no Novo Testamento. A transformação é, portanto, moral e/ou intelectual: a água simboliza a pureza, a ignorância, o ser humano simples; enquanto que o vinho simboliza o ser humano sapiente, conhecedor de sua razão. Em termos da simbologia da linguagem bíblica, é completamente plausível que a interpretação não seja a literal. Querer viver em um mundo como este, em que nenhum milagre (a não ser por mero eufemismo vocabular de expressão comum) ocorreu ou ocorre ou ocorrerá, é o mesmo que viver alienado e não construir pensamentos lógicos e simples. É claro que a Bíblia é um livro frente o qual cada historieta demanda o ato de pensar, e pelo muito que já vivi neste planeta, percebi, com cristalina evidência que o ser humano é, no geral, incapaz de pensar… com lógica e com sensatez. Obrigado pela atenção.
Amém Verdiz!
Realmente, há muito mais revelação de Deus neste texto. Isso é algo maravilhoso. As riquezas que existem na Palavra de Deus são fantásticas.
Obrigado por acrescentar sua opinião é muito importante para o crescimento da obra de Deus!
Louvado seja Deus.
Gostei do estudo mas acredito que existe mais revelações da parte de Deus que ainda não foram escritos neste artigo.
Que Deus possa vos abencoar bastante.
“Que haja em nós disposição para obedecer a Jesus mesmo quando sua direção é inusitada”