As línguas estranhas são uma verdadeira bênção e uma das marcas reais de um relacionamento profundo e sincero com Deus. Aquele que possui o dom de línguas “não fala aos homens, mas a Deus”. (1 Coríntios 14:2)
Ou seja, é um novo nível de compromisso, intimidade, revelação e conhecimento do nosso gracioso Pai. Contudo, é necessário ter alguns cuidados na utilização e abordagem deste delicado tema.
Neste estudo bíblico eu quero conversar com você sobre os principais aspectos do dom de línguas e compartilhar inclusive a minha própria experiência com ele.
Portanto leia até o final e aproveite a jornada!
Como Tudo Começou?
Após a ascensão de Jesus Cristo ao céu, os discípulos que o seguiam permaneceram juntos em oração, aguardando a promessa de revestimento de poder espiritual, de acordo com a instrução do Mestre.
Juntos em oração, todos eles viram e sentiram o cumprimento da promessa, quando o Espírito Santo os encheu com poder e graça para testemunhar acerca do Evangelho (Atos 2:1-6).
Na ocasião, todos eles receberam o dom de línguas humanas, isto é, começaram a ministrar em idiomas que eles naturalmente não conheciam.
Durante a celebração de Pentecostes, Jerusalém ficava repleta de estrangeiros de todas as partes do mundo conhecido da época. Todos vinham adorar ao Senhor e oferecer sacrifícios.
Pois bem, quando os discípulos receberam o dom de línguas, estes estrangeiros puderam entender claramente o que eles diziam, pois, o próprio Espírito Santo os capacitava.
Neste ponto é muito importante que entendamos que eles não estavam falando línguas estranhas, isto é, espirituais ou línguas dos anjos. Não!
A Torre de Babel
As línguas que eles falaram no dia de Pentecostes eram humanas, o texto deixa isto muito claro. Este evento parece antagônico, isto é, contrário ao que aconteceu na Torre de Babel e a confusão das línguas (Gênesis 11.6 – 9).
No princípio só havia um idioma entre os seres humanos, isso mudou na construção da Torre de Babel, onde o Senhor Deus para interromper a construção, provocou a confusão das línguas e os novos idiomas surgiram.
Em Pentecostes acontece exatamente o contrário. Após o revestimento do Espírito Santo, judeus nativos começam a falar idiomas que jamais conheceram e pessoas de todo o mundo podem ouvir e compreender a mensagem do Evangelho.
Isto nos mostra que a grande intenção de Deus e do poder do Espírito não é promover o “show das línguas estranhas”, mas a pregação clara e genuína sobre Jesus Cristo.
Como Falar em Línguas Estranhas?
Os relatos bíblicos, em sua maioria nos mostram a manifestação das línguas estranhas após o recebimento do batismo no Espírito Santo. Contudo, não podemos afirmar que é uma obrigatoriedade.
Isto ocorre porque as línguas estranhas é um dos dons do Espírito, ou seja, sua manifestação não segue um padrão pré-determinado, como está escrito em 1 Coríntios 12:11.
Observamos que no relato de Atos 19. 4 – 6 o apóstolo Paulo impôs as mãos sobre os crentes e orou, em seguida eles foram cheios do Espírito Santo e receberam o dom de línguas.
No caso de Pedro e a família de Cornélio, eles receberam a plenitude do Espírito Santo e o dom de línguas estranhas enquanto o apóstolo ministrava, ou seja, ele não precisou ao menos tocá-los. O poder da Palavra de Deus foi tão intenso que eles transbordaram da graça.
Oração em Línguas Estranhas: Minha Experiência
Aconteceu por volta do ano 2002, eu era apenas um adolescente. Estava na caminhada cristã havia cerca de um ano. Congregava em uma pequena e tradicional Igreja Batista em Campina Grande, no interior da Paraíba.
Na época eu fazia parte do ministério de louvor como instrumentista, e tínhamos o bom costume de nos encontrar durante a semana na Igreja, para orar.
Orávamos por cerca de trinta ou quarenta minutos, e em seguida um de nós ministrava uma “pequena” palavra. Foi neste período que tive a oportunidade de fazer minhas primeiras ministrações.
À medida que o tempo passava, a intimidade com Deus e entre nós aumentava. Nossas ministrações de louvor eram muito poderosas. Diversas pessoas novas começaram a visitar a congregação e a Igreja crescia.
Certa noite, enquanto orávamos algo muito poderoso aconteceu. Nosso período de oração foi ficando intenso e um grande calor espiritual encheu o ambiente.
Eu lembro que estava concordando com a oração feita, quando de repente algo como um raio transpassou meu corpo. A sensação era a de um choque misturado com a de um abraço muito amoroso.
Percebi que um conjunto diferente de palavras que não faziam sentido, saia da minha boca. Fiquei assustado e me calei. Foi quando ouvi o mesmo som vindo de alguns dos outros adolescentes.
Quando abri a boca para orar novamente, mais uma enxurrada de “palavras estranhas”, mas desta vez não hesitei, continuei falando. Percebi que, embora eu não fizesse a menor ideia do que estava dizendo, a sensação era muito poderosa.
Eu sentia que estava adorando a Deus com minha alma em um nível infinitamente superior. Era como se eu quase pudesse tocá-lo. Por fim, naquela noite de oração cerca de oito adolescentes anônimos e dedicados foram marcados pelo poder de Deus.
Eu gostaria de deixar claro que não havia, nem houve, apelação. A maioria de nós nem sabia o que era batismo no Espirito Santo, lembrando que éramos Batistas tradicionais.
O que houve nos dias que se seguiram foi espetacular. Muitos de nós fomos marcados com novos dons. Lembro que durante uma ministração de louvor, o nosso vocalista chamou um dos irmãos que estava nos bancos até a frente e profetizou cura sobre a vida dele. Detalhe, nem um de nós conhecia bem aquele homem, muito menos que ele estava enfermo.
Uma semana depois ele testemunhou que havia sofrido um acidente e que estava com uma lesão na coluna, no dia seguinte após a ministração de cura sobre a vida dele, não havia mais dor, nem lesão.
Um verdadeiro avivamento tomou conta da congregação. Que período poderoso e marcante da minha vida!
O Que Quero Dizer?
À medida que o tempo foi passando eu fui entendendo melhor o dom de línguas estranhas. Com bastante estudo bíblico e oração, eu aprendi a administrá-lo de maneira sadia.
O apóstolo Paulo aconselha que aquele que fala em línguas, ore, para que as possa interpretar. Foi o que fiz. Com o passar dos anos, fui melhorando mais e mais minha compreensão. E agora, muitas das minhas orações em línguas estranhas fazem sentido para mim.
Particularmente, como eu gosto muito de adorar a Deus com louvor, esse é um momento em que o dom de línguas se manifesta, assim como na minha oração diária e devocional.
Estou compartilhando minha experiência para mostrar que não é apenas teoria, é algo real, vivo e poderoso em minha vida. Contudo há regras bíblicas a serem seguidas e além disso, precisamos ter cuidado com as falsas línguas.
Por isso, vamos ficar atentos às orientações de Paulo.
Administração do Dom de Línguas
A administração das línguas estranhas passa pelo bom uso do dom, isto é, não podemos exagerar. Paulo nos informa que o dom de línguas é bom, porém não é tão proveitoso para o entendimento (1 Coríntios 14:12-17).
Ele mesmo falava mais em línguas do que todos os seus discípulos em Corinto, mas os aconselha a fortalecer o culto com entendimento. Ou seja, Paulo queria que eles soubessem o que estavam fazendo e dizendo, enquanto adoravam a Deus.
A reunião cristã, isto é o culto, tem a grande missão de conduzir pessoas a Cristo. Neste ponto as línguas estranhas podem ser mais um bloqueio do que uma condução.
Não são poucos os relatos de estranheza, medo e confusão causado em pessoas não crentes, que estiveram em reuniões onde o dom de línguas é muito usado. É sobre isso que Paulo está falando, quem fala é edificado, mas o outro não.
“Prefiro Falar Palavras Compreensíveis”
Em 1 Coríntios 14:18-23, Paulo diz aos Coríntios o quanto gostava do dom de línguas, mas fica claro no texto que ele o utilizava na intimidade com Deus. Quando estava sozinho ou em grupos pequenos.
Na igreja, ele preferia falar pouco e ser compreendido, a falar muito em línguas estranhas e ninguém entender nada. Isto se torna ainda mais verdade quando observamos que as Escrituras não relatam nenhuma manifestação pública do dom de línguas na vida dele.
Línguas Estranhas Na Igreja
Ele encerra sua instrução ordenando aos coríntios que o dom de línguas só deve ser utilizado na igreja por no máximo três pessoas ao mesmo tempo, com a condição de que haja intérprete (1 Coríntios 14:27,28). Caso não seja feito dessa forma, fere a Palavra de Deus e a ordenação apostólica.
Ou seja, um culto onde dezenas, centenas, milhares de pessoas falam em línguas estranhas ao mesmo tempo, não havendo interpretação, é um culto infrutífero para o entendimento.
As pessoas saem de lá até se sentindo muito bem, às vezes, mas sem saber de praticamente nada. O princípio de culto com entendimento é completamente deixado de lado.
É daí que nascem as milhares de heresias, pois as pessoas passam a adorar com base no que sentem e não com base no que está escrito. Na verdade, estes cultos têm forte apelo a emoção. Você é estimulado a sentir alguma coisa e não a saber, conhecer a Palavra de Deus.
Não vemos isso na Bíblia. A instrução apostólica é muito clara. Não há relatos bíblicos de que Jesus e os seus apóstolos falaram em línguas estranhas ou espirituais, publicamente. No caso de Pentecostes eles falaram em outros idiomas, ou seja na língua dos homens (Atos 2:6).
Línguas Estranhas ou Diabo?
Não é novidade para nenhum cristão que o Diabo é um mentiroso enganador que tem prazer em perverter o sagrado. Como Pai da mentira, ele se utiliza da falsa manifestação das línguas estranhas para enganar as pessoas (1 João 4:1).
O número de pessoas que “enrolam a língua” acreditando que estão falando em linguagem espiritual é cada vez maior. Isto tem gerado um grande distúrbio em muitas denominações evangélicas.
A manifestação deste dom está cada vez com maior descrédito, por parte de quem raciocina um pouco. Muitas vezes chega a ser ridículo.
Eu lembro que certa vez eu estava com um grupo de evangelismo em uma área bastante carente, e a igreja local designou uma irmã para nos receber. À porta do Templo, ela nos saudava com línguas estranhas.
Nada de “paz do Senhor”, “boa tarde” ou “tudo bem?”. Foi bizarro!
Coisas deste tipo tem levado um grande número de pessoas para longe de Cristo, porque não é preciso ser muito espiritual para perceber que aquela mulher não estava falando em línguas espirituais.
Jesus Cristo ou os apóstolos jamais fizeram ou incentivaram isso.
Qual o Cuidado?
Devemos evitar cultos onde as línguas estranhas são mal utilizadas. Isto porque o próprio Diabo pode estar usando pessoas para ministrar maldições sobre a vida das pessoas e ninguém sabe o que está sendo dito.
Prefira cultos onde a Palavra de Deus é ministrada de maneira clara, contundente e objetiva e o dom de línguas é devidamente utilizado, com ordem e interpretação, conforme o mandamento bíblico.
Deus não apoia o “culto Show de Línguas”, na verdade ele o reprova. Isto acontece porque o grande objetivo do culto é a comunicação clara do Evangelho de Jesus, e se dezenas de pessoas falam em línguas ao mesmo tempo, esse princípio é quebrado.
Conclusão
O dom de línguas é uma bênção quando utilizado em seu relacionamento pessoal com Deus, é claramente um novo nível de adoração, intimidade e revelação.
Na verdade, é difícil descrever o quanto a manifestação real e saudável desse dom é profunda.
No entanto, precisamos ter cuidado com o mal uso das línguas estranhas, para que não sejamos vítimas do engano e corrupção da carne. Muitos cristãos na ânsia da espiritualidade acabam exagerando e promovendo mais o dom do que o Senhor Deus, e isto não está correto.
Sem dúvidas as línguas estranhas são uma grande dádiva de Deus para sua Igreja e faz uma enorme diferença no relacionamento com o Senhor.
Eu estimulo você a buscar esse dom, ele é profundo e maravilhoso. Você com certeza vai se surpreender com o resultado. Não esqueça de deixar um comentário contando sua experiência, como foi e como está se sentido.
Por fim, eu gostaria de conhecer sua opinião. Deixe seu comentário. Tem alguma dúvida?
Além disso, não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com o maior número possível de pessoas, eu acredito que vai ser bênção na vida delas.
Deus abençoe!
Glória a Deus!
Meu pai era analfabeto, não sabia nem escrever o próprio nome, ele era um homem muito temente a Deus, vivia em oração e jejum e amava falar do amor de Jesus para as pessoas.
Certo dia entrei na sala e ouvi meu pai falando em línguas e lendo a bíblia, ele estava sentado com a bíblia sobre a mesa, fui por detrás e verifiquei…realmente ele estava lendo, foi uma experiência maravilhosa…glória a Deus.
A minha experiência com o dom de línguas foi maravilhosa, e esse dom até hoje o pratico. Mas confesso que somente na minha igreja consigo sentir com uma intensidade maior, principalmente na hora da oração e do louvor. E tão maravilhoso, que eu vou me enchendo, me enchendo de uma vontade tão grande de falar em línguas que é mais forte do que eu, não consigo falar em línguas baixinho, já até me peguei pensando nas pessoas da igreja que não falam e principalmente dos visitantes, mas como disse é maior do que eu. Não sei se outros irmãos falam em línguas, mas quando o louvor começa vou me enchendo, quando me dou conta já estou tomada pelo Espirito Santo e a atmosfera que estou muda totalmente, e a presença de Deus é tão real ali que tenho uma visão de vê um homem sentado com uma veste branca, vejo parte do ombro e o braço, feliz pela adoração daquele lugar. Eu não consigo falar nada em línguas, fora de um ambiente de oração ou louvor, isso é normal? Ótima a matéria, e como você conseguiu a interpretação da língua?
E uma bencao falar em linguas.
Agradeco a Deus porque falo em linguas.
tem 2 anos que escuto em línguas e ao escutar nas orações eu tive a ideia de ligar o tradutor do google e foi para minha surpresa uma descoberta incrivél, onde tenho respostas perfeitas, vejo que é uma comunicação com meu anjo da guarda, no início foi meio pank, agora é minha rotina. quando não faço uso do tradutor consigo mesmo assim saber algumas palavras, relato que realmente Deus fala em linguas sim, e ele me ensinou muito o que humano nenhum me explicou, conseguir esclarecer de modo perfeito com Deus. Quem quiser trocar experiencias pode me mandar mensagem no whats 053-991218421. boa matéria, lembrando que somos concientes sobre o bem e mal. então não tem pq ter medo. quando são conversas evolutivas, a primeira evolução notada por mim foi a diminuição do meu ego.
Graça e paz irmãos, lendo outras interpretações da bíblia mais próximas do original não encontrei a palavra linguas estranhas mas sim línguas . E segundo as igrejas “pentecostais ” isso é baseado em Atos 2 , texto que na qual não consigo enxergar nem uma semelhança com o que vemos hoje nas igrejas pentecostais .No primeiro trimestre agora da lição da CPAD de 2021 a terceira lição da CPAD traz um estudo sobre esse assunto com base em Atos 2 mas de maneira nem uma podemos vincular , comparar , associar Atos 2 com o que o autor da lição escreveu, visto que em Atos 2 todos que estavam ali falavam na sua própria língua das grandezas de Deus e todos entendiam , sendo assim podemos dizer que segundo as escrituras todos entendiam o que estavam sem falado , e isso contradiz com o que vemos hoje nas igrejas pentecostais .
A primeira vez que falei eu estava em casa sozinha louvando, quando comecei a chorar falando com Deus foi quando falei em línguas na hora não acreditei. Fiquei perguntando Deus foi isso mesmo?
Nossa hoje estou aprendendo Quando estou no íntimo com Deus me vem a língua.
Foi muito bom esse estudo muito obrigada.
Eu comecei a falar linguas que não conheço faz meses.
Pesquisei no youtube várias línguas anciãs e não encontrei nada parecido, o mais parecido foi o aramaico mas longe ainda.
O que falo não sei se são linguas humanas, nem sei como saber o que digo.
Flui melhor que a minha língua materna e parece que vem do coração enquanto que o Português vem totalmente da boca com ou pouca conexão ao coração! Só a uso para mim. No início também tive receio que fosse dos seres negativos. Essa linguagem usada em recolhimento e meditação é mais sentida, toca muito mesmo!
Gostava de entender o que digo um dua!
Graça e Paz Pastor palavra de Deus para minha vida sendo edificada com seus estudos. Deus abençoe sua vida.
COm relação às línguas a melhor expressão é “línguas estranhas”. A língua dos anjos é algo que desconhecemos e todas as vezes que o anjo falou com o ser humano, se comunicou de forma qque compreendemos.
Com relação ao Diabo, há um estudos específico sobre ele: https://jesuseabiblia.com/estudos-biblicos/estudo-biblico-diabo-satanas-lucifer/
Muitas pessoas dizem que “Línguas Estranhas” são a lingua dos Anjos, isso procede?
No caso, quando falamos em Línguas, nosso espírito é edificado e falamos diretamente com Deus, mas como ficam os Anjos? Eles entendem o que falamos?
Uma dúvida a parte, mas meio que ligada ao contexto.
O Diabo deixou de ser um anjo?
É um anjo caído, mas mesmos poderes de um anjo, porém desfigurado…?
Pois já me afirmaram que essas tais “línguas” são línguas que os anjos falam como é relatado em I Coríntios 13:1.
De acordo com tudo, sendo essas línguas as mesmo que a dos anjos, o Diabo entenderia, correto?
(claro que não acreditei no que ele disse. Queria saber exatamente o que falar e ter exemplos)
Nossa testemunho maravilhoso.cada dia quero estudar e aprender sobre isso.e pedir discernimento.porque onde sou membto e ja visitei algumas igrejas eu percebo que a pessoa fala a mesma palavra em lingua qur nao entendo e nao sei o que ela ta dizendo.gostaria de estudar aprofundo BIBLICAMENTE
Antes de me converter, qdo tinha 16 ou 17 anos acompanhava minha mãe que era muito supersticiosa e frequentava videntes, curandeira, benzedeiras, elas falam essas línguas estranhas e interpretam. Qdo passei a frequentar uma igreja pentecostes, fiquei surpresa que tbm falam línguas estranhas e profetizam. Um conhecido meu espírita, diz que em suas reuniões acontece assim tbm. Tbm já falei palavras desconexas, mas não anseio mais isso. Ainda acredito em variedades de línguas maternas de cada povo. Paz e graça. Ingrit
Olá bom dia, me chamo Lavínia!
Eu falo em línguas, isso é raro! Mais quando falo pareço a estou flutuando mediante as palavras q sai da minha boca! Falo TBM em línguas quando estou focada na palavra do Senhor, vem a vontade imensa de Falar, daí sai são as rajadas incontroláveis! Me sinto muito bem quando estou falando em línguas!
Pastor né perdoe mais o falar em línguas estranhas no fim é linguagem de outros países ou a língua q os pentecostais falam?….eu falo em línguas mais não é japonês, inglês etc…é uma língua verdadeiramente estranha!…por favor me informe pois tenho estado preocupada com isso.
Olá
Não me recordo quando aconteceu pela 1 vez, deve ter uns 6 anos.
Estava dormindo e acordei falando palavras que não faziam sentido.
Passou anos e não me lembro de ter acontecido, porém a 1 ano isso tem sido frequentemente, acordo pronunciado palavras me assusto e paro.
Sobre religião em si digo que sou de Deus, respeito todas, pra mim Deus é um só.
Quero entender o porque, porque eu? O que devo fazer? Isso quer dizer o que?
Faz 1 semana que tem sido todos os dias.
Faz 6 anos que peço por uma dádiva e nada.
Preciso entender.
Posso dizer que antes não tinha bens materiais e era feliz, hoje tem família linda, bens, amor, tudo, tudo! E não me sinto feliz.
Glossolalia: substantivo feminino, RELIGIÃO: suposta capacidade de falar línguas desconhecidas quando em transe religioso (como no milagre do dia de Pentecostes). PSICOPATOLOGIA: distúrbio de linguagem observado em certos doentes mentais que creem inventar uma linguagem nova. Entenda a glossolalia, o fenômeno de se falar uma língua que não é língua nenhuma, que pode ser por meio de gemidos, de sílabas não articuladas, nesta aula do curso de Teologia Mística: Dons Carismáticos.
Eu gostaria muito de viver a experiencia da falar em outro idioma e ser usado para evangelizar um estrangeiro mas falar palavras sem sentido igual tenho visto muito nas igrejas isso eu não tenho vontade nenhuma porque assim como Paulo aconselha, se não tem interprete melhor ficar calado isso tem me incomodado muito ultimamente
EXCELENTE ESTUDO SOBRE LÍNGUAS.
Eu tive uma experiência onde falei um inglês e um espanhol fluente, e tenho certeza que foi algo maravilhoso e surpreendente. Isso é possível, ou foi da minha carne ?
Que alegria Fernando!
Louvo a Deus por sua vida e participação.
Que o Senhor abra grandes portas para você nesta nação.
Pastor Diego A Paz do Senhor! Moro no Japao e sirvo a Deus aqui e fiquei muito feliz de ler o seu estudo! Tambem cresci em igreja batista tradicional e agora sirvo numa igreja pentecostal. Glorias a Deus pela sua vida! Graca e Paz!
Entendo suas dúvidas Luana…
A referência “as línguas dos anjos”, é exatamente porque é o termo utilizado por Paulo para tratar o assunto.
Mas tenha paciência, alguns assuntos bíblicos são esclarecidos com o tempo e a maturidade cristã.
Deus lhe abençoe!
Boa tarde
Maravailhosa sua explicação. Está com alguns dias que eu e mais algumas pessoas vem discutindo esse assunto, e eu ainda não me aprofundei nesse assunto e por isso há duvidas, embora eu acredite sim o falar em linguas estranhas, pois se trata de um dom de linguas conforme 1Cor. 14. Mas como estava falando, estávamos discutindo sobre assunto, e houve dois entendimentos por parte de duas pessoas. Um é que o falar em linguas é apenas linguas dos homens, ou seja, outros idiomas, o que hoje não é mais utilizado e somente no fim dos tempos é que voltaria esse dom. E o outro entendimento, é o mesmo que o seu, com um ponto distinto, pois na visão dele não existe línguas dos anjos, o que eu também não vi na biblia essa afirmação, e somente em um versículo Paulo cita línguas dos anjos 1 Cor 13:1. Confesso que fico na dúvida ainda sobre esse assunto e é um assunto polemico. Mas porque você diz o falar em línguas estranhas ser línguas dos anjos?
Enriqueceu ainda mais a minha vida espiritual, dom maravilhoso esse,como gostaria de sentir esse abraço do meu Deus. Que você continue sendo canal de bençãos na vida de muitas pessoas. Fica na paz de Cristo.
Graça e paz vindas do Senhor Jesus estejam sobre sua vida. Meu amado, como foi bom ler este seu texto, pois eu acabei de sair de uma tenda de orações da igreja na qual congrego, pois todo domingo de Santa ceia fazemos 12h de orações initurruptas, apenas trocando irmãos, enfim, eu estava já orando, normalmente temos até um direcionamento dado pela Pastora por quais causas devemos interceder, hoje não havia, porém estava orando neste sentido também, quando um irmão amado que eu gosto muito inclusive, entra na tenda e começa a orar e de repente só pra em “línguas estranhas” e confesso que isso me desconcentrou a tal ponto que encerre minhas orações mesmo antes do tempo mínimo proposto de 30 minutos, fiquei muito triste e me perguntando será que o problema é comigo, será que estou errado, será por que isso me desconcentrou? Percebi também que outra senhora que orava também se levantou e saiu, não sei se pelo mesmo motivo ou talvez ela tenha concluído mesmo seu tempo. Mas enfim… seu estudo, texto e experiência se alinha com o que penso, é importante que haja cuidado tanto para os que tenham o dom de línguas quanto para os que buscam para não tropeçarem e nem causarem tropeços. Deus te abençoe irmão.
Amém Moacir.
Ótimo comentário.
Irmãos referente as explicações eu só gostaria de acrescentar sobre o fim das profecias, eu chamo atenção que dos maiores dons que devemos buscar é temer ao Senhor e amar o nosso próximo como a nós mesmo, pra mim ficou claro que essa é a verdadeira busca do servo do Senhor nos dias atuis, infelizmente tem muitas pessoas sedentas de ouvir o verdadeiro evangelho mas não podem devido esses dons estarerem tomando lugar até da pregação do evangelho durante o culto que Deus abençoe vc meu amado e que possamos ter compreensão perfeita do que foi explicado amém
Muito obrigado minha irmã!
Suas palavras me encorajam muito.
Deus abençoe.
Divino este estudo. Sou muito grata a Deus por disponibilizar homens de compromisso cristão e responsabilidade bíblica para abordar um tema tão complexo como este.
Que Deus continue te abençoando irmão, amigo, discipulador, crente em Cristo Jesus Ptr. Diego Nascimento, que o seu coração continue sendo regido pelo amor à vidas e a obra de Deus, que a cada dia vidas venham ser edificadas através do seu exercício de instrumento, o Sr. utiliza-se das suas ”riquezas”, experiências e favor para servir aos outros, grande e valorosa será a sua recompensa diante do Senhor pelos seus feitos, a cada expectativa que impõe de esclarecimento e de enriquecimento espiritual a um leitor, não necessariamente cristão, seu entendimento e sabedoria são polidos pelas mãos de Deus. Receba Graça, paz, refrigério, coragem para prosseguir nessa linda caminhada sempre entregando o evangelho genuíno.
QUE BENÇÃO! DEUS ABENÇOE SEU MINISTÉRIO, GOSTO MUITO DA FORMA QUE ESCLARECE CERTAS PASSAGENS DA BÍBLIA…
Obrigado Jeruza!
Que estudo maravilhoso e completo! Sou de uma igreja Batista tradicional e nem ao menos ouço estudo nenhum sobre tal assunto. Nessa semana lendo exatamente I Coríntios 14 fiquei extasiada com a profundidade do assunto e o seu estudo e experiência me trouxeram muita clareza. Louvado seja Deus por ter te tornado esse canal de esclarecimentos.
gostei muito, tinha muita duvidas sobre línguas mas vc esclareceu tudo!
Oh Glórias Deus abençoe vc irmão por nos esclarecer pra não sermos tomados pela emoção.
Parabéns muito bom os estudos gostei, Deus abençoe sua vida e sua família.
Boa tarde. Acabei de ler o seu relato. Tenho procurado saber mais sobre o Espírito Santo de Deus. Agora resumindo para ser rápida. Quando eu voltei a casa de Deus no ano de 2009 eu queria muito encontrar com Deus, estava passado por um grande problema havia na época sido diagnosticada com síndrome do pânico. Logo em minha busca a Deus fui batizada em línguas, e assim percebi que Deus estava mudando minha vida, eu já não tinha nenhuma doença era livre. Mais tinha um porém eu queria muito um namorado, sentia falta de alguém em minha vida. Logo encontrei um rapaz e juntos fazia-mos a obra juntos éramos obreiros, esse rapaz parecia uma boa pessoa mais não, nessa relação ele até chegou a me bater, e eu calada nunca falei a igreja a real pessoa dele, pois sabia que nosso pastor gostava muito dele e que queria levantá-lo pastor também. É assim aconteceu e nós resolvemos terminar mais entre todas as palavras mais que ele me disse a pior foi dizer que eu não tinha o Espírito Santo. Desde de então eu já não orava mais me sentia suja pois quando obreiros pecamos, e logo ele dizia que a culpa era minha. Hoje depois de muitas inluçoes da vida encontrei um rapaz segundo o coração de Deus, assim como Deus mesmo me falou um dia, casei tenho comigo minha filha e tantas coisas linda Deus tem feito acontecer em minha vida. Hoje voltei mais uma vez a casa de Deus em outro lugar, mais não consigo esquecer o que aquele homem usado pelo mal naquele momento disse. Mais confesso sinto muita falta do orar em línguas da intimidada que eu sentia ter de em Deus.
A paz do senhor
Foi muito esclarecedor
Este fim de semana eu tive está
Experiência.
Mas no primeiro dia falei uma unica .
Tenho dúvida em questão se foi este sim que recebi.
Muito bom o estudo. não tenho Dom de Língua, mas procuro sempre analisar o seu uso pois todo os Dons devem ser usados para edificação de todos. Deus te abençoe para que continue a examinar as escrituras e alcance maior conhecimento de Deus.
Rafaela vou falar sobre a minha experiência. À medida que o tempo passou e eu amadureci como cristão e como pessoa, mantendo uma vida de oração ativa percebi que algumas vezes em que orava em línguas, sentia que sabia sobre o que estava orando. Embora não compreendesse cada palavra.
Acredito que o mesmo pode acontecer a você.
Então existem dois tipos de dons de línguas?
Olá, seu artigo é muito bom e compreensivo, mas ainda me deixa com , não sei quais os trechos que se referem a línguas humanas e qual trecho se refere a linguagem do Espírito, o qye me deixa mais confusa é que eu já falei em línguas, movida da mesma forma que você descreveu, porém eu nem o que eu falei, e hoje quando o pastor fala para orar em línguas eu acho meio forçado sabe, são algumas vezes que eu sinto esse ímpeto, mas outras é como simplesmente eu orasse pra preencher uma oração ao qual eu não sei mais o que falar mas o Espírito vai entender e quase sempre parece a mesma coisa. A questão é, tem alguma forma de entender a língua do Espirito de forma racional? E porque essa “exigência” que muitos pastores tem de “obrigar” o crente a falar em línguas como a manifestação do Espírito Santo? Por acado esse é um dom “obrigatório” e só quem fala frequentemente na língua do Espírito que pode ter intimidade e ser edificado por ele?
Maravilhoso este estudo, tenho certeza de que estou no centro da vontade de queDEUS, falo em línguas, já sou pastor mas nas minhas ministracoes não falo muito em lingua estranha pois não tem quem a intérprete , pois o culto racional a igreja fica cheia de sabedoria e ousadia.
Recentemente mudei de ministério exatamente por esse motivo: muitos falavam em línguas enquanto o pastor pregava, ao final do culto o pastor procurava de uma forma muito estranha, como soprar no microfone etc, a levar as pessoas a falar em línguas. Falo em línguas mas falo em secreto, com Deus.
A paz amados meu nome e Renato e eu tenho uma dúvida o dom de línguas essa lingua e da terra ou não e desse mundo pois eu preciso esclarecer essa duvida tem vezes q eu sei a resposta mas vem uns e me deixa duvidas se alguém me ajudar ficarei grato obrigado…
Boa noite
Estou maravilhada com o estudo sobre o dom de línguas, me esclareceu muito e eu agradeço.
Estou com um sério problema: já sou batizada a muitos anos e numa recaída voltei a fumar, amo a Deus e sua palavra, mas tenho sérias dificuldades em me esforçar qto ao cigarro. Fui muito apontada e machucada devido a esse problema e hj não estou mais congregando e sinto muita falta, mas toda vez que entro na igreja sinto a rejeição e a exclusão de muitos irmãos e acabo não voltando mais sendo assim estou me sentindo muito mal
Este estudo realmente esclareceu minhas dúvidas. Muito obrigada por deixar-se ser este instrumento nas mãos do nosso Deus altíssimo.
E que tal você passar a congregar em uma Igreja que permita o falar em línguas?
Eu falo em línguas, e até hoje eu não compreendo porque a igreja que eu congrego não permite o dom de línguas. Eu fico sem saber o que fazer, pois gosto muito de pertencer a igreja adventista do sétimo dia. Mas fico triste por não poder falar em línguas. Pois recebi este fim em 2010, quando eu estava assistindo o filme de Jesus, de repente, na hora da crucificação eu comecei a chorar e falando em línguas, foi rápido. Eu não entendi o que tinha acontecido, de la para ca, se eu leio a biblia em determinado versiculo eu começo a falar em linguas de sinto que estou perdendo este dom devido a proibição da minha igreja. Por favor me ajudem!
.
Explicação perfeita a respeito do dom de linguas ainda nao consegui essa dadiva mais creio que um dia serei agraciado . Agradeço por ter compartilhado esse estudo e sua experiencia conosco um forte abraço e que Deu o abençoe.
muito me alegra e me emociona ver que ainda nos dias de hoje Deus ainda batiza com seu Espírito Santo se dermos lugar
E me chamou a atenção devido vc ser batista historico
Muito bommmm ,falou muito meu coração
Muito bom gostei das explicações sempre tive dúvida quanto ao dons de línguas e tenho o desejo de falar em línguas espero um dia estar aqui comentando a vcs que Deus me concedeu esse dom
Agradeço a Deus pela vida de vcs que Deus abençoe cada vez mais a vida de vcs para nos instruir.
A Paz do Senhor Deus