Jesus e a Bíblia
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
  • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre o Autor
    • Contato
    • Política de Privacidade
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Jesus e a Bíblia
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Início » Estudos Bíblicos » 8 VERDADES Do Batismo Nas Águas

8 VERDADES Do Batismo Nas Águas

Por Diego Nascimento
Em Estudos Bíblicos

O batismo nas águas é uma das antigas tradições cristã. Ela acompanha a Igreja desde o seu surgimento e têm um caráter muito especifico em seu significado: “morto para o pecado e vivo para Deus”.

Ele possui algumas particularidades e foi amplamente difundido por João Batista, no deserto. Há em torno do tema, muitas especulações. Por isso, o grande objetivo deste estudo é apresentá-lo da maneira mais clara possível.

1. O Batismo de João

Antes que Deus se revelasse por meio de seu Filho Jesus, ele enviou João Batista para preparar o caminho de sua chegada (Lucas 3:3,4).

João Batista fez isso por meio de uma pregação expositiva e transparente dos mandamentos de Deus, denunciando de forma aberta e enérgica os pecados de seus dias.

Assim, as multidões vieram a João Batista perguntando o que deviam fazer para receber o perdão de Deus (Lucas 3.10). E ele os ensinava (Lucas 3.18).

Após isso, ele as batizava com o batismo de arrependimento. O batismo de João Batista, nos nossos dias é comparado com o momento da conversão. Aquele em que a pessoa dá o primeiro passo em direção ao relacionamento com Deus (Atos 19:4).

2. Por Quê Jesus Cristo Foi Batizado?

Jesus foi até João Batista para receber o batismo, não para justificar pecados, pois ele não conheceu pecado (2 Coríntios 5.21) , mas para dar o exemplo (Mateus 3:13-17).

Não é em vão que João Batista reconhece a necessidade de ser batizado por Jesus, mas o Mestre explica que deve ser assim, para que cumpra a vontade de Deus. Assim sendo, João concordou.

O Senhor Jesus quer mostrar com isso, que qualquer que quiser ter um relacionamento verdadeiro e profundo com Deus precisa de arrependimento. Perceba que ao sair da água o próprio Deus confirma a filiação do Senhor Jesus e aprova sua atitude (Mateus 3.16).

3. O Batismo Nos Nossos Dias

Após a sua morte e ressurreição, Cristo dá algumas ordens específicas aos seus apóstolos. Dentre elas o batismo (Marcos 16:16).

Ele é um sacramento da Igreja Cristã, ou seja, algo indispensável. Qualquer pessoa que entregar sua vida a Jesus, deve em pouco tempo, ser orientada por sua liderança ao batismo nas águas.

Ou seja, o “crer e o ser batizado” estão intrinsecamente ligados. Qualquer pessoa que teve uma conversão real e ama ao Senhor, vai desejá-lo.

Não há melhor exemplo que o etíope eunuco, que foi evangelizado pelo apóstolo Filipe. Tendo ouvido, entendido e crido na mensagem, ele desejou ser imediatamente batizado. As únicas palavras de Filipe, foram: “Você pode, se crê de todo o coração”. E o eunuco cheio de fé respondeu que cria (Atos 8.26-38). 

4. Quem Crer e Não For Batizado, Será Salvo?

Na crucificação de Jesus haviam dois criminosos junto a ele. Um a direita e o outro a esquerda. Enquanto um permaneceu zombando do Mestre, de seu ministério e de sua autoridade o outro creu (Lucas 23:39-41).

Um dos criminosos reconheceu que Jesus Cristo era o Messias. Após isso suplicou misericórdia e salvação. O Senhor imediatamente lhe garantiu a vida eterna (Lucas 23:42,43).

Mas como pode ser isso, se ele não foi batizado?

Devemos notar que o criminoso salvo, não tinha a opção de receber o batismo nas águas, por estar prestes a receber sua condenação de morte. Os soldados romanos não iam dar uma pausa no processo para que isso acontecesse.

Em situações como essa, em que a pessoa que crê não tem a possibilidade de receber o batismo, sua salvação não está condicionada a ele. Caso contrário sim!

A pessoa que tem 5, 10, 20 anos de cristianismo e nunca se batizou, precisa se preocupar. O Senhor Jesus é extremamente claro e enfático: “Quem crer e for batizado, será salvo”.

O batismo é uma confissão pública de fé. Ao recebê-lo passamos a mensagem de que mortos para o mundo, vivemos com Cristo para a glória de Deus, em um novo e superior estilo de vida (Romanos 6:4).

5. Na Igreja Católica

Por nascerem com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, para a qual todos os homens são chamados. A gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. A Igreja e os pais privariam então a criança da graça inestimável de tornar-se Filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento. (CIC 1250)

A citação em destaque é do catecismo da Igreja Católica, de 1250. Para aprofundar a visão católica do assunto, segue na íntegra as palavras do Padre Paulo Ricardo:

A Igreja Católica não é a religião de um livro, mas de uma Pessoa real, concreta: Jesus Cristo, o qual permanece vivo ao longo destes dois mil anos em sua Igreja, que é embasada também na Tradição e no Magistério. Desta forma, “a prática de batizar as crianças é uma tradição imemorial da Igreja. É atestada explicitamente desde o século II. Mas é bem possível que desde o início da pregação apostólica, quando ‘casas’ inteiras receberam o Batismo, também se tenha batizado as crianças” (CIC 1252), é o que continua ensinando o Catecismo da Igreja Católica. (Fonte: padrepauloricardo.org)

Ou seja, o ato de batizar crianças, como o próprio padre Paulo Ricardo diz, é “uma tradição imemorial da Igreja” Católica, a qual não é dirigida por “um livro” (acredito que se refira a Bíblia).

Nas palavras do Padre, fica muito claro que a Igreja Católica não tem a Bíblia como soberana Palavra de Deus, essa soberania é dada as tradições da Igreja e a figura do Papa.

Daí o fato de eles batizaram crianças. Eles acreditam, entendem, creem, que há essa necessidade pelo fato de o pecado de Adão ser contagioso.

Por nascerem (as crianças) com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus.

6. O Que a Bíblia Diz Sobre as Crianças? 

Já vimos que a função do batismo nas águas é para arrependimento e remissão de pecados, o que não é o caso das crianças. O próprio Jesus garantiu que as crianças tem acesso garantido ao Reino do Céus, por causa de sua inocência (Lucas 18:15-17).

Jesus dá passe livre as crianças no Reino dos Céus. Os discípulos quiseram impedir sua vinda até o Mestre, mas ele os repreendeu. Ele garante que qualquer que quiser entrar no Reino precisa ser como elas.

Em nenhum momento ele faz menção de que crianças devam ser batizadas. Não indica que elas tenham pecado, pelo contrário ele destaca a sua pureza.

Embora o pecado de Adão tenha manchado toda a humanidade, a culpa pelo pecado só vem após a consciência do pecado, do erro, do certo e do errado.

Após essa consciência é que surge a necessidade de batismo. Dessa forma, realizá-lo antes da manifestação da consciência de pecado, não tem efeito.

Vimos que a função do batismo é ser uma confissão pública consciente e voluntária de fé. Uma declaração de desejo de relacionamento sincero com Deus. Uma decisão de morte para o mundo.

A criança não se encaixa em nenhuma dessas descrições. As crianças batizadas pela Igreja Católica não decidiram pelo batismo, elas nem lembram se foram batizadas. Ou seja, para elas ser batizadas não tem o menor sentido.

A Igreja Católica também possui regras de batismo com outras particularidades, como: adultos, filhos de mães solteiras, crianças já crescidas, etc.

7. Na Igreja Evangélica

Nas Igrejas evangélicas, genuínas, o batismo nas águas segue exatamente o princípio bíblico. Ao contrário da Igreja Católica, a Igreja Evangélica é regida, orientada, comprometida com um único livro: a Bíblia.

Sendo assim, o batismo só é realizado quando a pessoa tem consciência do certo e do errado, e já foi instruída acerca da necessidade do arrependimento e voluntariamente desejá-lo, como está escrito (Mateus 28:18-20).

8. Quais os Tipos de Batismo da Igreja Evangélica?

Nas principais Igrejas Evangélicas percebe-se a realização do ato de descer as águas de pelo menos três formas:

Aspersão: é a prática de borrifar água sobre a cabeça da pessoa enquanto é batizada;

Efusão: é a prática de derramar água (lavar) a cabeça da pessoa enquanto é batizada

Imersão: é a prática de mergulhar na água todo o corpo da pessoa enquanto é batizada

Conclusão

O batismo é um sacramento da Igreja Cristã, ou seja, indispensável. Estabelecido pelo Senhor Jesus, é o símbolo de confissão pública de fé e arrependimento.

Ele deve ser realizado pela pessoa que entender o princípio da fé e do arrependimento, e que voluntariamente se dispôs a recebê-lo.

Vimos que batizar crianças é única e exclusivamente uma tradição Católica, e não uma orientação bíblica. Seu fundamento é o entendimento pessoal de sua liderança, em fazê-lo.

E então, o que você acha? Qual a sua opinião sobre o assunto? Quer acrescentar algo? Deixe seu comentário. Compartilhe esse estudo bíblico com seus amigos e parentes.

CompartilharTweetEnviarCompartilhar
Anterior

A Inveja e 6 Conselhos Para Combatê-la

Próximo

3 VERDADES Do Batismo No Espírito Santo

Comentários 53

  1. Luciê Oliveira says:
    4 anos atrás

    A Igreja Presbiteriana do Brasil batiza crianças.

  2. Lucimar says:
    5 anos atrás

    Gostei do estudo.
    Tudo para a nossa vida seja ela aqui na terra ou na vida espiritual tem que ter base bíblica .nós temos que buscar na palavra de Deus ou seja na Bíblia Por que a palavra de Deus ela nos instrui no caminho que nós devemos andar. Então o batismo de criança não está correto. Pois não tem base bíblica. Então o batismo só refere a pessoas que quer um arependimento e quer seguir o caminho do Senhor ,ou seja morreu o velho homem e nascer uma nova vida .Uma nova criatura. assim eu penso o que é o batismo.

  3. José mateus Santos do Nascimento says:
    5 anos atrás

    Amém que deus esteja te abençoando

  4. Diego Nascimento says:
    5 anos atrás

    Obrigado Jonathan, você tem razão.
    Deus abençoe!

  5. jonathan says:
    5 anos atrás

    Olá boa noite um ótimo estudo só uma nota Felipe que falou com o eunuco era O diácono não o apostolo. Obrigado pelo estudo me ajudou muito . Agradeço a Deus por de pessoas como você que faz da internet um meio de glorificar a jesus . Deus de abençoe .

  6. ANDERSON says:
    5 anos atrás

    boa noite Diego.
    o batismo nas aguas nao seria uma pratica judaica? mostrando fisicamente o que eles nao entendia espiritualmente?
    iremos ve em romanos 6:3 Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. 4Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. paulo nao esta falando de um batismo em aguas.
    vamos ve tambem em 1 corintios 12:13 Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito. paulo nao esta falando de um batismo de aguas mas sim de um espirito.
    em tito 3:5 ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. assim como tito falara quem nos lava e nos torna uma nova criatura nascendo de novo é o espirito e nao um mergulho. por isso CRISTO falou a nicodemus é necessario nascer de novo da (agua) e do (espirito ).

    Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida.

    EFÉSIO 4:5 Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo.

  7. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Paz minha irmã!
    Fico muito feliz em ser útil a sua vida.
    O mais importante do batismo nas águas é o arrependimento e a declaração de fé sincera ao Senhor Jesus.
    Minha oração é que o Senhor Deus continue lhe abençoando e fortalecendo nessa nova e importante etapa de sua vida.

  8. Solange Carvalho Lisboa says:
    6 anos atrás

    A Paz do Senhor,Diego.
    Fui muito esclarecedor este estudo, estou fazendo agora preparação para o batismo nas águas, foi tudo como meu Pastor esclareceu.
    Mas no meu entendimento, creio que o batismo deva ser por imersão, uma vez que, tenho que me lavar dos pecados e morrer para o mundo e viver para DEUS. O irmão concorda!?

  9. Andreia says:
    6 anos atrás

    que benção essa resposta.
    Eu tinha em mente que só pastores nomeais, poderiam fazer esse ato.

  10. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Paz Antônio!
    Eu Respondi essa pergunta no estudo.
    Se você revisar com cuidado você vai perceber.

  11. Antonio Luis says:
    6 anos atrás

    Paz.
    Gostaria que por bondade me ajudasse com esta dúvida: Em Marcos 16:16 Jesus disse: ” Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Já em João 6:47 ele diz: “Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim tem a vida eterna”. Afinal, basta apenas crer nele ou crer nele e ser batizado?

  12. nelson says:
    6 anos atrás

    Realmente ha uma confusão na cabeça das pessoas sobre o batismo parabens pela matéria

  13. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Não necessariamente. Essa parte, em nossos dias é muito subjetiva. Apenas o autor do texto original é capaz de esclarecer o que ele quis dizer, e isso só vai acontecer na eternidade.

  14. Estela Aldecoa says:
    6 anos atrás

    Sim, poderiam sair sem mergulhar…mas será que o próprio significado da palavra em latim “Immersione” e em grego “Baptizien” significando “imergir, mergulhar” não seria suficiente para entendermos como proceder

  15. Paulo pequeno says:
    6 anos atrás

    A paz meu amado muito bom este estudo tirei para passar na congregaçao que dirijo.

  16. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Obrigado Diego!

  17. diego martins says:
    6 anos atrás

    falou de forma clara e sem julgamentos .. é assim que intendemos a diferenca de um religioso e de um crente !
    esclareceu muitas duvidas que nao conseguia esclarecer ate entao ..
    agradeco muito a voce por isso

  18. Patricia Soares says:
    6 anos atrás

    Sim,… isso mesmo Deus, pai filho, e Espirito Santo a trindade de Deus…

  19. Patricia Soares says:
    6 anos atrás

    Olá José tudo bem…. quanto ao batismo o próprio Jesus não precisava ser batizado pois ele é filho de Deus sem mácula e nenhum pegado, no entanto ele Jesus pediu para João Batista batiza-lo para nós dar o exemplo para aqueles que se arrependessem e se redimissem dos seus pecados recebessem o perdão de Deus, como no texto que sita que o batismo é quando a pessoa tem consciência do certo e do errado, é declarar publicamente e entender o principio da fé e do arrependimento, com isso o Senhor nosso pai celestial nos concede por sua graça a chance de poder fazer a escolha a que chamamos de livre arbítrio, isso porque fomos contaminados pelo pecado nos distanciando do nosso pai mesmo assim ele nos ama tanto que hoje temos o privilégio de restaurar a nossa integridade perante ao nosso Deus através do batismo
    Então José; respondendo a sua pergunta, sim todos nós devemos ser batizador por imersão uma vez que você o aceite e o reconheça como o único Senhor teu Deus para sua salvação pois ele lhe dará a vida eterna,.. e um dia todos os que nele creram erá estar com o nosso pai amado na morada a qual já esta preparada para nós no céu, e José; se você ainda não é batizado peça para o Espírito Santo de Deus te orientar e te guiar para o “caminho a verdade e a vida…” procure-o enquanto ainda pode encontra-lo tá bom querido!… pois “MARANATA (o Senhor logo vem”) ele disse e certo está breve a vinda do pai para nos buscar e nos levar para casa

  20. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Fiquei com uma dúvida no seu comentário: O ladrão na cruz, não é um caso quase morte?

  21. Wesley Pires says:
    6 anos atrás

    Só lembrando que o caso do criminoso, na cruz, foi uma exceção pois é o único caso desse tipo que aparece na Bíblia. Portanto não deve ser usado como regra – nem mesmo em caso de “quase morte” – pois todo pecador teve inúmeras chances de se arrepender em sua vida pregressa.

  22. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Amém Antônio!

    Deus o abençoe.

  23. ANTONIO ALBERTO says:
    6 anos atrás

    Gostei da explicação! tirei todas as minhas duvidas sobre o batismo e estou pronto pra entregar a minha vida pra Jesus

  24. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Você não leu o estudo?

  25. Jose renato da costa says:
    6 anos atrás

    Eu quero saber definitivamente o cristao tem que ser batizado ou nao ,isso e um ritual judaico? A igreja evangelica tem que continuar ou nao batizando ainda nas aguas .

  26. Isabele Marinho says:
    6 anos atrás

    Excelente estudo

  27. Rodrigo says:
    6 anos atrás

    Paz Carlos, quando foi ministrado o batismo ao eunuco no livro de Atos, não foi solicitado um curso ou autorização de ninguém, a decisão é pessoal. Caso esteja ciente do significado do batismo e certa de sua decisão em abandonar o pecado não vejo problema nenhum em batizar. Mas esse assunto tem diversas opiniões e depende totalmente liderança que está ministrando o batismo.

  28. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Paz Beatriz!

    Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo, são uma só pessoa. Normalmente quando mencionamos um, todos são envolvidos.

  29. Beatriz says:
    6 anos atrás

    O certo seria dizer batismo em nome de Jesus Cristo Ou em nome de Jesus Cristo e Espírito Santo?
    No final desse seu estudo vi algo q me coloca a pensar sobre.
    Pq em Atos 2 se não me engano tem outra passagem tbm em Atos sobre Paulo está pregando sobre o arrependimento onde as pessoas já haviam sido batizados por João Batista no nome de Jesus Cristo apenas e nesse momento serem batizados pelo Espírito Santo.
    Qual será a diferença ? Até msm a revelação nesse contexto?

  30. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Pr Anderson, podemos sair da água sem estar mergulhados nela, concorda?

  31. Pr Anderson Ribeiro says:
    7 anos atrás

    Muito bom meu irmão. Só gostaria de acrecentar que o verdadeiro batismo biblico é por imersão, pois os textos de mt.3 e at 8 ambos diz que eles, tanto Jesus quanto o eunuco sairão das águas, e sabemos que só se pode sair das águas se estiver entrado nela, não teria sentido entra na água para molhar somente a cabeça. Graça e paz.

  32. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Amém Tiago!

    Deus os abençoe!

  33. Tiago Costa says:
    7 anos atrás

    Foi de grande valia para mim, a seleção desse texto como conteúdo sobre o Batismo nas Águas. Servirá de forma bem consciente e consistente para que eu possa repassar ao grupo de discipulado da minha Igreja, que se prepara para o Grande Batismo nas Águas! Aleluias!!!

  34. Silvio says:
    7 anos atrás

    Amém parabéns muito bom

  35. Carlos Pires says:
    7 anos atrás

    Glória Deus, por esse estudo bíblico poderoso.
    Aprendi muitíssimo…

  36. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Dependendo do contexto, da situação, enfim. Acredito que sim.

  37. Cristiane says:
    7 anos atrás

    Lideres de célula sendo noivo pode batizar??? vi isso fiquei me perguntando qualquer pessoa pode batizar .

  38. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Amém Luiz.

    Obrigado meu irmão!

  39. Luiz Alberto says:
    7 anos atrás

    Muito bom Diego, eu gostei quando você trouxe as três formas sem se posionar em realação a alguma delas: imersão, efusão e aspersão. Confesso que tenho uma predileção pelo batismo por imersão, o meu batismo foi assim, a igreja na qual fui chamado ensina categoricamente que só há uma forma correta: por imersão, entretanto fui estudar o assunto e percebi que a Bíblia em momento algum fala imersão, portanto penso que as três formas são corretas e, nesse aspecto, vejo uma religiosidade tremenda em ensinar imersão como a única forma correta, apesar da minha preferência por ela.

    Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo.

  40. Deborah Regina says:
    7 anos atrás

    Coeso e sucinto. Parabéns.

  41. Carlos says:
    7 anos atrás

    boa tarde e se uma pessoa que na ora do batismo se decidir batizar ,,mesmo ouvind a explicação sobre o batismo,, que é de costume ,infelismente não em todas as igrejas mas a maioria é explicad porqiue e pra que do batismo,, dai a pessoa concientemente se decide na ora ma sela não é casada ,, como ? agir… mas elaesta lá sendo acrebantada pelo espirito santo e sentindo o mover naquela hora ,, derrepente ela não vai porque ela e casada ?,, sendo que a esposa no momento não esta nem ai pra ir na igreja e ele já vai um bom temnpo??

  42. elzenir silva almeida de oliveira says:
    7 anos atrás

    QUE DEUS POSSA ABENÇAR SUA VIDA FAMILIAR E MINISTERIAL MARAVILHOSO ESSE ESTUDO .

  43. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Eu desconheço essa exigência Humberto.

  44. HUMBERTO FRANCISCO says:
    7 anos atrás

    A PAZ, GOSTARIA DE SABER… PORQUE TEM QUE SER CASADO PARA SE TORNAR MEMBRO DE IGREJA?

  45. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    A questão do batismo é muito delicada, o próprio Jesus não batizou ninguém, apenas os apóstolos.

    Obviamente que há situações bastante especificas, no campo missionário em que o batismo ocorre.

    Contudo, via de regra apenas ministros consagrados (pastores) são autorizados a ministrar o batismo nas águas.

  46. marcell says:
    7 anos atrás

    diego só pastores podem batizar, ou eu poderia batizar um amigo e qualquer lugar
    como a palavra diz: ide fazei discípulos e batiza-os em meu nome

  47. José Aparecido de arruda says:
    7 anos atrás

    Gostei do comentários

  48. Sérgio Teixeira Neto says:
    7 anos atrás

    Paz e Graça Irmão Diego! Muito obrigado pela disponibilidade desse Estudo. Sem dúvida, ESCLARECEDOR!

  49. Diego Nascimento says:
    8 anos atrás

    Não Lu. Quando se diz que o batismo é “em Nome de Jesus” está se referindo ao modelo de batismo ensinado por Jesus. Portanto, a diferença de expressões não significa que há dois batismos, mas um modelo que foi ensinado por Jesus.

  50. Lu says:
    8 anos atrás

    Diego boa noite. Gostaria de saber se tem alguma diferença entre: batismo em nome de Jesus e batismo em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo?
    Gostei muito do estudo.

  51. Diego Nascimento says:
    8 anos atrás

    Obrigado Vander!

  52. Vander Rodrigues da Silva says:
    8 anos atrás

    parabéns!!! Diego Nascimento, excelente estudo.

  53. Cleiton alves da Silva says:
    8 anos atrás

    Preciso.

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Contato
Jesus e a Bíblia 2025 © Todos os direitos reservados
error:
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Este site utiliza cookies. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade e Cookies.

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!