O Carnaval é disparado a festa de maior popularidade na história da nação brasileira. Responsável por movimentar milhões de dólares, ela envolve pessoas e atrai multidões por todo o país. Com destaque para Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
Neste estudo bíblico, minha proposta é analisar de maneira histórica e bíblica se o Carnaval agrada ou não agrada a Deus? Qual a origem? Cristãos podem participar? É pecado?
Aperte os cintos que vamos mergulhar fundo nesse oceano!
Carnaval e a Igreja Católica
Registros históricos apontam o surgimento do Carnaval nas festas pagãs da Babilônia e do Império greco-romano. Algo muito característico de suas comemorações era a subversão de valores tidos como fundamentos.
É possível perceber nas festas consagradas ao deus Baco (ou Dionísio), a ligação entre o Carnaval e as orgias. A marca principal destas comemorações eram a embriaguez e as relações sexuais desenfreadas.
Durante estas festas tornou-se comum o uso das fantasias e a inversão dos papéis. Por isso, homens se vestem de mulheres e vice-versa. Na ocasião, os reis se vestiam de mendigos e os mendigos se vestiam de rei. O objetivo era a diversão, o prazer e uma maneira de zombar dos deuses.
O Incômodo da Igreja Católica
Embora as comemorações caíssem no gosto popular, elas continuavam com caráter pagão. Isso causava incômodo na Igreja Católica que não queria perder o controle e manter o cristianismo como religião oficial.
Ao invés de apresentar a Palavra de Deus e o que ele pensa em relação a isso, a Igreja enquadrou as comemorações do Carnaval no seu calendário oficial, a partir do século VIII, com a criação da Quaresma.
Mas o Que é a Quaresma?
- Período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa; quadragésima, quarentena. (Fonte: Google)
Ou seja, é uma espécie de período de purificação do corpo e da alma, com duração de quarenta dias. Ele começa na quarta-feira de cinzas e vai até o “domingo de ramos” como uma preparação para a Páscoa.
Com isso, os pecados e a depravação cometidos durante o Carnaval antes da Quaresma, para os cristãos católicos, começam a ser purificados na quarta-feira de cinza.
Carnaval é Festa do Diabo?
A origem da palavra “carnaval” é bastante controversa, existindo, pelo menos, três conceitos diferentes. Um deles, sendo o mais conhecido por todos, é que a palavra provém do termo “CARNE VALE”, que significa “despedida do corpo”, representado pela época em que as pessoas se envolvem em atividades carnavalescas e são levadas a “soltarem o corpo”. (Fonte: Gramática.net)
O significado da palavra está diretamente ligado a exigência da Quaresma e o período de purificação Católico. Contudo, o que quero ressaltar é o propósito da festa que é a satisfação total da carne.
Durante as comemorações de Carnaval as pessoas são convidadas a se entregar completamente aos “desejos carnais” e sabemos que isso é completamente desagradável a Deus, que é Santo.
Por isso, no texto em Romanos 8:5-8, que quem é dominado pelos prazeres da carne, não agrada a Deus. Com isso a minha resposta para a pergunta deste tópico é: Sim, o Carnaval é uma festa diabólica, na minha opinião.
Eu justifico.
Curtir Carnaval é Pecado?
O grande objetivo do Diabo é se opor a Deus e nos conduzir ao inferno (Gálatas 6:8). Ao saber que Deus abomina a satisfação da carne, Satanás procura conduzir o ser humano exatamente por esse caminho.
Sendo assim, ele promove festas carnais, drogas, sexo livre, inversão de sexualidade, violência, e etc.
Durante o Carnaval todas estas práticas que já são realidade no dia-a-dia, passam a ser uma espécie de obrigação e assumem um caráter de normalidade, quando na verdade é pecado, independente do momento ou época do ano.
Conclusão
O Carnaval, seu significado e práticas são completamente desagradáveis a Deus. Quem deseja agradar ao Senhor não envolve ou participa dessas comemorações.
Durante os dias de Carnaval a maioria das Igrejas Evangélicas promovem retiros, congressos e eventos voltados para o conhecimento de Deus e a espiritualidade sadia.
Por exemplo, em minha cidade natal, Campina Grande há duas décadas é realizado o Encontro da Consciência Cristã, cujo propósito é edificar a Igreja e anunciar o Evangelho genuíno de Jesus Cristo.
Eu lhe aconselho energicamente a seguir um caminho contrário à promoção do pecado (Hebreus 12:14).
Chegamos ao final deste estudo, e eu quero conhecer sua opinião. Deixe seu comentário, o que você pensa do assunto?
Além disso, não esqueça de compartilhar este estudo com o maior número possível de pessoas, elas precisam saber sobre o assunto.
Excelente vou usar hoje na nossa ministração.. paz
amém eu gostei muito deste estudo
Muito bom esse estudo.Seria bom se as igrejas que,fazem seus “carnaval” dentro da igreja,lessem este estudo.Deus seja engrandecido…
Muito bom.
Obrigada! irmão muito importante esse esclarecimento e comungo da mesma ideia é sim uma festa satânica.
eu sempre ouvi dizer que o Carnaval é festa do diabo mas com esse estudo, agora tenho a certeza.Desde que me entreguei a Jesus, deixei de viver na carne, hoje eu tenho uma vida tranquila e feliz
Tudo isso é verdade!
Muito bom ?
A paz de Jesus Cristo, adorei o estudo tirou algumas das minha duvida sou irmã Elizete de porto velho.
Concordo plenamente