A oração é o caminho de Deus para falarmos a linguagem do céu. Não e preciso ser sábio, eloquente ou ter muitos títulos. Para orar a Deus, sobretudo é preciso ter fé.
Embora não seja carregada de muitas complicações, para ser eficaz, ela precisa ser baseada na Palavra de Deus. Por isso, neste estudo você verá alguns dos fundamentos bíblicos sobre o tema, que lhe ajudarão no seu relacionamento com Deus, nas questões do dia-a-dia e nas mais diversas impossibilidades.
A Oração Evangélica
Ninguém melhor para nos ensinar sobre oração do que o Senhor Jesus. Enquanto ele esteve na Terra, deu grande exemplo de como orar e fazer disso uma prática diária, como está escrito (Marcos 1:35).
Embora possuísse uma vida ministerial extremamente agitada, o Filho de Deus não abria mão de orar diariamente.
Em seus ensinamentos Ele também falou sobre o tema. E percebemos rapidamente, que para Jesus a súplica não é um momento de exibição, mas de relacionamento com Deus.
Os fariseus tinham o costume de ficar orando nas praças, para que quem passasse os visse. O objetivo era mostrar ao povo comum o quanto eles eram “santos”.
Jesus reprova esta atitude. Por isso Ele ensina que quando for orar, devemos ir para um lugar reservado (Mateus 6:5-8).
Quando estamos orando, temos a oportunidades de conhecer mais a Deus e ser mais sensíveis a Sua maravilhosa voz. Ali também, podemos descarregar os fardos que nos incomodam e afligem nossa alma.
Perceba que Jesus destaca a importância de ser feito em secreto, ou seja, é algo íntimo, vivo, puro e duradouro. É algo real. Embora a oração seja necessária na vida do cristão, ela não pode se tornar mera religiosidade.
Não Precisa Ser Repetitivo
Não devemos ser repetitivos. O que quero dizer é, não devemos apresentar orações decoradas, mantras, rezas (Mateus 6:7). Através dela, nós conversamos com Deus, não tentamos hipnotizá-lo com palavras repetidas.
A repetição na oração é uma prática muito antiga. Mais comum entre os idólatras, ela vem acompanhando as religiões desde o mundo antigo. Tornou-se popular na Igreja Cristã, após a conversão de Constantino e o surgimento da Igreja Católica.
Jesus é enfático, não devemos ser como os fariseus (Mateus 6:8). Ou seja, a súplica não revela a Deus o que pensamos, isto ele já sabe. Nela, confessamos o quanto Ele é grande e o quanto nós dependemos dele.
A Oração do Pai Nosso
Um dos maiores exemplos de vãs repetições dos nossos dias é o pai nosso. É muito importante que tenhamos em mente que ela é um modelo. Nela, o Senhor Jesus aborda vários princípios espirituais que devem conter em um clamor eficaz.
Naturalmente nós, humanos, não sabemos orar, como está escrito em Romanos 8:26,27, é o Espírito Santo quem nos ajuda nesta tarefa.
O Pai nosso é uma referência ministrada pelo Senhor Jesus para que tenhamos um vislumbre do que agrada a Deus.
Para saber mais sobre este assunto, eu aconselho que leia o estudo sobre a Oração do Pai nosso. Nele eu abordo o tema de maneira mais ampla.
Converse Diariamente Com Deus
Orar diariamente pode definir o rumo da nossa rotina e da nossa vida. Se teremos um dia-a-dia proveitoso ou não, isto dependerá de quanto tempo dedicamos a orar por ele (Salmos 54:2).
Muitas pessoas odeiam sua rotina. Acham chata, repetitiva, improdutiva, sem perspectiva, ou seja, uma visão pessimista se apodera delas.
No corre-corre da vida, muitos cristãos despertam, ligam a TV, acordam os filhos, tomam café e começam o dia. Não há um momento para orar, nem para leitura da Palavra de Deus.
É muito importante que comecemos o dia com um ambiente favorável. Isto não ocorre naturalmente, precisamos criá-lo. Somos os responsáveis por isso.
Se não desenvolvermos a prática diária da oração, perderemos muito da manifestação do poder e da direção de Deus para nossa vida.
Orando Pela Manhã
A atitude do salmista no começo do seu dia, deve ser uma inspiração para nós. Ele diz ao Senhor Deus que pela manhã, o Senhor o ouvirá. Ouvirá a sua voz (Salmos 5:3).
Sua atitude ao orar pela manhã, é contar para Deus toda a sua demanda. Tudo o que precisa fazer, desenvolver, enfrentar, enfim. O primeiro compromisso do salmista pela manhã é orar.
Ao fazer isso, começamos o dia de maneira leve, confiante e com muito mais energia. Ou seja, a possibilidade de um dia mais prazeroso é muito maior.
Orando a Noite
A orar à noite nos ajuda a conversar com Deus sobre o que deu certo e o que aparentemente não deu. Podemos ser gratos pelas respostas de oração, que ocorreram durante o dia e refletir sobre os nossos erros e acertos.
Além disso, é uma oportunidade de suplicar por uma boa noite de descanso, pedir proteção sobre nossa família e orar pelas nações.
O Senhor Jesus Cristo que orava constantemente, fez muitas delas a noite (Lucas 6:12), sendo a mais conhecida a do Getsêmani.
Como As Orações Se Tornam Fortes?
Orações fortes são fruto de uma vida de oração diária, ativa e frutífera. À medida que nos dedicamos, passamos a ter a sensibilidade para perceber aquilo que agrada a Deus. Com isso, nossas maneira de orar se torna cada vez mais eficaz.
O apóstolo João nos mostra que isso é grande motivo de confiança, pois ao conhecer e orar segundo a vontade de Deus, somos ouvidos (1 João 5:14,15). É com certeza um grande privilégio, orar e ser ouvido pelo Deus Todo-Poderoso.
Podemos orar com confiança. Não precisamos ter medo, ficar receosos. Deus é o nosso pai bondoso, e tem prazer em cuidar de nós.
Orações Suplicando a Cura
O clamor de cura, antes de mais nada, deve ser carregado de fé. A dúvida, desconfiança ou qualquer outro sentimento que roube a segurança em Deus, são como uma erva daninha.
Muitos cristãos se frustram neste ponto, assim como os apóstolos que não conseguiram curar o menino que era oprimido pelo Diabo (Mateus 17.16).
O Senhor fica irritado com os discípulos e atribui a ausência do milagre, a incredulidade deles. Pois bem, o grande princípio da oração de cura é: fé, perseverança e relacionamento com Deus (Tiago 5:15).
Sendo assim, quando for orar pelo enfermo, faça isso com confiança. Não há porque temer ou hesitar, o Senhor permanece o mesmo e continua operando milagres.
Oração Para o Arrependido
Orar Suplicando o perdão do Senhor é uma grande oportunidade de recomeço. Como humanos, cometemos muitos erros. Somos extremamente vulneráveis a tentação e o pecado.
Com isso, não é incomum que em nosso relacionamento com Deus tenhamos que pedir perdão ao Senhor, várias vezes. Com esta oração, temos a oportunidade de confessar nossos pecados, nos humilhar e receber o perdão e a graça de Deus.
É necessário que ela seja feita com sinceridade. Não adianta justificativas ou procurar culpados, como fez Adão. O grande segredo do pedido de perdão é o quebrantamento e o arrependimento (Salmos 51:1-3).
“Dá-nos Serenidade Senhor”
Devido ao grande número de calamidades e opressões deste mundo, há uma grande quantidade de pessoas afligidas pelo estresse, preocupação e inquietação.
Embora seja essa a nossa realidade, não precisamos viver sem paz. O Salmista testemunha que o Senhor Deus responde aos desamparados. Responde aos seus filhos que se sentem fragilizados pela tormenta e sem paz (Salmos 102:17).
Orar buscando serenidade nos ajuda a encontrar, em Deus, a tranquilidade que precisamos. Orando constantemente é possível suportar as diversas aflições deste mundo sem perder a calma.
Eu encorajo você a não se desesperar. Tenha em mente que oração é uma estrada. Há um caminho a ser trilhado. À medida que você avança, descobertas fantásticas lhe surpreendem.
O Poder de Orar e a Perseverar
O que muitos cristãos não percebem, é que na vida de oração, perseverar é fundamental. A questão da persistência e o fator de participação humana é, por muitas vezes, desprezado.
Jesus nos ensina que pedir não é suficiente. Ou seja, começamos pedindo, mas não pára por aí. É necessário buscar (Mateus 7:7,8).
O termo buscar no grego é zeteo e significa: procurar a fim de encontrar, procurar (para descobrir) pelo pensamento, meditação, raciocínio; investigar. Pedir enfaticamente, exigir algo de alguém.
Perceba que é muito mais do que pedir. Há um esforço e uma dedicação humana envolvidas. Há uma reflexão profunda à procura de caminhos para a resposta ao clamor.
Por fim, ele diz: “batam, e a porta lhes será aberta” (Mateus 7:8). Na maioria das vezes aquilo que buscamos em oração está fora do nosso alcance.
É preciso chamar a existência coisas que não são reais, ainda. Daí o Senhor dizer que é preciso bater. Enquanto oramos estamos buscando algo que está trancado, indisponível.
Bater aqui, significa insistir persistentemente. Incomodar. É como se alguém estivesse tocando na campainha, insistentemente e só parasse quando você abre a porta.
Jesus garante que quem pede, busca e bate – seguindo este raciocínio e fé – não deixará de receber resposta.
O poder do clamor está em nossa capacidade de crer e perseverar, mesmo quando todas as circunstâncias ao redor nos dizem que não há solução. Se formos capazes de crer o suficiente no nosso Deus, vamos testemunhar constantemente o seu poder.
Conclusão
Orar é um maravilhoso caminho aberto para Deus. Quando o fazemos em Nome de Jesus, conversamos abertamente com Ele, sobre qualquer assunto.
Cristo garante que quando oramos com fé, pedindo em seu nome, seremos ouvidos pelo céu e obteremos o favor do Senhor.
Posso dizer com certeza, que orar é uma prática extremamente prazerosa e proveitosa. Quando entendemos o quanto ela é eficaz, paramos de andar ansiosos e inquietos. Ao invés disso, colocamos tudo diante do trono de Deus e confiamos no Senhor que tudo se resolverá.
Pois bem, o que você gostaria de acrescentar ao assunto. Deixe seu comentário, compartilhe seu pensamento com o mundo. Além disso, compartilhe este estudo bíblico com o maior número possível de pessoas.
Estudos maravilhosos pastor. Deus continue te abençoando.
A paz do Senhor Jesus Cristo pastor ,estou aprendendo muito com esses estudos maravilhosos, começo a ler e estudar e não consigo parar de tão completo ele é,Deus continue abençoando seu ministério grandemente,sua vida e sua família.
Obrigada irmão por esse estudo, tentarei ler todos os que aqui são postados, a fim de crescer no Senhor!!!!
Palavras que nos ajudam a não desistir e a ter fé
Amei bastante pastar muito obrigado.porque a oração e única arma para um crente,aprende muito,hoje sobre o poder sobre o poder da oração.
Estou muito feliz com esses estudos, pois tenho aprendido bastante, tenho enriquecido o meu conhecimento na bíblia
Obrigado Bênia!
A gente começa a ler e não quer parar mais,muito obrigo por esses estudos que Deus abençõe grandemente,estou aprendendo muito.
O Grande problema de orar, são as duvidas e estas duvidas muitas vezes são criadas por pregadores ou pastores ou irmãos na própria igreja em que a pessoa congrega. O que vejo de pessoas pregando na frende de púlpitos e dizendo para os irmãos que você não cura é porque Deus não permite, pois se Deus te curar você sai da igreja ou se você prosperar você sai da igreja . Deus não quer porque ele é Deus e faz o que quer. Tudo isto pra mim esta fora da Biblia. Não gosto de contradição; pois se Deus não quer curar certa pessoa porque ela sai da igreja , então porque Deus não pune também os que já estão fora da igreja e estão bem de saúde e prósperos::? Tudo contradição. Deus cura a todos que tem fé nele e não duvida, pois fé a certeza das coisas que se esperam. O mundo de hoje, falta fé. Fé é difícil ate´para os crentes que frequentam igrejas.
Encontrei esse sait hj, gostei muito dos estudo sobre oração, amei que Deus lhe de muitas e muitas sabedorias..
Glória a Deus!
Tenho me enriquecido muito na palavra. Esses estudos nos esclarece muito e nos dá sede de buscar mais e mais o amor, misericórdia e vida de Deus.
Tente novamente…
Ola pastor a Paz. Não consigo ver o artigo. Como faço para visualizar?
Amém minha irmã!
Gostei do estudo, foi gratificante e quero viver o dia de hoje com aquilo que aprendi, que Deus vos abençoe e capacite cada dia mais, para que através de vocês muitas vidas sejam salvas.
Ou seja, a nossa vida, o nosso dia a dia precisa ser de oração. A prática da oração é muito saudável e libertadora, no entanto, precisa ser baseada na fé, e não em obras, como se por ser pastor ou seja lá o que for, terá privilégio na “fila de respostas” de Deus.
Gostei muito do estudo, muito explicativo. Estou gostando muito deste site. Tem me ajudado de muitas formas. Obrigado e Deus te abençoe sempre.
Obrigada pelo estudo, muito proveitoso…
Deus te abençõe sempre
Obrigada pelo estudo..
Deus te abençõe sempre
Bom dia a todos, gostei muito desse estudo, são palavras que nós ja sabemos mais por certo momentos fogem da nossa cabeça quando estamos fragilizado por certas situações. Obrigado, estou começando de novo minha vida em oração, Deus abençoe pelo estudo