Jesus e a Bíblia
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
  • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre o Autor
    • Contato
    • Política de Privacidade
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Jesus e a Bíblia
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

Início » Estudos Bíblicos » A Inveja e 6 Conselhos Para Combatê-la

A Inveja e 6 Conselhos Para Combatê-la

Por Diego Nascimento
Em Estudos Bíblicos

A inveja é algo extremamente nocivo. Se encontrar um ambiente que a alimente e consiga crescer, ela pode tomar dimensões catastróficas. Devemos evitá-la a todo custo, a despeito de todas as dificuldades e injustiças enfrentadas.

A palavra portuguesa inveja, vem do latim invidia. Significa olhar torto, mal olhado. Daí vem a expressão “olho gordo”. Dando a entender que o invejoso, olha para o próximo desejando o que ele tem, odiando-o por isso. O invejoso sofre em consequência da felicidade ou crescimento do próximo.

A bíblia nos exorta a não alimentar esse mal. Por isso, neste estudo bíblico você vai ver como podemos vencê-la em nosso coração e lidar com pessoas que sofrem com este mal. Leia até o final e aproveite!

Do Que São Capazes as Pessoas Invejosas?

O ciúme invejoso faz muito mal ao ser humano. Não apenas a saúde física, ela compromete a saúde espiritual, psicológica e pode levar pessoas a tomar atitudes horríveis. O sábio diz que ela apodrece os ossos (Provérbios 14:30), sua figura de linguagem mostra que a inveja enfraquece a estrutura do ser, tornando-o vulnerável.

Essa vulnerabilidade pode se manifestar de inúmeras formas, mas a principal delas é a infelicidade. A pessoa invejosa não é feliz.

Vemos isso na relação de Abel e Caim, por exemplo. Ao perceber que o Senhor Deus aceitou a oferta de Abel, por ser excelente e rejeitou a sua por ser medíocre, Caim ficou furioso.

O coração de Caim tornou-se invejoso, de tal maneira, que ele matou o seu irmão (Gênesis 4.4-8). É algo realmente lamentável.

Não é em vão que as Escrituras nos aconselham a não desejar de maneira invejosa os bens do próximo (Êxodo 20:17).

Ou seja, não devemos ser invejosos do nosso semelhante por causa do que ele tem. Mas será que podemos querer conquistar as mesmas coisas?

Sim! Só não posso querer tomá-las ou viver infeliz porque o próximo já conseguiu e você não.

Não Tenha Inveja de Quem Não Serve a Deus

Como servos de Deus há muitos caminhos e escolhas que nós não podemos fazer, isso porque queremos ser agradáveis a Deus. No Salmos 73, o sacerdote Asafe se torna cativo da inveja. Ele, um homem de vida consagrada se sente injustiçado, ao observar o ímpio.

Asafe percebe que o ímpio tem tudo que quer, embora viva uma vida sem se importar com o que Deus pensa, é feliz, faz e vai aonde quer. Enquanto isso, com justo, ele tem uma vida cheia de limitações de comportamento e posses (Salmos 73:3).

Asafe sente ciúme das pessoas que não temem a Deus! A forma de vida aparentemente tranquila dos ímpios o levou a pensar se a devoção, é algo que realmente vale a pena. (Salmos 73.4-15). Mas o sábio nos aconselha a não ter inveja dos ímpios, nem desejar estar com eles (Provérbios 24:1).

A concepção de Asafe mudou quando ele entrou na casa de Deus (Salmos 73.18,19).

A casa de Deus, a Igreja, tem a função de esclarecer a verdade, dentre as suas muitas características. Não é à toa que ela é a coluna da verdade (I Timóteo 3.15).

Enquanto estava na casa de Deus, Asafe recebeu a revelação do Espírito Santo de qual é o futuro das pessoas que vivem longe do Senhor. Após essa revelação ele percebe que o caminho melhor, embora estreito é o caminho trilhado com Deus.

Asafe percebe que não precisa ser invejoso dos ímpios, ele havia feito a melhor escolha. O sacerdote concluí com a percepção nova, de que é melhor estar perto do Senhor (Salmos 73.28).

Não Tenha Inveja de Autoridades Espirituais

A inveja contra autoridades espirituais é algo extremamente perigoso. É um cuidado que nós devemos realmente ter. Em determinado momento, após a libertação do Egito e a travessia do Mar Vermelho, Miriã e Arão sentiram ciúmes de Moisés e começaram a questionar sua autoridade (Números 12.2).

A Bíblia destaca que Moisés era um homem extremamente pacifico (Êxodo 12.3), ou seja, o mal que nasceu no coração de seus irmãos, não era fruto de provocação por parte dele.

Mas o que aconteceu foi algo grave. Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá (Números 12.4). O episódio irritou a Deus. O Senhor feriu a Miriã com lepra por causa do seu erro contra o seu servo (Números 12.10).

Não importa o que aconteça, não se torne invejoso em relação a sua liderança espiritual. É algo extremamente perigoso e produz a indignação do Senhor Deus.

Não Use a Bíblia Para Dissemina-la

Ainda nos primeiros dias da Igreja o apóstolo Paulo percebe que algumas pessoas estavam usando as verdades de Deus para disseminar a inveja (Filipenses 1:15).

Em nossos dias, muitas vezes testemunhamos as pessoas cometendo o mesmo erro. Usando espaços consagrados à santa pregação, para desabafo pessoal. Há também um outro espaço bastante utilizado por alguns cristãos invejosos: internet e as redes sociais.

Trechos bíblicos, o nome de Deus, e as coisas santas são ferramentas de alguns cristãos para fundamentar suas mensagens de caráter invejoso.

Não podemos fazer isso!

Como Combatê-la?

A inveja é fruto de insatisfação. Essa insatisfação não é aquela que nos motiva a trabalhar mais, estudar, melhorar, etc. É uma insatisfação destrutiva que produz raiva e indignação pelo sucesso do próximo.

O apóstolo Paulo diz que se não quisermos ser invejosos, precisamos ser pessoas satisfeitas em Deus (1 Timóteo 6:8).

Isso não significa que você não pode lutar para melhorar. Significa que você deve prosseguir na vida sem murmuração contra Deus e inveja contra o próximo, em relação aquilo que você ainda não tem.

Oração Pelos Invejosos

O problema contra o invejoso só pode ser resolvido com oração. Quando estivermos sofrendo com qualquer problema, é natural para o cristão apresentá-los a Deus (Salmos 102:1).

Ser invejoso não é algo simples, ela é consequência de uma série de outros problemas. A oração é o antídoto contra essa enfermidade.

Passar tempo a sós com Deus, ser sincero diante dele, ler sua palavra de forma consistente e aberta são os passos que podemos dar para resolver o problema.

Conclusão

A inveja é um problema sério. Ceder as suas tentações pode acarretar uma série de consequências graves. Por isso, é algo que precisa ser tratado com seriedade e dedicação.

O Senhor Jesus Cristo nos dá uma série de conselhos nas bem-aventuranças que são extremamente úteis nesse tratamento.

E então, o que acha? Quer acrescentar algo? Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante. Compartilhe esse estudo bíblico com seus amigos e parentes.

Deus abençoe!

CompartilharTweetEnviarCompartilhar
Anterior

4 VERDADES Sobre a Mentira e Seus Males

Próximo

8 VERDADES Do Batismo Nas Águas

Comentários 30

  1. salete says:
    4 anos atrás

    Muito bom o estudo. Gostaria que você aprofundasse o estudo em relação ao invejado. Na bíblia mostra que Abel matou Caim, e nem Moisés nem Arão entraram na terra prometida. O invejoso não é feliz, mas o invejado sofre as consequências da inveja.

  2. Julya Ferreira says:
    4 anos atrás

    Boa noite, paz.
    Eu tenho sido alva da inveja e ela entrou no meu coração, peço oração por mim. Creio que o Senhor é capaz de tirar isso do meu coração ❤️ paz!!!

  3. allan gomes says:
    5 anos atrás

    Sou alvo de inveja em especial de minha cunhada, mas graças a Deus não tenho nenhum sentimento ruim para dom ela, porém as vezes fico com raiva da minha esposa que não quer ver isso pois é irmã dela. Eu tive duas vitórias nos últimos 7 anos e nos dois cultos que fiz agradecendo a Deus essa cunhada acabou estando nos cultos, como que se fosse por acaso, mas hj vejo que foi Deus permitindo e tenho certeza que até o meio do ano que vem ela estará em outro culto que prestarei a Deus por mais uma vitória e ali diante de Deus eu entregarei ela nas mãos de Deus e tenho fé que será libertada disso e eu de ser o alvo da inveja dela. Eu creio em nome de Jesus!

  4. NEUZA MARIA SANTOS DA CONCEICAO says:
    5 anos atrás

    Olá
    Boa Tarde
    Graça e Paz..
    O Tema muito Edificante e de Grande Sabedoria..
    Me Edificou e me deu direção sobre a Inveja..
    Tenho Sido Alvo..
    Mas Em Nome de Jesus Vou Orar e combater,e Vencer Em Nome de Jesus ??

  5. Kaliny Pricila says:
    5 anos atrás

    Boa noite !
    Gostei muito desse artigo e principalmente das partes destacadas da Bíblia !
    Tem muitas pessoas invejosas ao meu redor e por muito tempo pensei em me retrair mas sei que esse não e o caminho .Vou prato por elas e terei mais forças para prosseguir já que isso e uma doença em quem tem .Graças a Deus não tenho esse mal.

  6. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Obrigado Daniel!

  7. Daniel says:
    6 anos atrás

    Parabéns pela simplicidade desse texto, muito objetivo. Gostei mais do topico “como combater a inveja”, me esclareceu como devemos agir diante desse sentimento terrivel. Que Deus possa lhe abençoar por esta atitude.

  8. Diego Nascimento says:
    6 anos atrás

    Que alegria!
    Glória a Deus.

  9. Josana Carvalho says:
    6 anos atrás

    Serei portadora da palavra de Deus na minha igreja na consagração e o tema que o Senhor me trouxe foi justamente a inveja estou estudando sobre o assunto é amei esse estudo

  10. DSS says:
    6 anos atrás

    Fui alvo da inveja da uma amizade repentina. Tdo aconteceu muito rapido. essa amizade foi muito próxima e ela so me fez afastar do meu noivo. eu começei a me distanciar dele sem motivos, e ele nao aguentando a situação me procurando e eu rejeitando, ppois eu nao estava no meu estado normal. nunca haviamos se quer discutido por nada. tudo q faziamos da certo. e foi essa pessoal invejosa q nos afetou. Depois q me afastei dessa amizade fui libertada, agora quem esta agindo estranho comigo é ele. Ele esta fazendo tdo q eu fiz com ele. fomos alvo da inveja alheia. Estou sacrificando no altar tudo para vencer, essa trevas, essa batalha espiritual. So questão de tempo. Deus esta agindo na vida dele para liberta-lo assim como eu fui.

  11. Noemia says:
    6 anos atrás

    Boa Noite Irmao,
    eu sou muita invejada Odiada perseguida caluniada, por uma colega que nunca teve filhos e tem inveja das outras que tenhem, isso até da-me a entender que parece que eu é que só a culpada da infelicidade dela, ela tem feito macumba até no servico, tem atirado sal grosso de beixo dos carros dos colegas quando vai de ferias deixa uma tigela um sal grosso alho, Vela e uma Cruz, diz ela para afugentar os demónios. Sabemos que tudo isso é para tapar o sol com a peneira para nao de descubrirem que ela é a grande feiticeira da Empresa Ela pos a minha vida em ruina. Mas eu tenho orado para que Deus faca Justica

  12. [email protected] says:
    7 anos atrás

    Bom dia, tenho me aprofundado muito na palavra de Deus,moro em um lugar a 15anos,tenho uma vizinha q sempre demonstrou muito interesse por nós,ela é uma pessoa boa,ela e seus filhos,mas nunca senti q realmente ela fica feliz com os acontecimentos de alegria da minha vida e da minha família,mas fico com medo de isso ser coisa da minha cabeça e tento tirar isso da minha cabeça,mas é impossível, peço muito pra Deus pra mim ter um coração bom,e as vezes sinto medo de ter um olhar de inveja sobre as pessoas,não ligo para as coisas materiais o q tenho não é muito,mas me faz feliz porq tenho filhos saudáveis,mas tenho muitas confusões em minha família,por favor me ajuda a me livrar desses olhares q trazem mal pra minha família… obrigada,Deus abençoe!!!

  13. antonio carlos soares carlos says:
    7 anos atrás

    A inveja nada mais é que um descontamento e um desprazer pelo sucesso do outro!

  14. Nathalia says:
    7 anos atrás

    Olá , eu tenho sofrido muito com a inveja eu estourei rodeada de pessoas assim perdi metade do meu cabelo por causa de inveja e macumba o que eu tenho que fazer jejuar mais orar mais ?

  15. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Obrigado Stan!

  16. Stan Stancioli says:
    7 anos atrás

    Boa noite, li seu comentário sobre a inveja, tive experiências horríveis com pessoas invejosas, é muito serio. Sou cristao(testemunho de Jeová ) e se não fosse Deus, já estaria morto parabéns pelo artigo, Stan

  17. Victória Nielly says:
    7 anos atrás

    Deus Abençoe e que cada dia mais o Senhor venha falar através da sua vida. Foi MUITO importante pra mim ler isso hoje!

  18. Nice Monteiro says:
    7 anos atrás

    Muito bom!!! Que Deus continue abençoando a sua vida espiritual para edificar vidas por meio do Espírito Santo de Deus.

  19. Thamyris says:
    7 anos atrás

    Nossa, foi tudo o que eu precisa ler. Por muito tempo na minha vida, eu achava que não invejava ninguém, ate que eu soube de uma noticia que ao invés deu ficar feliz pela conquista do meu próximo, eu fiquei triste. Sensação horrível ! Eu não quero sentir isso !

    Foi muito útil para mim. Obrigada !

  20. izaias says:
    7 anos atrás

    MUITO bom esse estudo!Graças a Deus por ter mensageiro para trazer essa linda mensagem!

  21. George says:
    7 anos atrás

    Belo estudo biblico
    Gostei muito

  22. Isaias says:
    7 anos atrás

    Tenho caído vítima de inveja e olho grande como conbatela

  23. Diego Nascimento says:
    7 anos atrás

    Amém Fredson!

  24. Fredson da Silva Santana. says:
    7 anos atrás

    Eu já senti muita inveja, mas peço a Deus pra me curar mais é mais por que isso é do diabo não aceito isso em minha vida ?

  25. Rafaela Araújo says:
    7 anos atrás

    TOP!!!

  26. Pedro Augusto says:
    7 anos atrás

    Bom estudo ❤

  27. mirian says:
    8 anos atrás

    muito bom este estudo, que Deus continue abençoando o irmão. A Paz do Senhor Jesus”

  28. Jorge says:
    8 anos atrás

    Muito bom

  29. Diego Nascimento says:
    8 anos atrás

    Obrigado Caryne!

  30. Caryne Ramos says:
    8 anos atrás

    muito edificante

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Contato
Jesus e a Bíblia 2025 © Todos os direitos reservados
error:
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Cursos
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Este site utiliza cookies. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade e Cookies.

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!